No dia 20 de agosto de 1931, os padres e irmãos paulinos chegaram ao Brasil com a missão de transmitir a mensagem do Evangelho e da Igreja por meio da comunicação social, sob a intercessão de Maria, Rainha dos Apóstolos e a exemplo do apóstolo Paulo.
No Brasil, a PAULUS é a editora brasileira com maior tradição na edição dos textos sagrados, com traduções e edições realizadas desde 1932.
Ao longo de sua história, a PAULUS expandiu sua atuação para diferentes áreas do conhecimento, dentre elas, a teologia, a comunicação social, a psicologia junguiana e a literatura infantil.
Conheça alguns dos títulos que são características da tradição e da qualidade das publicações PAULUS:
Patrística – Santo Agostinho – A cidade de Deus
O 50º volume da coleção Patrística apresenta a obra “Santo Agostinho – A cidade de Deus”, publicação com traduções de João Carlos Nogueira e Luiz Marcos da Silva Filho. Esta edição é um tratado teológico que aborda relevantes aspectos sociais e históricos dos pensamentos de Santo Agostinho, grande doutor da Igreja e um dos mais importantes teólogos e filósofos da história da Idade Média e do cristianismo.
Em “A cidade de Deus” concentra-se uma série de aspectos essenciais para a vivência cristã e doutrinal, cuja motivação para a sua composição nasce de uma questão civil e também eclesial, social e teológica. Outra consideração do livro é a abordagem da gênese doutrinal social da Igreja Católica. Este volume é considerado um dos livros mais importantes do período patrístico e dos escritos de Santo Agostinho. Saiba mais.
Histórias da vida e a vida nas estórias – Contos de encantamento
Como parte da coleção “Amor e psique”, a obra “Histórias da vida e a vida nas estórias – Contos de encantamento”, escrita por Maria Elci Spaccaquerche, narra a origem dos contos, quais os tipos mais comuns, sua importância como metáfora da vida a partir de elementos da psique dentro dos diversos tipos de contos e se concentra, por fim, nos contos de encantamento ao longo das fases da vida. Saiba mais.
Escrito pelo teórico da comunicação Ciro Marcondes Filho, o livro “Teorias da Comunicação, hoje” propõe uma nova forma de pesquisa sobre a comunicação. Dividido em oito capítulos, o trabalho é marcado pelo estudo do fenômeno ou acontecimento comunicacional enquanto tal. Para mergulhar de maneira inovadora no estudo da comunicação, o autor explora os episódios do dia a dia buscando entender, por exemplo, como um filme, uma performance, uma peça teatral, uma reportagem jornalística, a leitura de um livro e a participação num debate impactam as pessoas. Saiba mais.
Cantar era seu sonho – Clementina de Jesus
Em “Cantar era seu sonho”, a autora Lúcia Fidalgo apresenta às crianças a vida de Clementina de Jesus, ícone da música brasileira. O livro conta sobre seu casamento, sobre o nascimento da sua filha, seu trabalho como doméstica, além da dificuldade de conseguir realizar o seu grande sonho, que era se dedicar à música.
A obra pertence à coleção “Brasileirinhos”, reconhecida por incentivar a valorização da cultura brasileira entre crianças e jovens. Além de Clementina de Jesus, a coleção apresenta diversas personalidades inspiradoras das artes em todo o Brasil, como Tarsila do Amaral, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Paulo Freire, entre outros. Saiba mais.