Na órbita do ano, / de fogo a flor viceja, / o Espírito Paráclito / descendo sobre a Igreja.
Da língua a forma assumem / as chamas eloquentes: / Na fala sejam prontos, / na caridade, ardentes.
Já todos falam línguas / de todas as nações, / que embriaguez presumem / as santas efusões.
Tais coisas sucederam / após a Páscoa santa. / Não mais a do temor, / a lei do amor se implanta.
E agora, Deus piedoso, / vos pedimos inclinados, / os dons do vosso Espírito / na terra derramados.
Enchei os corações / da graça que redime. / Senhor, dai-nos a paz, / perdoai o nosso crime.
Louvor ao Pai e ao Filho, / e ao Espírito também: / Que o Filho envie o dom / do Espírito Santo. Amém.
Ant. 1. Como é bom e suave, Senhor, vosso Espírito em nós. Aleluia.
– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! * / Desde a aurora ansioso vos busco! / = A minh’alma tem sede de vós, † / minha carne também vos deseja, * / como terra sedenta e sem água!
– Venho, assim, contemplar-vos no templo, * / para ver vossa glória e poder. / – Vosso amor vale mais do que a vida: * / e por isso meus lábios vos louvam.
– Quero, pois, vos louvar pela vida * / e elevar para vós minhas mãos! / – A minh’alma será saciada, * / como em grande banquete de festa; / – cantará a alegria em meus lábios, * / ao cantar para vós meu louvor!
– Penso em vós no meu leito, de noite, * / nas vigílias suspiro por vós! / – Para mim fostes sempre um socorro; * / de vossas asas à sombra eu exulto! / – Minha alma se agarra em vós; * / com poder vossa mão me sustenta.
Glória. Ant. 1. Como é bom e suave, Senhor, vosso Espírito em nós. Aleluia.
Ant. 2. Vós, fontes e tudo o que n’água se move, louvai o Senhor, cantai hinos a Deus. Aleluia.
– Obras do Senhor, bendizei o Senhor, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Céus do Senhor, bendizei o Senhor! * / Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! ou R. A ele glória e louvor eternamente!)
– Águas do alto céu, bendizei o Senhor! * / Potências do Senhor, bendizei o Senhor! / – Lua e sol, bendizei o Senhor! * / Astros e estrelas, bendizei o Senhor! – R.
– Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! * / Brisas e ventos, bendizei o Senhor! / – Fogo e calor, bendizei o Senhor! * / Frio e ardor, bendizei o Senhor! – R.
– Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! * / Geada e frio, bendizei o Senhor! / – Gelos e neves, bendizei o Senhor! * / Noites e dias, bendizei o Senhor! – R.
– Luzes e trevas, bendizei o Senhor! * / Raios e nuvens, bendizei o Senhor! / – Ilhas e terra, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Montes e colinas, bendizei o Senhor! * / Plantas da terra, bendizei o Senhor! / – Mares e rios, bendizei o Senhor! * / Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! – R.
– Baleias e peixes, bendizei o Senhor! * / Pássaros do céu, bendizei o Senhor! / – Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! * / Filhos dos homens, bendizei o Senhor! – R.
– Filhos de Israel, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! * / Servos do Senhor, bendizei o Senhor! – R.
– Almas dos justos, bendizei o Senhor! * / Santos e humildes, bendizei o Senhor! / – Jovens Misael, Ananias e Azarias, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo * / louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! / – Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! * / Sois digno de louvor e de glória eternamente! – R.
No fim deste cântico, não se diz: Glória ao Pai.
Glória. Ant. 2. Vós, fontes e tudo o que n’água se move, louvai o Senhor, cantai hinos a Deus. Aleluia.
Ant. 3. Em várias línguas proclamavam os Apóstolos as maravilhas que o Senhor realizou. Aleluia.
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * / e o seu louvor na assembleia dos fiéis! / – Alegre-se Israel em Quem o fez, * / e Sião se rejubile no seu Rei! / – Com danças glorifiquem o seu nome, * / toquem harpa e tambor em sua honra!
– Porque, de fato, o Senhor ama seu povo * / e coroa com vitória os seus humildes. / – Exultem os fiéis por sua glória, * / e cantando se levantem de seus leitos, / – com louvores do Senhor em sua boca * / e espadas de dois gumes em sua mão,
– para exercer sua vingança entre as nações * / e infligir o seu castigo entre os povos, / – colocando nas algemas os seus reis, * / e seus nobres entre ferros e correntes, / – para aplicar-lhes a sentença já escrita: * / Eis a glória para todos os seus santos.
Glória. Ant. 3. Em várias línguas proclamavam os Apóstolos as maravilhas que o Senhor realizou. Aleluia.
O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes pregando-o numa cruz. Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem.
R. Ficaram cheios todos eles do Espírito de Deus. * Aleluia, aleluia. R. Ficaram.
V. Começaram a falar em línguas diferentes. * Aleluia. Glória ao Pai. R. Ficaram.
Ant. Recebei o Espírito Santo: a quem perdoais os pecados, os pecados estão perdoados. Aleluia.
Ant. Recebei o Espírito Santo: a quem perdoais os pecados, os pecados estão perdoados. Aleluia.
Oremos a nosso Senhor Jesus Cristo, que pelo Espírito Santo nos reuniu na sua Igreja; e digamos com fé:
R. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e renovai a face da terra!
SENHOR Jesus, que suspenso no madeiro da cruz deixastes correr de vosso lado aberto uma fonte de água viva, enviai-nos o Espírito que dá a vida. – R.
VÓS, que do céu fizestes descer sobre os discípulos o Dom do Pai, enviai o vosso Espírito para renovar o mundo. – R.
VÓS, que destes aos apóstolos o poder de perdoar pecados, enviai o vosso Espírito para ressuscitar e salvar toda a humanidade. – R.
VÓS, que prometestes o Espírito Santo para nos ensinar todas as coisas e recordar tudo o que nos dissestes, enviai-nos o mesmo Espírito para que ilumine a nossa fé. – R.
VÓS, que prometestes o Espírito da verdade para nos dar testemunho de vós, enviai-nos o mesmo Espírito, para que faça de nós testemunhas fiéis da vossa verdade. – R.
Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que o mistério pascal se completasse durante cinquenta dias, até à vinda do Espírito Santo. Fazei que todas as nações dispersas pela terra, na diversidade de suas línguas, se unam no louvor do vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar