7º Dia na Oitava do Natal
Do sol nascente ao poente / cantai, fiéis, neste dia, / ao Cristo Rei que, por nós, / nasceu da Virgem Maria.
Autor feliz deste mundo, / tomou um corpo mortal. / A nossa carne assumindo, / livrou a carne do mal.
No seio puro da Virgem / entrou a graça dos céus. / Em si carrega um segredo / sabido apenas por Deus.
O casto seio da Virgem / se faz o templo de Deus. / Gerou sem homem um Filho, / o Autor da terra e dos céus.
Nasceu da Virgem o Filho / que Gabriel anunciou, / em quem no seio materno / João, o Batista, exultou.
Não recusou o presépio, / foi sobre o feno deitado; / quem mesmo as aves sustenta / com leite foi sustentado.
Do céu os coros se alegram, / os anjos louvam a Deus. / Pastor se mostra aos pastores / quem fez a terra e os céus.
Louvor a vós, ó Jesus, / que duma Virgem nascestes. / Louvor ao Pai e ao Espírito / no azul dos paços celestes.
Ant. 1. A quem vistes, ó pastores? Anunciai e nos dizei quem na terra apareceu? Nós vimos um menino e os anjos a cantar e a louvar Nosso Senhor. Aleluia.
– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! * / Desde a aurora ansioso vos busco! / = A minh’alma tem sede de vós, † / minha carne também vos deseja, * / como terra sedenta e sem água!
– Venho, assim, contemplar-vos no templo, * / para ver vossa glória e poder. / – Vosso amor vale mais do que a vida: * / e por isso meus lábios vos louvam.
– Quero, pois, vos louvar pela vida * / e elevar para vós minhas mãos! / – A minh’alma será saciada, * / como em grande banquete de festa; / – cantará a alegria em meus lábios, * / ao cantar para vós meu louvor!
– Penso em vós no meu leito, de noite, * / nas vigílias suspiro por vós! / – Para mim fostes sempre um socorro; * / de vossas asas à sombra eu exulto! / – Minha alma se agarra em vós; * / com poder vossa mão me sustenta.
Glória. Ant. 1. A quem vistes, ó pastores? Anunciai e nos dizei quem na terra apareceu? Nós vimos um menino e os anjos a cantar e a louvar Nosso Senhor. Aleluia.
Ant. 2. Disse o anjo aos pastores: Eu vos trago a boa-nova de uma grande alegria: nasceu hoje para vós o Salvador do universo. Aleluia.
– Obras do Senhor, bendizei o Senhor, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Céus do Senhor, bendizei o Senhor! * / Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! ou R. A ele glória e louvor eternamente!)
– Águas do alto céu, bendizei o Senhor! * / Potências do Senhor, bendizei o Senhor! / – Lua e sol, bendizei o Senhor! * / Astros e estrelas, bendizei o Senhor! – R.
– Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! * / Brisas e ventos, bendizei o Senhor! / – Fogo e calor, bendizei o Senhor! * / Frio e ardor, bendizei o Senhor! – R.
– Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! * / Geada e frio, bendizei o Senhor! / – Gelos e neves, bendizei o Senhor! * / Noites e dias, bendizei o Senhor! – R.
– Luzes e trevas, bendizei o Senhor! * / Raios e nuvens, bendizei o Senhor! / – Ilhas e terra, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Montes e colinas, bendizei o Senhor! * / Plantas da terra, bendizei o Senhor! / – Mares e rios, bendizei o Senhor! * / Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! – R.
– Baleias e peixes, bendizei o Senhor! * / Pássaros do céu, bendizei o Senhor! / – Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! * / Filhos dos homens, bendizei o Senhor! – R.
– Filhos de Israel, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! * / Servos do Senhor, bendizei o Senhor! – R.
– Almas dos justos, bendizei o Senhor! * / Santos e humildes, bendizei o Senhor! / – Jovens Misael, Ananias e Azarias, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo * / louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! / – Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! * / Sois digno de louvor e de glória eternamente! – R.
No fim deste cântico, não se diz: Glória ao Pai. Ant. 2. Disse o anjo aos pastores: Eu vos trago a boa-nova de uma grande alegria: nasceu hoje para vós o Salvador do universo. Aleluia.
Ant. 3. Um menino nasceu hoje para nós: o seu nome é Deus forte. Aleluia.
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * / e o seu louvor na assembleia dos fiéis! / – Alegre-se Israel em Quem o fez, * / e Sião se rejubile no seu Rei! / – Com danças glorifiquem o seu nome, * / toquem harpa e tambor em sua honra!
– Porque, de fato, o Senhor ama seu povo * / e coroa com vitória os seus humildes. / – Exultem os fiéis por sua glória, * / e cantando se levantem de seus leitos, / – com louvores do Senhor em sua boca * / e espadas de dois gumes em sua mão,
– para exercer sua vingança entre as nações * / e infligir o seu castigo entre os povos, / – colocando nas algemas os seus reis, * / e seus nobres entre ferros e correntes, / – para aplicar-lhes a sentença já escrita: * / Eis a glória para todos os seus santos.
Glória. Ant. 3. Um menino nasceu hoje para nós: o seu nome é Deus forte. Aleluia.
Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o fruto da terra será de grande alegria para os sobreviventes de Israel. Então, os que forem deixados em Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos, a saber, todos os destinados à vida em Jerusalém.
R. O Senhor fez conhecer * Aleluia, aleluia. R. O Senhor.
V. A sua salvação. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor.
Ant. O coro dos anjos louvava cantando: Glória a Deus nas alturas dos céus, aleluia. Paz na terra aos homens que ele ama. Aleluia.
Ant. O coro dos anjos louvava cantando: Glória a Deus nas alturas dos céus, aleluia. Paz na terra aos homens que ele ama. Aleluia.
Com humilde confiança imploremos ao Cristo Senhor, que em sua graça apareceu a todos; e digamos:
R. Senhor, tende piedade de nós!
CRISTO, nascido do Pai antes de todos os séculos, esplendor de sua glória, imagem de sua substância, que tudo firmais na vossa palavra, que este dia seja vivificado por vosso Evangelho. – R.
CRISTO, nascido neste mundo quando veio a plenitude dos tempos, para salvar o gênero humano e libertar toda criatura, dai a todos a liberdade. – R.
CRISTO, Filho consubstancial ao Pai, gerado antes da aurora, nascido em Belém para que se cumprisse a Escritura, fazei brilhar na Igreja a pobreza evangélica. – R.
CRISTO, Deus e homem, Senhor e Filho de Davi, segundo as Escrituras, que Israel vos conheça como seu Messias. – R.
Deus eterno e todo-poderoso, que estabelecestes o princípio e a plenitude de toda a religião na encarnação do vosso Filho, concedei que sejamos contados entre os discípulos daquele que é toda a salvação da humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar