MISSÃO DE BATIZADOS
João Batista veio preparar o caminho do Messias, realizando, nas águas do Jordão, um batismo de penitência e conversão. Os que iam a ele aguardavam o Messias e, conscientes dos próprios pecados, buscavam o perdão de Deus.
Apesar de não ter pecados, o Filho de Deus se deixa batizar por João, demonstrando sua solidariedade com todos os sofredores arrependidos. Depois do batismo, o Espírito Santo desce sobre Jesus em forma de pomba, quando ele estava em oração. O céu se abre, e do céu vem a voz do Pai, que proclama Jesus seu Filho bem-amado. Toda a missão de Jesus é fruto de sua união com o Pai, a qual Lucas gosta de enfatizar, mostrando Jesus em muitos momentos de oração. E a imagem da pomba, entre os tantos significados que tem, fala da bondade e do amor de Deus pela humanidade. O Espírito acompanhará a missão terrena de Jesus, será novamente enviado como dom em Pentecostes e continuará acompanhando os seguidores de Jesus. É com o Espírito Divino que os cristãos continuarão a espalhar no mundo o amor de Deus.
O batismo de Jesus, porém, é diferente do batismo de João. O batismo de Jesus se realiza com Espírito Santo e com fogo. De fato, com línguas de fogo é que o Espírito virá aos discípulos reunidos em Pentecostes. Pois, se a água limpa, purifica dos pecados, o fogo queima, transforma nosso ser. O batismo de Jesus, no Espírito e no fogo, leva-nos sobretudo a tomar consciência de sermos morada do Espírito Santo, que nos anima a espalhar o amor de Deus, a nos solidarizarmos com os pecadores e sofredores, a transformar as situações segundo o projeto de Deus. A nós, batizados, Jesus deixa a grande missão de crescer na caminhada de fé e ajudar tantos outros irmãos a unir-se no mesmo dinamismo do Espírito que nos santifica e renova, criando solidariedade e fraternidade.
Pe. Paulo Bazaglia, ssp
É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.
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