05 de fevereiro – 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
05 de fevereiro – 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM

MISSÃO DA COMUNIDADE CRISTÃ: TRANSFORMAR O MUNDO

Sal e luz são elementos da natureza que têm a propriedade de influenciar e modificar outras realidades. O sal, cuja condição é agir de modo discreto, derrete-se completamente nos alimentos e muda-lhes o sabor. Por sua vez, a luz, se ficar escondida, não afeta nada nem beneficia ninguém; entretanto, se atingir, por exemplo, um grupo de pessoas, transforma todo o ambiente. Utilizando as imagens do sal e da luz, Jesus nos fala sobre a responsabilidade dos discípulos do Reino.

“Vocês são o sal da terra.” Na qualidade de cristãos e cristãs, não podemos nos omitir. Dado que somos discípulos de Jesus, cabe-nos perguntar: de que modo podemos hoje ser “sal da terra”? Certamente, por meio de nossa presença animadora ou de uma mensagem otimista, carregada de fé e esperança em Deus, ou ainda com nosso exemplo de harmonia e paz. Assim fizeram os santos da Igreja, desdobrando-se a fim de melhorar as relações interpessoais e sociais.

Consideremos agora o valor da luz. Pensemos num dia chuvoso, com céu escuro e ausência de sol. Parece até que a natureza se entristece. Diferente é um dia ensolarado. A luz tem o poder de atrair, aquecer, renovar a vida, restituir a alegria. Tem também a capacidade de aclarar o ambiente que nos cerca, prevenir contra os obstáculos do caminho. Então, como “luz do mundo”, espera-se que sejamos portadores de energia boa, divulgadores de uma palavra edificante e solidários com quem anda desorientado. Uma indicação objetiva de como ser, hoje, luz do mundo nos é oferecida pelo profeta Isaías: “Se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia” (Is 58,9-10).

Ser “luz do mundo”, para resumir, é ser como Jesus, que disse de si mesmo: “Eu sou a luz do mundo”. Função da luz é expandir-se. Como, então, irradiar nossa luz, a fim de alcançar um número ilimitado de pessoas? Primeiramente, mediante nosso testemunho de vida. Além disso, lançando mão dos instrumentos que estão cada vez mais à nossa disposição: a voz, o diálogo, os encontros, o telefone, os meios de comunicação social e as redes sociais.

Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar