(II Semana do Saltério)
O fel lhe dão por bebida / sobre o madeiro sagrado. / Espinhos, cravos e a lança / ferem seu corpo e seu lado. / No sangue e água que jorram, / mar, terra e céu são lavados.
Ó Cruz fiel, sois a árvore / mais nobre em meio às demais, / que selva alguma produz / com flor e frutos iguais. / Ó lenho e cravos tão doces, / um doce peso levais.
Árvore, inclina os teus ramos, / abranda as fibras mais duras. / A quem te fez germinar / minora tantas torturas. / Leito mais brando oferece / ao Santo Rei das alturas.
Só tu, ó Cruz, mereceste / suster o preço do mundo / e preparar para o náufrago / um porto, em mar tão profundo. / Quis o Cordeiro imolado / banhar-te em sangue fecundo.
Glória e poder à Trindade. / Ao Pai e ao Filho, louvor. / Honra ao Espírito Santo. / Eterna glória ao Senhor, / que nos salvou pela graça / e nos remiu pelo amor.
Ant. 1. Uma grande multidão que viera para a festa aclamava Jesus Cristo: Bendito o que nos vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
– Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! * / “Eterna é a sua misericórdia!”
– A casa de Israel agora o diga: * / “Eterna é a sua misericórdia!” / – A casa de Aarão agora o diga: * / “Eterna é a sua misericórdia!” / – Os que temem o Senhor agora o digam: * / “Eterna é a sua misericórdia!”
– Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, * / e o Senhor me atendeu e libertou! / – O Senhor está comigo, nada temo; * / o que pode contra mim um ser humano? / – O Senhor está comigo, é o meu auxílio, * / hei de ver meus inimigos humilhados.
– “É melhor buscar refúgio no Senhor * / do que pôr no ser humano a esperança; / – é melhor buscar refúgio no Senhor * / do que contar com os poderosos deste mundo!”
– Povos pagãos me rodearam todos eles, * / mas em nome do Senhor os derrotei; / – de todo lado todos eles me cercaram, * / mas em nome do Senhor os derrotei;
= como um enxame de abelhas me atacaram, † / como um fogo de espinhos me queimaram, * / mas em nome do Senhor os derrotei.
– Empurraram-me, tentando derrubar-me, * / mas veio o Senhor em meu socorro. / – O Senhor é minha força e o meu canto, * / e tornou-se para mim o Salvador.
– “Clamores de alegria e de vitória * / ressoem pelas tendas dos fiéis. / = A mão direita do Senhor fez maravilhas, † / a mão direita do Senhor me levantou, * / a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
– Não morrerei, mas, ao contrário, viverei * / para cantar as grandes obras do Senhor! / – O Senhor severamente me provou, * / mas não me abandonou às mãos da morte.
– Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; * / quero entrar para dar graças ao Senhor! / – “Sim, esta é a porta do Senhor, * / por ela só os justos entrarão!” / – Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes * / e vos tornastes para mim o Salvador!
– “A pedra que os pedreiros rejeitaram * / tornou-se agora a pedra angular. / – Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: * / Que maravilhas ele fez a nossos olhos! / – Este é o dia que o Senhor fez para nós, * / alegremo-nos e nele exultemos!
– Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, * / ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” / – Bendito seja, em nome do Senhor, * / aquele que em seus átrios vai entrando! / – Desta casa do Senhor vos bendizemos. * / Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, * / aproximai-vos do altar, até bem perto! / – Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! * / Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! / – Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! * / “Eterna é a sua misericórdia!”
Glória. Ant. 1. Uma grande multidão que viera para a festa aclamava Jesus Cristo: Bendito o que nos vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Ant. 2. Com os anjos e as criaturas proclamemos nossa fé e aclamemos Jesus Cristo, vencedor da própria morte: Hosana nas alturas!
– Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais! * / A vós louvor, honra e glória eternamente! / – Sede bendito, nome santo e glorioso! * / A vós louvor, honra e glória eternamente!
– No templo santo onde refulge a vossa glória! * / A vós louvor, honra e glória eternamente! / – E em vosso trono de poder vitorioso! * / A vós louvor, honra e glória eternamente!
– Sede bendito, que sondais as profundezas! * / A vós louvor, honra e glória eternamente! / – E superior aos querubins vos assentais! * / A vós louvor, honra e glória eternamente!
– Sede bendito no celeste firmamento! * / A vós louvor, honra e glória eternamente! / – Obras todas do Senhor, glorificai-o! * / A ele louvor, honra e glória eternamente!
Glória. Ant. 2. Com os anjos e as criaturas proclamemos nossa fé e aclamemos Jesus Cristo, vencedor da própria morte: Hosana nas alturas!
Ant. 3. Bendito o que nos vem em nome do Senhor! Na terra, paz aos homens. No céu, glória ao Senhor!
– Louvai o Senhor Deus no santuário, * / louvai-o no alto céu de seu poder! / – Louvai-o por seus feitos grandiosos, * / louvai-o em sua grandeza majestosa!
– Louvai-o com o toque da trombeta, * / louvai-o com a harpa e com a cítara! / – Louvai-o com a dança e o tambor, * / louvai-o com as cordas e as flautas!
– Louvai-o com os címbalos sonoros, * / louvai-o com os címbalos de júbilo! / – Louve a Deus tudo o que vive e que respira, * / tudo cante os louvores do Senhor!
Glória. Ant. 3. Bendito o que nos vem em nome do Senhor! Na terra, paz aos homens. No céu, glória ao Senhor!
Exulta, cidade de Sião! Rejubila, cidade de Jerusalém! Eis que vem teu rei ao teu encontro, ele é justo, ele salva; é humilde e vem montado num jumento, um potro, cria de jumenta.
R. Ó portas, levantai vossos frontões! * A fim de que o Rei da glória possa entrar! R. Ó portas.
V. O Rei da glória é o Senhor, Deus do universo. * A fim de que. Glória ao Pai. R. Ó portas.
Ant. Os que iam à sua frente, e aqueles que o seguiam aclamavam com Hosanas: Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito é o Reino de nosso pai Davi!
Ant. Os que iam à sua frente, e aqueles que o seguiam aclamavam com Hosanas: Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito é o Reino de nosso pai Davi!
Adoremos a Cristo que, ao entrar em Jerusalém, foi aclamado pela multidão como o Rei e Messias esperado. Também nós o louvemos com alegria:
R. Bendito o que vem em nome do Senhor!
HOSANA a vós, Filho de Davi e Rei eterno, hosana a vós, vencedor da morte e do inferno. – R.
VÓS, que subistes a Jerusalém para sofrer a Paixão, e assim entrar na glória, conduzi vossa Igreja à Páscoa da eternidade. – R.
VÓS, que transformastes o madeiro da cruz em árvore da vida, concedei seus frutos aos que renasceram pelo batismo. – R.
CRISTO, nosso Salvador, que viestes para salvar os pecadores, conduzi para o vosso Reino os que creem em vós, em vós esperam e vos amam. – R.
Deus eterno e todo-poderoso, para dar aos seres humanos um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador se fizesse homem e morresse na cruz. Concedei-nos aprender o ensinamento de sua Paixão e ressuscitar com ele em sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar