Santos Inocentes, mártires (Festa)
O tirano escutou, ansioso, / que em Belém novo Rei é nascido. / Vem da casa real de Davi, / vem reger o seu povo escolhido.
Clama, louco, ao ouvir a mensagem: / Eis às portas o meu sucessor / que me expulsa! Depressa, soldado, / cobre os berços de sangue e de dor.
A quem serve tão grande maldade? / A Herodes teria ajudado? / Dentre os mortos há um que lhe escapa, / dentre eles só Cristo é tirado.
Salve, flores primeiras dos mártires, / que, da aurora ao primeiro clarão, / o inimigo colheu, como a rosas / decepadas por um turbilhão.
Sois as belas primícias de Cristo, / ó rebanho infantil de imolados, / que brincais, como alegres crianças, / com coroas, nos átrios sagrados.
Glória a vós, ó Jesus, para nós / de uma Virgem nascido em Belém. / Glória ao Pai e ao Espírito Santo / pelos séculos dos séculos. Amém.
Ant. 1. Vestidos de branco, comigo andarão, porque eles são dignos, falou o Senhor.
– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! * / Desde a aurora ansioso vos busco! / = A minh’alma tem sede de vós, † / minha carne também vos deseja, * / como terra sedenta e sem água!
– Venho, assim, contemplar-vos no templo, * / para ver vossa glória e poder. / – Vosso amor vale mais do que a vida: * / e por isso meus lábios vos louvam.
– Quero, pois, vos louvar pela vida * / e elevar para vós minhas mãos! / – A minh’alma será saciada, * / como em grande banquete de festa; / – cantará a alegria em meus lábios, * / ao cantar para vós meu louvor!
– Penso em vós no meu leito, de noite, * / nas vigílias suspiro por vós! / – Para mim fostes sempre um socorro; * / de vossas asas à sombra eu exulto! / – Minha alma se agarra em vós; * / com poder vossa mão me sustenta.
Glória. Ant. 1. Vestidos de branco, comigo andarão, porque eles são dignos, falou o Senhor.
Ant. 2. As crianças entoam louvor ao Senhor: não puderam na vida e o fazem na morte.
– Obras do Senhor, bendizei o Senhor, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Céus do Senhor, bendizei o Senhor! * / Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! ou R. A ele glória e louvor eternamente!)
– Águas do alto céu, bendizei o Senhor! * / Potências do Senhor, bendizei o Senhor! / – Lua e sol, bendizei o Senhor! * / Astros e estrelas, bendizei o Senhor! – R.
– Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! * / Brisas e ventos, bendizei o Senhor! / – Fogo e calor, bendizei o Senhor! * / Frio e ardor, bendizei o Senhor! – R.
– Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! * / Geada e frio, bendizei o Senhor! / – Gelos e neves, bendizei o Senhor! * / Noites e dias, bendizei o Senhor! – R.
– Luzes e trevas, bendizei o Senhor! * / Raios e nuvens, bendizei o Senhor! / – Ilhas e terra, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Montes e colinas, bendizei o Senhor! * / Plantas da terra, bendizei o Senhor! / – Mares e rios, bendizei o Senhor! * / Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! – R.
– Baleias e peixes, bendizei o Senhor! * / Pássaros do céu, bendizei o Senhor! / – Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! * / Filhos dos homens, bendizei o Senhor! – R.
– Filhos de Israel, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! * / Servos do Senhor, bendizei o Senhor! – R.
– Almas dos justos, bendizei o Senhor! * / Santos e humildes, bendizei o Senhor! / – Jovens Misael, Ananias e Azarias, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo * / louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! / – Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! * / Sois digno de louvor e de glória eternamente! – R.
No fim deste cântico, não se diz: Glória ao Pai. Ant. 2. As crianças entoam louvor ao Senhor: não puderam na vida e o fazem na morte.
Ant. 3. O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos, de crianças que a mãe amamenta.
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * / e o seu louvor na assembleia dos fiéis! / – Alegre-se Israel em Quem o fez, * / e Sião se rejubile no seu Rei! / – Com danças glorifiquem o seu nome, * / toquem harpa e tambor em sua honra!
– Porque, de fato, o Senhor ama seu povo * / e coroa com vitória os seus humildes. / – Exultem os fiéis por sua glória, * / e cantando se levantem de seus leitos, / – com louvores do Senhor em sua boca * / e espadas de dois gumes em sua mão,
– para exercer sua vingança entre as nações * / e infligir o seu castigo entre os povos, / – colocando nas algemas os seus reis, * / e seus nobres entre ferros e correntes, / – para aplicar-lhes a sentença já escrita: * / Eis a glória para todos os seus santos.
Glória. Ant. 3. O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos, de crianças que a mãe amamenta.
Ouviu-se uma voz em Ramá – voz de lamento, gemido e pranto – de Raquel chorando seus filhos, recusando-se a ser consolada, pois eles não existem mais.
R. Os santos e os justos * Viverão eternamente. R. Os santos.
V. E a sua recompensa é o Senhor. * Viverão. Glória ao Pai. R. Os santos.
Ant. Os meninos Inocentes deram a vida pelo Cristo; o rei injusto e cruel mandou matar as criancinhas. Sem cessar louvam dizendo: Glória a vós, nosso Senhor!
Ant. Os meninos Inocentes deram a vida pelo Cristo; o rei injusto e cruel mandou matar as criancinhas. Sem cessar louvam dizendo: Glória a vós, nosso Senhor!
Preces
Celebremos a glória de Cristo, que venceu o tirano sem outra arma que a inocência das criancinhas; e aclamemos:
R. O luminoso exército dos mártires vos louva, Senhor!
CRISTO, de quem os pequeninos Inocentes deram testemunho, não pela palavra, mas pelo sangue, fazei-nos vossas testemunhas diante dos homens, por palavras e por atos. – R.
VÓS, que tornastes dignos da palma do martírio aqueles que ainda não podiam lutar, não nos deixeis cair, a nós que recebemos tantos auxílios para vencer. – R.
VÓS, que lavastes no vosso sangue as vestes dos Inocentes, purificai-nos de toda a iniquidade. – R.
VÓS, que fizestes entrar no céu as crianças mártires como primícias do vosso reino, não permitais que sejamos excluídos do banquete eterno. – R.
VÓS, que na infância conhecestes a perseguição e o exílio, protegei as crianças que sofrem por causa da fome, da guerra ou da desgraça. – R.
Ó Deus, hoje os santos Inocentes proclamam vossa glória, não por palavras, mas pela própria morte; dai-nos também testemunhar com a nossa vida o que os nossos lábios professam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar