12 de outubro – NOSSA SENHORA APARECIDA | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
12 de outubro – NOSSA SENHORA APARECIDA

MARIA ESTÁ PRESENTE

O Evangelho apresenta o primeiro sinal de Jesus, realizado numa festa de casamento. João usa a imagem do casamento para falar das relações de Deus com seu povo. A aliança matrimonial, símbolo maior do amor, é imagem bíblica muito rica e frequente para se referir à aliança entre Deus e a humanidade.

O Evangelho inicia dizendo que a mãe de Jesus estava presente. Isso pode sugerir que ela estivesse lá não na qualidade de convidada, mas para ajudar na preparação da festa, precedendo os convidados – entre os quais, Jesus e seus seguidores.

Usadas para a purificação dos judeus, as talhas de pedra vazias podem simbolizar o vazio em que havia se transformado uma religião marcada por um ritualismo estéril e frio, sem amor e sem compromisso com a vida.

A certa altura, acaba o vinho – símbolo de festa e de alegria. É Maria que imediatamente percebe a falta e apela para seu filho: “Eles não têm mais vinho”. Por causa da insistência de sua mãe – “fazei o que ele disser” –, Jesus realiza seu primeiro sinal. Maria está muito atenta às necessidades e carências dos convivas. Graças à sua presença, a festa pode continuar, pois o vinho não vai faltar.

As comunidades cristãs deveriam se espelhar nessa festa de casamento: passar das “bodas de água” (leis, proibições, ritos, pedras frias…) para as “bodas de vinho” (alegria, otimismo, esperança, vida feliz). Oxalá todas as pessoas tivessem o bom vinho que proporciona dignidade, vivência fraterna, solidária, alegre e otimista!

A exemplo de Maria, as mulheres são as primeiras a perceber a ausência do “bom vinho” na família e a preocupar-se com o sustento da casa. Maria é exemplo de todos aqueles que se abrem à Palavra de Deus, a qual aponta para as necessidades do povo. É figura amada e querida. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, continua a ser a mãe carinhosa e sensível que questiona a falta de alegria e dignidade do nosso povo e por ele intercede a Deus. Ela percebe e adverte que não pode faltar o vinho do amor, da alegria e da dignidade a nenhum dos filhos e filhas de Deus.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar