24 – TERÇA-FEIRA | Paulus Editora

Liturgia Diária
24 – TERÇA-FEIRA

25ª SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde – ofício do dia)

A salvação do povo sou eu, diz o Senhor: de qualquer tribulação em que clamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.

Conscientes de que “praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios”, disponhamo-nos a acolher os ensinamentos da Palavra de Deus em nossa vida. À medida que praticarmos a Palavra acolhida em nosso coração, mais nos sentiremos “irmãos de Jesus” e maior força terá nosso testemunho cristão diante do mundo.

Primeira Leitura: Provérbios 21,1-6.10-13

Leitura do livro dos Provérbios – 1O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer. 2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. 3Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. 4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 5Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. 6Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. 10A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo. 11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber. 12O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça. 13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre também há de clamar, mas não será ouvido. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 118(119)

Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!

1. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, / que na lei do Senhor Deus vai progredindo! – R.

2. Fazei-me conhecer vossos caminhos, / e então meditarei vossos prodígios! – R.

3. Escolhi seguir a trilha da verdade, / diante de mim eu coloquei vossos preceitos. – R.

4. Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, / e de todo o coração a guardarei. – R.

5. Guiai meus passos no caminho que traçastes, / pois só nele encontrarei felicidade. – R.

6. Cumprirei constantemente a vossa lei; / para sempre, eternamente, a cumprirei! – R.

Evangelho: Lucas 8,19-21

Aleluia, aleluia, aleluia.

Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

O breve discurso de Jesus não revela nenhum desrespeito por sua Mãe e seus parentes. Aliás, se há alguém que se deixa guiar docilmente pela Palavra de Deus, é justamente Maria, a Mãe de Jesus. Ela sabia guardar no coração e meditar tudo o que se relacionava com o mistério da vida de seu Filho (cf. Lc 2,19). A comunicação de Deus encontrava ambiente acolhedor na alma de Maria. A Palavra de Deus é fecunda: gera novos filhos e filhas para a família de Deus. Portanto, os ouvintes de Jesus acabavam de aprender que os laços de sangue estão subordinados aos vínculos do amor e da fraternidade. Jesus dizia, em outra ocasião: “Vocês todos são irmãos” (Mt 23,8). A condição para fazer parte da família de Jesus ficou explícita. Trata-se de ouvir e pôr em prática a Palavra de Deus.

(Dia a dia com o Evangelho 2024)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar