2 – TERÇA-FEIRA | Paulus Editora

Liturgia Diária
2 – TERÇA-FEIRA

SANTOS BASÍLIO MAGNO E GREGÓRIO NAZIANZENO

BISPOS E DOUTORES DA IGREJA

(branco, pref. do Natal, ou dos pastores – ofício da memória)

Antífona

Proclamem os povos a sabedoria dos santos e a Igreja celebre os seus louvores; seus nomes viverão pelos séculos dos séculos (Eclo 44,15.14).

Basílio e Gregório nasceram na Turquia, por volta do ano 330. Companheiros de estudos e amigos, foram monges, presbíteros e bispos. Uniram-se no combate à heresia ariana. Basílio escreveu suas regras monásticas, que são referência até hoje para o monaquismo oriental. Gregório deixou-nos considerável volume de escritos, muito contribuindo para a teologia trinitária. O exemplo desses santos, proclamados doutores da Igreja, convida-nos a pôr nossos dons a serviço do Reino de Deus.

Primeira Leitura: 1 João 2,22-28

O autor sagrado insiste para que “permaneça em vós aquilo que ouvistes desde o princípio”, a saber: “Quem confessa o Filho possui também o Pai”. A Palavra nos convida a oferecer a Deus, à semelhança de João Batista, nossa voz, nossas forças, nossa vida.

Leitura da primeira carta de São João – Caríssimos, 22quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isso a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança quando ele se manifestar e não seremos vergonhosamente afastados dele quando da sua vinda. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 97(98)

Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.

2. O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.

3. Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.

Evangelho: João 1,19-28

Aleluia, aleluia, aleluia.

Depois de ter falado, no passado, / aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, / em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s). – R.

Proclamação do santo Evangelho segundo João – 19Este foi o testemunho de João quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’ – conforme disse o profeta Isaías”. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando se não és o Messias, nem Elias, nem o profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando. – Palavra da salvação.

Reflexão:

As autoridades religiosas de Jerusalém estão incomodadas com João Batista. Tanto assim que enviam uma delegação para submetê-lo a interrogatório. As perguntas são de censura: “Por que você batiza, se não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”. João coloca-se no seu lugar: ele é a voz que espalha por toda parte a Boa Notícia: “Aplanem o caminho para o Messias”. Jesus vem depois de João, mas é maior do que ele. Já está no meio deles, mas ainda não o perceberam. Por vezes, gastamos tempo e energia em discussões sobre Jesus, como os judeus diante do Batista. Mais importante do que investigar a respeito de Jesus, é aceitá-lo em nossa vida com todas as suas exigências.

(Dia a dia com o Evangelho 2024)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar