13 de agosto – 19º DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
13 de agosto – 19º DO TEMPO COMUM

O CRISTÃO É SUSTENTADO PELA ORAÇÃO

Jesus, em seu ministério, estava em constante relação com os discípulos e com a multidão. Aos primeiros deveria formar, tornando-os responsáveis pela continuidade de seu projeto; aos segundos deveria levar a Boa-nova da salvação, curando os doentes, expulsando os espíritos maus e anunciando a mensagem do amor e do perdão. Tudo isso exigia muito dele, mas estava decidido a amar muito e até o fim.

Toda a sua atividade não o impedia de manter momentos de intimidade com o Pai por meio da oração. Pelo contrário: podemos afirmar que todo o seu dinamismo, bem como o fascínio que exercia sobre aqueles que o seguiam, provinha da experiência que fazia de Deus como Pai e do modo como se relacionava com ele. Antes ou depois de gestos e discursos importantes, sempre deparamos com Jesus em oração.

Seu exemplo como homem de oração é parte integrante e irrenunciável do Mistério da Salvação. Os Evangelhos nos apresentam Jesus rezando até o último momento de sua vida, sobre o madeiro da cruz. Sem a oração, por meio da qual foi compreendendo o que Deus pedia dele, não teria nos salvado. No alto da cruz ainda foi capaz de pedir em favor de seus algozes, demonstrando a grandeza de seu coração e como a verdadeira oração não é egocêntrica, mas volta-se para o outro.

É impossível seguir Jesus sem uma vida de oração que sustente tal seguimento. Somente nela o cristão encontra forças para corresponder aos compromissos batismais, fazendo da própria vida um dom e um sinal do Reino para os que com ele convivem. É preciso cuidado para que nossas comunidades não se tornem meras associações ou grupos de reflexão.

A certeza de que Jesus está conosco nos dá segurança e nos faz realizar coisas consideradas impossíveis. Contudo, será que temos essa consciência? Diante das dificuldades encontradas no caminho, voltamo-nos para Jesus ou preferimos confiar em nossas próprias forças? Somos capazes de reconhecê-lo quando se aproxima de nós, ou também o confundimos com um “fantasma”? Embora pareça algo muito simples, é necessário muito esforço para viver unidos a Cristo e muita humildade para pedir seu socorro quando somos fracos e inseguros.

Que toda a nossa vida esteja centrada em Deus e reconheçamos a oração como meio indispensável para perceber a vontade de Deus e estarmos sempre unidos a ele. Jesus espera que peçamos seu socorro quando necessário e jamais nos deixará afundar no mar do erro e do pecado.

Manoel Gomes Filho, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar