20 de outubro – 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
20 de outubro – 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM

JESUS ENSINA A SERVIR

O Evangelho de hoje nos mostra nitidamente que ingressar na escola de Jesus traz, como consequência, habilitação em servir. Nada mais oportuno do que lembrar esse ensinamento de Jesus no dia mundial das missões!

O percurso de aprendizagem nessa escola, no entanto, é longo. Demonstra-o a atitude dos discípulos, na passagem do Evangelho que ouvimos. Desde os mais remotos tempos, a história registra que o mundo estimula a busca de poder. O espírito do mundo, sempre à espreita, encarrega-se desse incentivo. A perspectiva geral é de que quem alcança poder terá fama e glória. Costuma-se avaliar as pessoas pelo sucesso alcançado e pela riqueza acumulada. A cultura da competição providencia a oferta de atrativos e a promessa de prêmio aos mais capazes.

Tiago e João – sob o protesto dos outros dez discípulos, que alimentavam igual pretensão – ambicionam poder e lugar de destaque. Estavam ainda distantes de assimilar o ensinamento de Jesus. O Mestre, pacientemente, adverte-os: “Vós não sabeis o que pedis” (v. 38), explicando: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim” (v. 42s).

Os discípulos continuavam principiantes na escola de Jesus e ainda não haviam compreendido o alcance e o sentido da encarnação. Eles imaginavam um Cristo poderoso. Faltava-lhes compreender que Deus não evitou a fragilidade humana, mas assumiu-a, “por ser compaixão e misericórdia, onipotente sempre e só no amor” (papa Francisco).

Os discípulos estavam a caminho para entender que, em Jesus, Deus veio ao mundo não para estimular a competição e buscar poder, mas para servir. Foram corrigidos pelo Mestre, em suas pretensões mundanas, e tiveram novas oportunidades para aprender a fazer da vida um dom para os outros.

E nós, em que nível estamos nesse aprendizado? Quem se dispõe a uma formação desse tipo se prontifica a servir. Tal decisão é consequência de ter amadurecido na escola do Mestre Jesus. Eis a missão autenticamente cristã!

Pe. Darci Luiz Marin, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar