Mons. Valdir José de Castro, ssp, foi nomeado ao Dicastério para a Comunicação do Vaticano | Paulus Editora

Notícias

29/09/2022

Mons. Valdir José de Castro, ssp, foi nomeado ao Dicastério para a Comunicação do Vaticano

Por Imprensa

Nesta quinta-feira, 29 de setembro, Mons. Valdir José de Castro, ssp, foi indicado pelo Papa Francisco como membro do Dicastério para a Comunicação do Vaticano. No dia 14 de setembro, o religioso paulino foi nomeado como bispo da diocese de Campo Limpo, em São Paulo. Além do Mons. Valdir, o Pontífice indicou o arcebispo da Arquidiocese de Perugia-Città della Pieve, Dom Ivan Maffeis, para o Dicastério.

A Secretaria para a Comunicação foi instituída pelo Papa Francisco com a Carta Apostólica de 27 de junho de 2015, em forma de Motu Proprio. Ao novo Dicastério da Cúria Romana foi confiada a tarefa de reestruturar inteiramente, por meio de um processo de reorganização e de incorporação, “todas as realidades que, de vários modos, até hoje se ocuparam da comunicação”, para “responder cada vez melhor às exigências da missão da Igreja”.

A posse canônica e a ordenação episcopal de Mons. Valdir José de Castro na diocese de Campo Limpo serão realizadas em 26 de novembro – dia em que a Igreja celebra a memória do Bem-aventurado Tiago Alberione, sacerdote e fundador da Família Paulina. A celebração acontece às 16h, na Catedral Sagrada Família, no bairro do Campo Limpo, em São Paulo (SP).

Histórico

Mons. Valdir José de Castro nasceu em 14 de fevereiro de 1961, em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Fez sua primeira profissão religiosa na Pia Sociedade de São Paulo em 11 de fevereiro de 1981 e a profissão perpétua em 25 de outubro de 1987. Foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1987.

É graduado em Jornalismo e Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero e em Teologia, com especialização em Espiritualidade, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É doutor em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Entre 2015 e 2021, Padre Valdir foi o Superior Geral da Pia Sociedade de São Paulo, sendo o sétimo sucessor do Bem-Aventurado Pe. Tiago Alberione, fundador dos paulinos. Foi o primeiro paulino nascido fora da Itália a assumir este serviço. O religioso também foi diretor geral de Apostolado entre 2001 e 2006, provincial da província Argentina-Chile-Peru entre 2006 e 2010, diretor da Faculdade PAULUS de Comunicação e Superior Provincial no Brasil entre 2012 e 2015.

Pela PAULUS Editora, Mons. Valdir publicou as obras “Superando os Momentos Difíceis”, “Uma espiritualidade para o nosso tempo à luz do apóstolo Paulo” e é organizador da obra “Cultura, comunicação e espetáculo”, que faz parte da Coleção Comunicação.

* Com informações do VaticanNews.