24 de abril: 5º Domingo da Páscoa | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
24 de abril: 5º Domingo da Páscoa

O NOVO MANDAMENTO

O breve texto do evangelho deste domingo é de capital importância, pois é o fundamento da nova comunidade dos seguidores de Jesus. O mandamento do amor deixado por Jesus, antes de se despedir dos seus, substitui a lei mosaica.

Por que “novo mandamento”, se lá no Levítico (19,18) já te­mos o mandamento do amor? A característica específica que diferencia o mandamento de Jesus do descrito na torá é a medida: “como vos amei”. Aí está toda a diferença entre um e outro. Ou seja, Jesus amou até doar a própria vida, até a morte. Para quem segue a Jesus, não se trata de “morrer literalmente” – embora às vezes há quem chegue a esse ponto –, mas de morrer diariamente ao egoísmo, à intolerância e à arrogância; numa palavra, morrer a tudo que nos afasta dos outros e nos isola em nosso bel-prazer.

Esse amor é fundamental pa­ra os seguidores de Jesus, pois os identifica como seus discípulos. É a identidade do cristão. Outra novidade da proposta de Jesus é o “amor mútuo”: Jesus não pede que o amemos ou amemos a Deus (Dt 6,5), e sim que “nos amemos uns aos outros”. Encontra-se com Deus quem se abre à necessidade dos irmãos. Essa é a forma mais visível de demonstrar que o amamos. É preciso desconfiar do amor que dizemos ter a Deus se somos incapazes de amar os irmãos. A vocação cristã se caracteriza pelo amor recíproco. Um amor que constrói comunidade e não exclui as pessoas.

O amor é feito não apenas de belas palavras, mas sobretudo de gestos concretos, como foi demonstrado no “lava-pés”. O amor autêntico leva à vivência da partilha, do perdão e da solidariedade; em suma, leva ao encontro do outro. O verdadeiro amor é concreto, está nas obras e comunica. Como diz o papa Francisco: “Não há amor sem comunicar-se, não há amor isolado. O amor cristão tem sempre a característica de ser ‘concreto’: está mais nas obras que nas palavras, mais em dar do que em receber”. Portanto, não é um amor novelesco.

* * *

“O amor de misericórdia para todos os que vêm vulnerada sua vida em qualquer de suas dimensões (…) requer que socorramos as necessidades urgentes, ao mesmo tempo que colaboremos com outros organismos ou instituições para organizar estruturas mais justas nos âmbitos nacionais e internacionais” (DAp 384).

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar