14 de janeiro: 2º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
14 de janeiro: 2º Domingo do Tempo Comum

VENHAM VER

João Batista tem clareza de sua missão. Ele não é o Messias (Jesus), mas aquele que anuncia o Messias. Ele forma um grupo de discípulos, porém não se apega a eles. Com toda liberdade, a dois deles João Batista aponta o verdadeiro Guia e Mestre, intitulando-o “Cordeiro de Deus”, aquele que dará sua vida pela salvação do mundo.

Os dois discípulos de João se aproximam de Jesus, que se adianta e lhes facilita a conversa: “O que estais procurando?” A interrogação é válida para nós, hoje, e para as gerações de todos os tempos. O ser humano vive correndo atrás de coisas ou valores na intenção de preencher seu vazio interior. Por vezes toma o caminho do reino de Deus, então busca as realidades de Deus; outras vezes, não consegue erguer-se do nível da matéria e concentra suas energias na busca desenfreada dos bens terrenos. Neste caso, não raro o que faz é aumentar suas riquezas à custa de exploração, jogando debaixo do tapete os valores morais e cristãos.

Voltemos à pergunta de Jesus: “O que estais procurando?” Como resposta, Jesus não lhes faz nenhum discurso ou pregação. Apenas os convoca a ver e comprovar o que ele faz e como vive. Na convivência com Jesus, seus novos seguidores encontram resposta para suas buscas. Onde Jesus vive é o lugar da manifestação da vida e da esperança. Aí os cegos recuperam a vista; os paralíticos andam; os marginalizados são reintegrados na sociedade. Aí existe vida abundante para todos. Do encontro com Jesus nasce o anseio de chamar outros para experimentar a riqueza da convivência com ele.

Na carta apostólica A Alegria do Evangelho (n. 8), o papa Francisco nos lembra que, quando sentimos imensa alegria, somos levados a contá-la a todo o mundo. Eis o que ele escreve sobre a experiência do verdadeiro encontro com Deus: “Se alguém acolheu esse amor que lhe devolve o sentido da vida, como é que pode conter o desejo de comunicá-lo aos outros?” O apóstolo Paulo convivia com esse impulso interior e escrevia aos coríntios: “Ai de mim se eu não evangelizar!” (1Cor 9,16).

Será que nós estamos entusiasmados com nosso Mestre e Pastor Jesus Cristo, a ponto de cativar mulheres e homens para se tornarem discípulos dele?

Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar