Livros para recordar os 24 anos de falecimento de Helder Camara, o “Dom da paz” | Paulus Editora

Notícias

21/08/2023

Livros para recordar os 24 anos de falecimento de Helder Camara, o “Dom da paz”

Por Imprensa

Em 27 de agosto de 1999, o Brasil e o mundo se despediam de Dom Helder Camara, figura ímpar que marcou a história do país e, de modo especial, da Igreja Católica. Através de sua ação pastoral, marcada sobretudo pelo serviço aos trabalhadores e marginalizados, e por sua resistência diante da perseguição feita pela ditadura militar ao religioso, Dom Helder ganhou destaque mundial, tendo sido indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.

Filho de um jornalista e de uma professora, Helder Pessoa Camara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza (CE). Sua vocação sacerdotal surgiu quando Helder ainda era criança e, em 1923 foi admitido no Seminário da Prainha, pertencente à Congregação da Missão (Lazaristas). Aos 22 anos foi ordenado presbítero. Em 1936, ao ser transferido para o Rio de Janeiro, passou a atuar fortemente na área social e educativa. Dom Helder foi um dos responsáveis pelo surgimento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de onde foi o primeiro secretário-geral entre 1952 e 1958.

Em 1952, com o lema “In manus tuas” (Em tuas mãos), Dom Helder foi sagrado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e, em 1964, foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife, tornando-se emérito em 1985, aos 76 anos. Ele residiu nos fundos da Igreja de Nossa Senhora das Fronteiras, local marcado pelas noites de vigília, oração e produção poética e literária de Camara.

Para fazer memória dos 24 anos de falecimento deste grande religioso, cujo processo de beatificação está em curso no Vaticano, a PAULUS Editora sugere a seguir obras que falam sobre a vida, missão e vocação daquele que ficou conhecido como “Dom da Paz”. Confira:

Helder Camara: Quando a vida se faz Dom

 

Escrita por Eduardo Hoornaert, a obra “Helder Camara: quando a vida se faz Dom” traz relatos de quem conheceu, trabalhou e compartilhou de perto vários dos episódios contados e, após um amplo estudo biográfico, registrou os momentos marcantes da vida de Dom Helder, partindo desde a sua infância, ingresso no seminário, ordenação sacerdotal, o bispado na diocese de Olinda e Recife, viagens e discursos, posicionamentos durante da Ditadura Militar (1964 – 1985), seus poemas e ações missionárias junto ao povo. Trata-se de uma biografia completa sobre o Servo de Deus: Dom Helder Camara. Saiba mais.

 

 Dom Helder Camara – um modelo de esperança

 

Homem de fé viva e atuante nas causas sociais, além de exemplo de vida cristã e pastoral, Dom Helder Camara foi um profeta que lutou pelos pobres, sem se deixar vencer e desanimar. Ao contrário, demonstrou ser um pastor de conduta firme, de ira santa, “(…) pois fincou suas orações e práticas pacíficas no território comum aos bons profetas, que não se limitam à denúncia e são capazes de exercer o anúncio”, comenta Mário Sérgio Cortella no prefácio de “Dom Helder Camara – Um modelo de esperança”. Saiba mais.

 

 

Dom Helder Camara – profeta para os nossos dias

 

Este livro foi escrito como um modo de cumprir o pedido de Dom Helder em seus últimos dias de vida: “Não deixe cair a profecia!”. Em estilo leve de uma conversa entre pessoas amigas, o autor Marcelo Barros dirige-se especialmente aos jovens e leitores que não puderam conhecer diretamente Dom Helder, lembrando as experiências de convívio pessoal e a colaboração pastoral vividas com esse grande profeta. A leitura dirige-se a toda pessoa que deseje refletir sobre a herança de Dom Helder para a humanidade do século XXI.  Saiba mais.

 

 

Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo

 

De forma simples e poética, o livro infantil “Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo” narra os primeiros passos do menino Helder, sua infância, adolescência, os estudos para a consagração sacerdotal em Fortaleza e sua atuação no cenário religioso, social e político, no Rio de Janeiro e em Recife. O texto de Ilvana Bulla e Martinho Condini e as ilustrações de Fabiana Salomão conseguem transmitir e apresentar às crianças quem foi Dom Helder Camara, qual a sua importância para a Igreja e principais relatos de sua trajetória de vida. Este livro revela aos pequenos toda a ternura desse exemplo de fé e caridade para o Brasil e para o mundo. Saiba mais.

Por um mundo mais humano – Ensinamento de Dom Helder Camara


Organizado por Felipe Borges dos Santos, o livreto “Por um mundo mais humano – Ensinamentos de Dom Helder Câmara” oferece diversas reflexões de temas variados, como caridade, justiça, santidade, esperança, misericórdia e fraternidade. Em formato de bolso e elaborado em papel couchê, o livro traz belíssimas imagens e ilustrações que acompanham os pensamentos do “Dom da Paz”. O volume convida o leitor a conhecer de perto os pensamentos de Dom Helder, uma voz que ecoava no período de violações dos direitos humanos no Brasil da ditadura militar. Saiba mais.