São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja
Ó Cristo, sol de justiça, / brilhai nas trevas da mente. / Com força e luz, reparai / a criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável, / um coração penitente, / que se converta e acolha / o vosso amor paciente.
A penitência transforme / tudo o que em nós há de mal. / É bem maior que o pecado / o vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia, / e tudo então refloresce. / Nós, renascidos na graça, / exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente, / com toda a terra adoramos, / e no perdão renovados / um canto novo cantamos.
Ant. 1. Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!
– Ó Senhor, escutai minha prece, * / ó meu Deus, atendei minha súplica! / – Respondei-me, ó vós, Deus fiel, * / escutai-me por vossa justiça!
= Não chameis vosso servo a juízo, † / pois diante da vossa presença * / não é justo nenhum dos viventes.
– O inimigo persegue a minha alma, * / ele esmaga no chão minha vida / – e me faz habitante das trevas, * / como aqueles que há muito morreram. / – Já em mim o alento se extingue, * / o coração se comprime em meu peito!
= Eu me lembro dos dias de outrora † / e repasso as vossas ações, * / recordando os vossos prodígios. / = Para vós minhas mãos eu estendo; † / minha alma tem sede de vós, * / como a terra sedenta e sem água.
– Escutai-me depressa, Senhor, * / o espírito em mim desfalece! / = Não escondais vossa face de mim! † / Se o fizerdes, já posso contar-me * / entre aqueles que descem à cova!
– Fazei-me cedo sentir vosso amor, * / porque em vós coloquei a esperança! / – Indicai-me o caminho a seguir, * / pois a vós eu elevo a minha alma! / – Libertai-me dos meus inimigos, * / porque sois meu refúgio, Senhor!
– Vossa vontade ensinai-me a cumprir, * / porque sois o meu Deus e Senhor! / – Vosso Espírito bom me dirija * / e me guie por terra bem plana!
– Por vosso nome e por vosso amor * / conservai, renovai minha vida! / – Pela vossa justiça e clemência, * / arrancai a minha alma da angústia!
Glória. Ant. 1. Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!
Ant. 2. O Senhor vai fazer correr a paz como um rio para a nova Sião.
= Alegrai-vos com Sião † / e exultai por sua causa, * / todos vós que a amais; / – tomai parte no seu júbilo, * / todos vós que a lamentais!
= Podereis alimentar-vos, † / saciar-vos com fartura * / com seu leite que consola; / – podereis deliciar-vos * / nas riquezas de sua glória.
= Pois assim fala o Senhor: † / “Vou fazer correr a paz * / para ela como um rio, / – e as riquezas das nações * / qual torrente a transbordar.
= Vós sereis amamentados † / e ao colo carregados * / e afagados com carícias; / – como a mãe consola o filho, * / em Sião vou consolar-vos.
= Tudo isso vós vereis, † / e os vossos corações * / de alegria pulsarão; / – vossos membros, como plantas, * / tomarão novo vigor.
Glória. Ant. 2. O Senhor vai fazer correr a paz como um rio para a nova Sião.
Ant. 3. Cantai ao nosso Deus, porque é suave.
= Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, † / cantai ao nosso Deus, porque é suave: * / ele é digno de louvor, ele o merece!
– O Senhor reconstruiu Jerusalém, * / e os dispersos de Israel juntou de novo; / – ele conforta os corações despedaçados, * / ele enfaixa suas feridas e as cura; / – fixa o número de todas as estrelas * / e chama a cada uma por seu nome.
– É grande e onipotente o nosso Deus, * / seu saber não tem medidas nem limites. / – O Senhor Deus é o amparo dos humildes, * / mas dobra até o chão os que são ímpios. / – Entoai, cantai a Deus ação de graças, * / tocai para o Senhor em vossas harpas!
– Ele reveste todo o céu com densas nuvens, * / e a chuva para a terra ele prepara; / – faz crescer a verde relva sobre os montes * / e as plantas que são úteis para o homem; / – ele dá aos animais seu alimento, * / e ao corvo e aos seus filhotes que o invocam.
– Não é a força do cavalo que lhe agrada, * / nem se deleita com os músculos do homem, / – mas agradam ao Senhor os que o respeitam, * / os que confiam, esperando em seu amor!
Glória. Ant. 3. Cantai ao nosso Deus, porque é suave.
Nós somos, Senhor, teu povo e tua herança. Teus olhos estejam abertos à súplica do teu servo e do teu povo Israel, escutando-nos toda vez que te invocarmos. Pois tu nos separaste para ti como herança dentre todos os povos da terra.
R. Nós somos vosso povo, ó Senhor. * Misericórdia, Senhor, a vós clamamos! R. Nós somos.
V. Curvados sob o peso dos pecados, choramos de tristeza. * Misericórdia. Glória ao Pai. R. Nós somos.
Ant. Quem é sábio brilhará como luz no firmamento; quem ensina à multidão os caminhos da justiça, fulgirá como as estrelas pelos séculos eternos.
Ant. Quem é sábio brilhará como luz no firmamento; quem ensina à multidão os caminhos da justiça, fulgirá como as estrelas pelos séculos eternos.
Celebremos a bondade de Deus, que se revelou em Cristo Jesus. E de todo o coração lhe supliquemos:
R. Lembrai-vos, Senhor, de vossos filhos e filhas!
CONCEDEI-NOS viver mais profundamente o mistério da Igreja; que ela seja para toda a humanidade o sacramento eficaz da salvação. – R.
DEUS, amigo do ser humano, ensinai-nos a trabalhar generosamente para o progresso da civilização, e a buscar em todas as coisas o vosso Reino. – R.
LEVAI-NOS a saciar nossa sede de justiça, na fonte de água viva que nos destes em Cristo. – R.
PERDOAI, Senhor, todos os nossos pecados, e dirigi nossos passos no caminho da justiça e da verdade. – R.
Ó Deus, que levastes vossa Igreja a penetrar mais profundamente nos mistérios da salvação pela catequese de São Cirilo de Jerusalém, concedei-nos, por suas preces, conhecer de tal modo o vosso Filho, que tenhamos a vida em plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar