Livraria da Vila Mariana lança título de Irineu de Lyon | Paulus Editora

Notícias

22/12/2014

Livraria da Vila Mariana lança título de Irineu de Lyon

Por Imprensa

Pe Ari 750

Evento trouxe palestra do tradutor para ilustrar os primórdios da Igreja no mundo

No último dia 20 de dezembro a PAULUS Livraria Vila Mariana, em São Paulo (SP) promoveu o lançamento de Demonstração da pregação apostólica, de Irineu de Lyon. O livro faz parte da Coleção Patrística e teve a tradução, introdução e notas do Pe. Ari Luis do Vale Ribeiro.

Realizado a partir das 10h, o encontro foi celebrado com um café da manhã e rica explanação do Pe. Ari  sobre a obra e os primórdios da Igreja no mundo. De acordo com ele, o próprio Irineu de Lyon, que tem seu catecismo datado no século II carrega a herança dos apóstolos. “As obras testemunham a vida de Irineu de Lyon, que teve uma sensibilidade para apresentar a solução católica para os gnósticos. Ele testemunhou o prestígio da Igreja de Roma, a peregrinação dos fiéis, assim como testemunhou também a necessidade de um diálogo”, explicou o Pe. Ari, que concedeu uma sessão de autógrafos após a palestra.

O catecismo de Santo Irineu data do século II e a demonstração da sua pregação apostólica o coloca como o primogênito dos nossos catecismos.  Dessa forma, sua obra – que estava desaparecida e se revelou ao mundo moderno há pouco mais de um século –, é considerada muito valiosa, pois trata-se então do primeiro teólogo sistemático da Igreja.

Em sua demonstração da pregação apostólica, Santo Irineu faz um resumo da sua teologia e nada se diz além do que se encontra na obra Contra as heresias, volume 4 da coleção patrística, da PAULUS Editora, que a precede. Nela Irineu pretendeu literalmente, demostrar a verdade do Evangelho por meio de profecias do Antigo Testamento que foram cumpridas por Jesus Cristo, o Verbo Encarnado.

 Pe. Ari Luis do Vale Ribeiro é licenciado em Filosofia, Doutor em Teologia e Doutorando em História da Igreja. Também é pároco da Paróquia S. Galvão, no Jabaquara em São Paulo (SP), coordenador da Catequese da Diocese de Santo Amaro, membro da Eq. Regional do Ensino Religioso (Regional S – 1 da CNBB) e foi auditor do Sínodo da Palavra (2008) e do Sínodo da Nova Evangelização (2012).