17 de abril: 4º Domingo da Páscoa | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
17 de abril: 4º Domingo da Páscoa

NAS MÃOS DE DEUS

Jesus se apresenta como o Bom Pastor: ele conhece suas ovelhas e se doa por aqueles que o Pai lhe deu, garantindo que ninguém os arrancará das mãos de Deus. Com sua missão terrena, Jesus abriu para todos nós as portas da vida eterna, pois a doação de sua vida é a doação do Espírito Santo, a força de Deus que renova as criaturas. Sendo um só com o Pai, Jesus continua a ser para nós o pastor que conduz para a vida eterna, sendo ele mesmo o Caminho da Verdade que leva à Vida.

As ovelhas do Bom Pastor escutam sua voz e o seguem. Ouvir a voz de Jesus, reconhecê-la em meio a tantas outras vozes, já seria bastante, nestes tempos em que aparecem igrejas em cada esquina, quase sempre reduzindo Jesus a uma receita para a prosperidade pessoal e financeira. Em meio a tantas mensagens e a tanto barulho, por vezes fica difícil encontrar a genuína voz do Pastor, aquela voz
que provém do evangelho da liberdade e da vida, da justiça e da paz.

Mas não basta ouvir a voz, é fundamental seguir o Bom Pastor. O seguimento de Jesus é nossa resposta ao conhecimento que ele tem de nós. Conhecer, na Bíblia, não é aprender teorias ou ideias, mas compreender com a vivência. Daí que só conhece Jesus quem convive com ele. E reconhecer a voz de Jesus em meio a tantas outras vozes requer a intimidade com ele, tanto na oração quanto na caminhada comunitária de fé, quando convivemos irmanados em nosso Irmão maior, o Ressuscitado presente em nosso meio.

Seguir o Bom Pastor, assim, é continuar sua missão de dar vida ao mundo, entregando a própria vida. Esse seguimento se faz com fé, na certeza de que ninguém tirará das mãos de Deus aqueles que ele escolheu e por quem Jesus se doou livremente, até a morte de cruz.

O que Jesus nos garantiu como vida eterna ninguém poderá nos tirar. Por negligência, porém, como disse Orígenes, podemos acabar caindo das mãos do Pai. Cabe-nos, portanto, dar razão ao fato de sermos novas criaturas, seguindo a voz do Bom Pastor.

* * *

“A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do evangelho (…) A Esposa de Cristo assume o comportamento do Filho de Deus, que vai ao encontro de todos sem excluir ninguém. No nosso tempo, (…) o tema da misericórdia exige ser reproposto com novo entusiasmo e uma ação pastoral renovada” (papa Francisco, MV).

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar