Dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo, Apóstolos
Ó Pedro, pastor piedoso, / desfaze o grilhão dos réus: / com tua palavra podes / abrir e fechar os céus.
Ó Paulo, mestre dos povos, / ensina-nos teu amor: / Correr em busca do prêmio, / chegar ao Cristo Senhor.
A vós, ó Trindade, glória, / poder e louvor também; / que sois eterna Unidade / nos séculos, sempre. Amém.
Ant. 1. Como é bom salmodiar em louvor ao Deus Altíssimo!
– Como é bom agradecermos ao Senhor * / e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! / – Anunciar pela manhã vossa bondade, * / e o vosso amor fiel, a noite inteira, / – ao som da lira de dez cordas e da harpa, * / com canto acompanhado ao som da cítara.
– Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, * / e rejubilo de alegria em vossas obras. / – Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, * / quão profundos são os vossos pensamentos!
– Só o homem insensato não entende, * / só o estulto não percebe nada disso! / – Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, * / ou prosperem igualmente os malfeitores, / – são destinados a perder-se para sempre. * / Vós, porém, sois o Excelso eternamente!
= Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, † / eis que os vossos inimigos vão perder-se, * / e os malfeitores serão todos dispersados.
– Vós me destes toda a força de um touro, * / e sobre mim um óleo puro derramastes; / – triunfante posso olhar meus inimigos, * / vitorioso escuto a voz de seus gemidos.
– O justo crescerá como a palmeira, * / florirá igual ao cedro que há no Líbano; / – na casa do Senhor estão plantados, * / nos átrios de meu Deus florescerão.
– Mesmo no tempo da velhice darão frutos, * / cheios de seiva e de folhas verdejantes; / – e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: * / meu Rochedo, não existe nele o mal!”
Glória. Ant. 1. Como é bom salmodiar em louvor ao Deus Altíssimo!
Ant. 2. Dar-vos-ei um novo espírito e um novo coração.
= Haverei de retirar-vos do meio das nações, † / haverei de reunir-vos de todos os países, * / e de volta eu levarei a todos vós à vossa terra.
= Haverei de derramar sobre vós uma água pura, † / e de vossas imundícies sereis purificados; * / sim, sereis purificados de toda idolatria.
= Dar-vos-ei um novo espírito e um novo coração; † / tirarei de vosso peito este coração de pedra, * / no lugar colocarei novo coração de carne.
= Haverei de derramar meu Espírito em vós † / e farei que caminheis obedecendo a meus preceitos, * / que observeis meus mandamentos e guardeis a minha Lei.
= E havereis de habitar aquela terra prometida, † / que nos tempos do passado eu doei a vossos pais, * / e sereis sempre o meu povo e eu serei o vosso Deus!
Glória. Ant. 2. Dar-vos-ei um novo espírito e um novo coração.
Ant. 3. O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos.
– Ó Senhor nosso Deus, como é grande * / vosso nome por todo o universo!
– Desdobrastes nos céus vossa glória * / com grandeza, esplendor, majestade. / = O perfeito louvor vos é dado † / pelos lábios dos mais pequeninos, * / de crianças que a mãe amamenta.
– Eis a força que opondes aos maus, * / reduzindo o inimigo ao silêncio. / – Contemplando estes céus que plasmastes * / e formastes com dedos de artista;
– vendo a lua e estrelas brilhantes, * / perguntamos: “Senhor, que é o homem, / – para dele assim vos lembrardes * / e o tratardes com tanto carinho?”
– Pouco abaixo de um deus o fizestes, * / coroando-o de glória e esplendor; / – vós lhe destes poder sobre tudo, * / vossas obras aos pés lhe pusestes:
– as ovelhas, os bois, os rebanhos, * / todo o gado e as feras da mata; / – passarinhos e peixes dos mares, * / todo ser que se move nas águas.
– Ó Senhor nosso Deus, como é grande * / vosso nome por todo o universo!
Glória. Ant. 3. O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos.
Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
R. Fareis deles os chefes * Por toda a terra. R. Fareis.
V. Lembrarão vosso nome, Senhor, para sempre. * Por toda a terra. Glória ao Pai. R. Fareis.
Ant. Senhor, o apóstolo Pedro, e Paulo, o doutor das nações, transmitiram a nós vossa lei.
Ant. Senhor, o apóstolo Pedro, e Paulo, o doutor das nações, transmitiram a nós vossa lei.
Irmãos caríssimos, tendo recebido dos apóstolos a herança celeste, agradeçamos a Deus, nosso Pai, por todos os seus dons; e aclamemos:
R. O coro dos apóstolos vos louva, Senhor!
Louvor a vós, Senhor, pela mesa do vosso Corpo e Sangue que recebemos por intermédio dos apóstolos; por ela somos alimentados e vivemos. – R.
Louvor a vós, Senhor, pela mesa de vossa Palavra, preparada para nós pelos apóstolos; por ela recebemos luz e alegria. – R.
Louvor a vós, Senhor, por vossa santa Igreja, edificada sobre o fundamento dos apóstolos; com ela formamos um só Corpo. – R.
Louvor a vós, Senhor, pelos sacramentos do Batismo e da Penitência que confiastes aos apóstolos; por eles somos lavados de todo pecado. – R.
Ó Deus, guardai sob a proteção dos apóstolos Pedro e Paulo a vossa Igreja, que deles recebeu a primeira semente do Evangelho, e concedei que por eles receba até o fim dos tempos a graça que a faz crescer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar