17 de Dezembro: 3° Domingo do Advento | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
17 de Dezembro: 3° Domingo do Advento

CONHECER E ANUNCIAR O MESSIAS

A passagem do evangelho de hoje traz breve apresentação de João Batista. Afirma sua identidade e missão. Percebe-se claramente nesse texto a preocupação de marcar a distinção entre João Batista e Jesus. Este é a luz que aquele veio anunciar.

Enquanto o Messias não se manifestava publicamente ao povo de Israel, João seguia sua missão, batizando com água para a remissão dos pecados. Era alguém muito popular e, por isso, atraía multidões.

Temendo que João estivesse prestes a promover uma revolução, algumas autoridades de Jerusalém enviam sacerdotes e levitas para interrogá-lo a respeito de sua identidade. À pergunta “quem és tu?”, João responde imediatamente, dizendo não ser o Messias. Fica claro que João Batista não quer para si nenhum dos títulos de Jesus, pois tem consciência de que sua missão consiste em preparar-lhe o caminho.
João recusa-se também a ser chamado de Elias e de profeta.

Como não podiam voltar sem resposta, os sacerdotes e levitas lhe pedem que se identifique. Conhecedor das Escrituras e da própria missão, João lhes responde com uma afirmação de Isaías: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” (40,3).

Diante da resposta de João, os fariseus querem saber por que ele batiza. O Batista aproveita a oportunidade para, uma vez mais, estabelecer a diferença entre ele e o verdadeiro Messias, mostrando a inferioridade de seu batismo e até mesmo de sua pessoa em relação a Jesus: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias” (v. 27).

Naquele tempo, uma das tarefas dos escravos era tirar as sandálias de seus donos. João se considera indigno até mesmo disso. Não busca menosprezo para si, mas demonstra a grandeza do Messias, o qual está no nosso meio e precisa ser descoberto por nós.

João aponta-nos o Messias, mas cabe a cada um de nós encontrá-lo e, assim como o Batista, anunciá-lo aos outros.

Iorlando Rodrigues Fernandes, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar