Ó noite, ó treva, ó nuvem, / não mais fiqueis aqui! / Já surge a doce aurora, / o Cristo vem: parti!
Rompeu-se o véu da terra, / cortado por um raio: / as coisas tomam cores, / já voltam do desmaio.
Assim também se apague / a noite do pecado, / e o Cristo em nossas almas / comece o seu reinado.
Humildes, vos pedimos / em nosso canto ou choro: / ouvi, ó Cristo, a prece, / que sobe a vós, em coro.
Os fogos da vaidade / a vossa luz desfaz. / Estrela da manhã, / quão doce vossa paz.
Louvor ao Pai, ó Cristo, / louvor a vós também; / reinais, no mesmo Espírito, / agora e sempre. Amém.
Ant. 1. Alegrai vosso servo, Senhor, pois a vós eu elevo a minh’alma.
– Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, * / escutai, pois sou pobre e infeliz! / = Protegei-me, que sou vosso amigo, † / e salvai vosso servo, meu Deus, * / que espera e confia em vós!
– Piedade de mim, ó Senhor, * / porque clamo por vós todo o dia! / – Animai e alegrai vosso servo, * / pois a vós eu elevo a minh’alma.
– Ó Senhor, vós sois bom e clemente, * / sois perdão para quem vos invoca. / – Escutai, ó Senhor, minha prece, * / o lamento da minha oração!
– No meu dia de angústia eu vos chamo, * / porque sei que me haveis de escutar. / – Não existe entre os deuses nenhum * / que convosco se possa igualar; / – não existe outra obra no mundo * / comparável às vossas, Senhor!
– As nações que criastes virão * / adorar e louvar vosso nome. / – Sois tão grande e fazeis maravilhas: * / vós somente sois Deus e Senhor!
– Ensinai-me os vossos caminhos, * / e na vossa verdade andarei; / – meu coração orientai para vós: * / que respeite, Senhor, vosso nome!
– Dou-vos graças com toda a minh’alma, * / sem cessar louvarei vosso nome! / – Vosso amor para mim foi imenso: * / retirai-me do abismo da morte!
= Contra mim se levantam soberbos, † / e malvados me querem matar; * / não vos levam em conta, Senhor!
– Vós, porém, sois clemente e fiel, * / sois amor, paciência e perdão. / = Tende pena e olhai para mim! † / Confirmai com vigor vosso servo, * / de vossa serva o filho salvai.
– Concedei-me um sinal que me prove * / a verdade do vosso amor. / – O inimigo humilhado verá * / que me destes ajuda e consolo.
Glória. Ant. 1. Alegrai vosso servo, Senhor, pois a vós eu elevo a minh’alma.
Ant. 2. Feliz de quem caminha na justiça, diz a verdade e não engana o semelhante!
– Vós que estais longe, escutai o que eu fiz! * / Vós que estais perto, conhecei o meu poder! / – Os pecadores em Sião se apavoraram, * / e abateu-se sobre os ímpios o terror: / – “Quem ficará junto do fogo que devora? * / Ou quem de vós suportará a eterna chama?”
– É aquele que caminha na justiça, * / diz a verdade e não engana o semelhante; / – o que despreza um benefício extorquido * / e recusa um presente que suborna; / – o que fecha o seu ouvido à voz do crime * / e cerra os olhos para o mal não contemplar.
– Esse homem morará sobre as alturas, * / e seu refúgio há de ser a rocha firme. / – O seu pão não haverá de lhe faltar, * / e a água lhe será assegurada.
Glória. Ant. 2. Feliz de quem caminha na justiça, diz a verdade e não engana o semelhante!
Ant. 3. Aclamai ao Senhor e nosso Rei!
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * / porque ele fez prodígios! / – Sua mão e o seu braço forte e santo * / alcançaram-lhe a vitória.
– O Senhor fez conhecer a salvação, * / e às nações, sua justiça; / – recordou o seu amor sempre fiel * / pela casa de Israel.
– Os confins do universo contemplaram * / a salvação do nosso Deus. / – Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, * / alegrai-vos e exultai!
– Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa * / e da cítara suave! / – Aclamai, com os clarins e as trombetas, * / ao Senhor, o nosso Rei!
– Aplauda o mar com todo ser que nele vive, * / o mundo inteiro e toda gente! / – As montanhas e os rios batam palmas * / e exultem de alegria,
– na presença do Senhor, pois ele vem, * / vem julgar a terra inteira. / – Julgará o universo com justiça * / e as nações com equidade.
Glória. Ant. 3. Aclamai ao Senhor e nosso Rei!
Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor! Se recebemos de Deus os bens, não deveríamos receber também os males?
R. Para os vossos mandamentos, * Inclinai meu coração! R. Para os vossos.
V. Dai-me a vida em vossa Lei! * Inclinai. Glória ao Pai. R. Para os vossos.
Ant. Mostrai-nos, ó Senhor, misericórdia, recordando vossa santa Aliança.
Ant. Mostrai-nos, ó Senhor, misericórdia, recordando vossa santa Aliança.
Oremos a Cristo que nos alimenta e protege a Igreja, pela qual deu sua vida; e digamos com fé:
R. Lembrai-vos, Senhor, da vossa Igreja!
BENDITO sejais, Senhor Jesus Cristo, Pastor da Igreja, que nos dais hoje luz e vida; ensinai-nos a vos agradecer tão precioso dom. – R.
VELAI com bondade sobre o rebanho reunido em vosso nome, para que não se perca nenhum daqueles que o Pai vos confiou. – R.
CONDUZI a Igreja pelo caminho dos vossos mandamentos, e que o Espírito Santo a mantenha sempre fiel. – R.
ALIMENTAI a Igreja com a vossa Palavra e o vosso Pão, para que, fortalecida por este alimento, ela vos siga com alegria. – R.
Senhor, que nos criastes em vossa sabedoria e nos governais em vossa providência, iluminai nossos corações com a luz do vosso Espírito, para que por toda a vida vos sejamos dedicados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar