15 de janeiro: 2º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
15 de janeiro: 2º Domingo do Tempo Comum

Jesus, aquele que tira o pecado do mundo

O evangelho de hoje apresenta a frase que o sacerdote repete em cada missa, pouco antes da comunhão, mostrando a hóstia: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Podemos nos perguntar: como é que Jesus tira o pecado do mundo?

Boa ajuda para responder a essa pergunta é ler os evangelhos e prestar atenção no jeito de Jesus lidar com as pessoas, no modo como ele fazia as coisas e também em como as pessoas se sentiam ao estar ao lado dele. Jesus tirava o pecado do mundo anunciando o reino de Deus. Fazia isso se aproximando das pessoas, olhando para elas com compaixão e ajudando-as a encontrar a libertação de toda espécie de mal que as atingia. Ao lidar com os sofredores, Jesus tinha um cuidado muito especial. Não procurava causar mais dor e constrangimento, mas indicar o caminho da vida nova. Lembremo-nos da mulher pega em adultério, a qual todos queriam apedrejar. Jesus faz-nos perceber que, se nos puséssemos a atirar pedras nos pecadores e pecadoras, não sobraria ninguém. De fato, o pecado e o erro não são coisas boas, pois aprisionam as pessoas. No entanto, é preciso tomar cuidado para não atacá-las, em vez de atacar o pecado.

Jesus combateu o pecado tam­bém com firmeza, especialmente quando lidava com gente orgulhosa. Mas, mesmo assim, nunca deixou de agir como Bom Pastor, que vai em busca da ovelha perdida. Se quisermos de fato praticar o que Jesus ensinou, ao encontrarmos alguém ferido pelo pecado, mais do que falar da ferida de nosso irmão ou irmã, procuremos encontrar os meios de curá-la.

Jesus tirava o pecado do mundo indo ao encontro de todos. Foi capaz de tocar no doente de pele, que vivia afastado por causa de sua doença; acolheu a pecadora, que se jogou a seus pés chorando; foi sensível a Zaqueu, que, depois do encontro com ele, procurou reparar todo o mal que tinha feito.

Jesus tirava o pecado do mundo olhando para cada um com compaixão. Olhar com compaixão é perceber como o outro está e colocar-se no lugar dele. Ele viu a multidão com fome e providenciou-lhe o pão. Se olharmos para nossos irmãos com verdadeira compaixão, seremos capazes de encontrar saídas para situações complicadas.

Olhando para Jesus, aprendemos que tirar o pecado do mundo não é ser preconceituoso, mesquinho ou viver indicando o defeito das outras pessoas. Tirar o pecado do mundo, no fim das contas, é saber servir, dar a vida pelo outro, como Jesus fez em sua existência inteira e, especialmente, na cruz.

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar