13 de outubro – 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
13 de outubro – 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM

CONFIANÇA EM DEUS

A parte inicial do Evangelho de hoje (v. 17-27) apresenta-nos duas cenas. Na primeira, podemos acompanhar o encontro de Jesus com “alguém”. Esse desconhecido – no qual podemos nos espelhar – corre ao encontro de Jesus, ajoelha-se, chama-lhe “bom mestre” e faz-lhe uma pergunta: “Que devo fazer para ganhar a vida eterna?” (v. 17). Esse alguém quer alcançar plenitude de vida não apenas no além, mas já no presente. Quer alcançar a felicidade verdadeira.

Para que esse homem consiga o que busca, Jesus recorda-lhe a importância de praticar os mandamentos. O desconhecido concorda: “Tudo isso já tenho observado” (v. 20), ao que Jesus acrescenta: “Vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres. Depois vem e segue-me” (v. 21). Reação final do interlocutor de Jesus: “foi embora triste” (v. 22).

Essa cena mostra-nos que esse desconhecido fazia de sua religiosidade um dever interesseiro: “fazer para ganhar” (v. 17). Comportava-se comercialmente com Deus. Fazia de sua fé um rito mecânico: dever, fazer, obter! Não havia descoberto que Deus é Pai que ama, e não desalmado contabilista de atos das pessoas. A cena questiona o modo como vivenciamos a fé: a religião que praticamos nos ajuda a ser pessoas livres e amorosas ou é incentivadora de atitudes comerciais com Deus? 

Na segunda cena, o evangelista Marcos focaliza o olhar de Jesus, que sonda os corações e, em seguida, se dirige aos discípulos, afirmando: “Como é difícil para os ricos entrarem no Reino de Deus” (v. 27). Os discípulos, surpresos com tal declaração, ficam espantados. Mas um novo olhar de Jesus, agora diretamente sobre eles, é encorajante: “O que é impossível para os homens não é para Deus” (v. 27). No dizer do papa Francisco: “A vida cristã torna-se bela se não se basear nas nossas capacidades e projetos, mas sim no olhar de Deus”.

Quem confia em Deus alcança a salvação! A salvação é dom divino, e não resultado de supostos méritos nossos. Tomar parte no Reino de Deus requer renúncia e solidariedade para com o próximo, deixando-nos alcançar pelo olhar de Deus, em quem de fato confiamos.

Pe. Darci Luiz Marin, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar