19 de novembro – 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
19 de novembro – 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM

COLABORADORES DE DEUS

Neste mundo, não somos meros espectadores, de braços cruzados, assistindo passivamente ao que se passa ao nosso redor. Deus quer nos incluir como seus colaboradores para o progresso da sociedade, a melhoria das relações humanas e a luta pela implantação da justiça e da fraternidade. O campo a transformar é ilimitado.

Jesus passou entre nós fazendo o bem e nos ensina a estender, por toda parte, a prática de boas obras. Todos somos portadores de dons, pequenos ou grandes, recebidos da natureza e da graça divina, que aos poucos vamos descobrindo em nós mesmos ou são apontados pelas pessoas que nos conhecem. Ora, Deus nos preenche de dádivas não para ficarem escondidas ou enterradas, mas para serem postas a serviço dos outros, para beneficiar a comunidade humana.

Como saber quais são os dons com que fomos agraciados? Um caminho apropriado é certamente o da busca silenciosa. Em clima de oração e humildade, vou repassando minha vida, minhas atitudes, e verificando as qualidades que tenho, as quais posso desenvolver ainda mais. Agradeço a Deus, que me brindou com tais valores, e decido pô-los a serviço do bem comum. Conhecendo os “talentos” que fazem parte do meu ser, posso formular algumas perguntas: Como estou aplicando os dons recebidos? A quem estou realmente favorecendo? Quais gestos de bondade vou semeando por onde passo? Que herança, digna de lembrança e consideração, estou deixando aos que virão depois?

Na comunidade cristã, são numerosas as pastorais que aguardam mais pessoas generosas e repletas de ardor missionário, dispostas a socorrer, material e espiritualmente, uma multidão de necessitados. À medida que utilizamos nossas forças e inteligência em favor da promoção dos irmãos e irmãs, tornamo-nos mais semelhantes ao nosso Mestre Jesus Cristo, que veio para servir e não para ser servido. Trabalhamos gratuitamente para Deus, sabendo que a recompensa virá de fonte segura, pois o Senhor é benevolente e nos abençoa sem medida. Assim sendo, podemos preparar o coração e os ouvidos para acolher, no fim de nossa jornada terrena, as benditas palavras do Senhor: “Muito bem, servo bom e fiel… vem participar da minha alegria”.

Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar