10 de dezembro – 2º DOMINGO DO ADVENTO | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
10 de dezembro – 2º DOMINGO DO ADVENTO

CHAMADOS A SER AS VOZES PROFÉTICAS DO NOSSO TEMPO

Todos os anos, o tempo do Advento nos ajuda a entrar no espírito de preparação e de expectativa da vinda do Salvador. João Batista é expressão do cuidado de Deus em preparar mentes e corações para a realização das suas promessas. O evangelista Marcos deixa claro que o papel de João é apenas preparar o caminho para alguém maior do que ele.

Assim, chama a atenção a premente exortação do Batista para que nos preparemos. Ele nos ensina que preparar-se não significa forçar situações, mas é pura gratuidade, decidida pela total benevolência do céu. Preparar-nos, naquilo que está dentro das nossas possibilidades, significa descortinar o teto das nossas ambições e derrubar o muro da autossuficiência, para nos darmos conta da nossa condição de pecadores necessitados de conversão.

Sem esse espírito, seremos incapazes de reconhecer e acolher aquele que vem para propor mudanças. Essa era a situação de muitos no tempo de Jesus, especialmente dos líderes do povo e dos “sábios” da terra. Nascido frágil em Belém, Jesus será rejeitado e desprezado por aqueles que não se disporão a rebaixar suas convicções egocêntricas e nivelar o coração, para estar à altura da transformação promovida pelo Deus feito homem. A nós, que queremos nos encontrar no meio das pessoas que, pelo contrário, se abrem à proposta do Senhor, o Batista aponta o caminho, para não estarmos desprevenidos.

A conversão à qual somos chamados tem muito a ver com o exercício da boa vontade e com o empenho nas obras de amor. Assim, qualquer gesto de caridade e qualquer boa ação que realizarmos, em resposta aos variados dramas e apelos de nosso tempo, serão, certamente, formas acertadas de esperar a chegada do Senhor. Ademais, cumpre-nos sempre amadurecer uma consciência renovada de sermos participantes da obra de salvação de Jesus, a qual passa pela busca de vida digna para todos. À medida que prepararmos e percorrermos esse caminho, exprimiremos nossa solidariedade ao povo em suas angústias e sofrimentos e seremos para ele vozes proféticas e sinais do amor de Deus, que chama, cura, anima e dá a vida.

Christian Dino Batsi, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar