25 de agosto – 21º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
25 de agosto – 21º Domingo do Tempo Comum

O ENSINAMENTO DO MESTRE PARA O DISCIPULADO

Os versículos 51a 58 do capítulo 6 do Evangelho de João trazem o discurso sobre a necessidade de “comer e beber” a carne e o sangue de Jesus – isto é, acolher em nós mesmos a força daquele que se doa gratuitamente por amor. O convite é para estarmos imbuí­dos do desejo de desenvolver dentro de nós uma forma de viver semelhante à de Cristo. 

Então, os judeus ficaram escandalizados, e até mesmo muitos discípulos de Jesus consideraram sua fala forte demais e não conseguiram aceitá-la. Resistentes a confiar naquele que falava assim, não assimilaram o profundo significado de suas palavras e se ativeram às evidências humanas. A Palavra que Deus, o Pai, falou a Israel ao longo de sua história não os havia tocado a ponto de levá-los a acreditar que Jesus era a Palavra de Deus. 

Os Doze não tiveram a mesma atitude: acreditaram que a palavra de Jesus alimentava para uma vida além da morte. Nele reconheceram o “Santo de Deus”, aquele que testemunha e ensina a autêntica e definitiva Palavra de vida. 

Em um mundo em que a busca por influenciadores digitais e modelos é uma constante não só durante a juventude, mas também em todas as fases da vida, somos chamados a acolher Jesus como Mestre e verdadeiro influenciador, que não traz propostas efêmeras, voltadas a alimentar uma existência inautêntica, mas pronuncia palavras que são “espírito e vida”. Sua proposta é entusiasmante, mas também um verdadeiro desafio para quantos buscam viver o mistério de sua vida, paixão, morte e ressurreição. Por essa razão, sua mensagem permanece incômoda hoje e há muitos que, como os discípulos do passado, se afastam dele. 

Para nós, fica claro que a adesão à sua Palavra significa também passar pela prova da sua paixão e morte, a fim de chegarmos à experiência da ressurreição. Embora a proposta de Jesus não seja sempre de fácil assimilação e envolva uma escolha radical, a promessa que ele anuncia nos confere uma energia renovada, porque tem “palavras de vida eterna”, que conduzem a uma existência plenamente realizada.

Christian Dino Batsi, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar