Ó Cristo, sol de justiça, / brilhai nas trevas da mente. / Com força e luz, reparai / a criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável, / um coração penitente, / que se converta e acolha / o vosso amor paciente.
A penitência transforme / tudo o que em nós há de mal. / É bem maior que o pecado / o vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia, / e tudo então refloresce. / Nós, renascidos na graça, / exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente, / com toda a terra adoramos, / e no perdão renovados / um canto novo cantamos.
Ant. 1. Como é bom salmodiar em louvor ao Deus Altíssimo!
– Como é bom agradecermos ao Senhor * / e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! / – Anunciar pela manhã vossa bondade, * / e o vosso amor fiel, a noite inteira, / – ao som da lira de dez cordas e da harpa, * / com canto acompanhado ao som da cítara.
– Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, * / e rejubilo de alegria em vossas obras. / – Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, * / quão profundos são os vossos pensamentos!
– Só o homem insensato não entende, * / só o estulto não percebe nada disso! / – Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, * / ou prosperem igualmente os malfeitores, / – são destinados a perder-se para sempre. * / Vós, porém, sois o Excelso eternamente!
= Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, † / eis que os vossos inimigos vão perder-se, * / e os malfeitores serão todos dispersados.
– Vós me destes toda a força de um touro, * / e sobre mim um óleo puro derramastes; / – triunfante posso olhar meus inimigos, * / vitorioso escuto a voz de seus gemidos.
– O justo crescerá como a palmeira, * / florirá igual ao cedro que há no Líbano; / – na casa do Senhor estão plantados, * / nos átrios de meu Deus florescerão.
– Mesmo no tempo da velhice darão frutos, * / cheios de seiva e de folhas verdejantes; / – e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: * / meu Rochedo, não existe nele o mal!”
Glória. Ant. 1. Como é bom salmodiar em louvor ao Deus Altíssimo!
Ant. 2. Dar-vos-ei um novo espírito e um novo coração.
= Haverei de retirar-vos do meio das nações, † / haverei de reunir-vos de todos os países, * / e de volta eu levarei a todos vós à vossa terra.
= Haverei de derramar sobre vós uma água pura, † / e de vossas imundícies sereis purificados; * / sim, sereis purificados de toda idolatria.
= Dar-vos-ei um novo espírito e um novo coração; † / tirarei de vosso peito este coração de pedra, * / no lugar colocarei novo coração de carne.
= Haverei de derramar meu Espírito em vós † / e farei que caminheis obedecendo a meus preceitos, * / que observeis meus mandamentos e guardeis a minha Lei.
= E havereis de habitar aquela terra prometida, † / que nos tempos do passado eu doei a vossos pais, * / e sereis sempre o meu povo e eu serei o vosso Deus!
Glória. Ant. 2. Dar-vos-ei um novo espírito e um novo coração.
Ant. 3. O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos.
– Ó Senhor nosso Deus, como é grande * / vosso nome por todo o universo!
– Desdobrastes nos céus vossa glória * / com grandeza, esplendor, majestade. / = O perfeito louvor vos é dado † / pelos lábios dos mais pequeninos, * / de crianças que a mãe amamenta.
– Eis a força que opondes aos maus, * / reduzindo o inimigo ao silêncio. / – Contemplando estes céus que plasmastes * / e formastes com dedos de artista;
– vendo a lua e estrelas brilhantes, * / perguntamos: “Senhor, que é o homem, / – para dele assim vos lembrardes * / e o tratardes com tanto carinho?”
– Pouco abaixo de um deus o fizestes, * / coroando-o de glória e esplendor; / – vós lhe destes poder sobre tudo, * / vossas obras aos pés lhe pusestes:
– as ovelhas, os bois, os rebanhos, * / todo o gado e as feras da mata; / – passarinhos e peixes dos mares, * / todo ser que se move nas águas.
– Ó Senhor nosso Deus, como é grande * / vosso nome por todo o universo!
Glória. Ant. 3. O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos.
Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. Vinde, debatamos – diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã.
R. O Sangue de Jesus nos purifica, * De todos os nossos erros nos liberta. R. O Sangue.
V. Vinde ver os grandes feitos do Senhor! * De todos. Glória ao Pai. R. O Sangue.
Ant. Ninguém jamais falou como fala este homem!
Ant. Ninguém jamais falou como fala este homem!
Demos graças a Cristo, nosso Salvador, sempre e em toda parte; e supliquemos com toda a confiança:
R. Socorrei-nos, Senhor, com a vossa graça!
Ajudai-nos a conservar sem mancha os nossos corpos, para que sejam digna morada do Espírito Santo. – R.
Despertai em nós, desde o amanhecer, o desejo de nos sacrificarmos pelos nossos irmãos e de cumprirmos a vossa vontade em todas as atividades deste dia. – R.
Ensinai-nos a procurar o pão da vida eterna, que vós mesmo nos ofereceis. – R.
Interceda por nós a vossa Mãe, refúgio dos pecadores, para alcançarmos o perdão dos nossos pecados. – R.
Ó Deus, na vossa misericórdia, dirigi os nossos corações, pois sem vosso auxílio não vos podemos agradar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar