Ó Cristo, sol de justiça, / brilhai nas trevas da mente. / Com força e luz, reparai / a criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável, / um coração penitente, / que se converta e acolha / o vosso amor paciente.
A penitência transforme / tudo o que em nós há de mal. / É bem maior que o pecado / o vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia, / e tudo então refloresce. / Nós, renascidos na graça, / exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente, / com toda a terra adoramos, / e no perdão renovados / um canto novo cantamos.
Ant. 1. Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; todos os vossos mandamentos são verdade!
– Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! * / Quero cumprir vossa vontade fielmente! / – Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, * / e então eu guardarei vossa Aliança!
– Chego antes que a aurora e vos imploro, * / e espero confiante em vossa lei. / – Os meus olhos antecipam as vigílias, * / para de noite meditar vossa palavra.
– Por vosso amor ouvi atento a minha voz * / e dai-me a vida, como é vossa decisão! / – Meus opressores se aproximam com maldade; * / como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!
– Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; * / todos os vossos mandamentos são verdade! / – Desde criança aprendi vossa Aliança * / que firmastes para sempre, eternamente.
Glória. Ant. 1. Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; todos os vossos mandamentos são verdade!
Ant. 2. Que a vossa Sabedoria, ó Senhor, esteja junto a mim no meu trabalho.
– Deus de meus pais, Senhor bondoso e compassivo, * / vossa Palavra poderosa criou tudo, / – vosso saber o ser humano modelou * / para ser rei da criação que é vossa obra, / – reger o mundo com justiça, paz e ordem, * / e exercer com retidão seu julgamento:
– Dai-me vossa sabedoria, ó Senhor, * / sabedoria que partilha o vosso trono. / – Não me excluais de vossos filhos como indigno: * / sou vosso servo e minha mãe é vossa serva;
– sou homem fraco e de existência muito breve, * / incapaz de discernir o que é justo. / – Até mesmo o mais perfeito dentre os homens * / não é nada, se não tem vosso saber.
– Mas junto a vós, Senhor, está a sabedoria, * / que conhece as vossas obras desde sempre; / = convosco estava ao criardes o universo, † / ela sabe o que agrada a vossos olhos, * / o que é reto e conforme às vossas ordens.
– Enviai-a lá de cima, do alto céu, * / mandai-a vir de vosso trono glorioso, / – para que esteja junto a mim no meu trabalho * / e me ensine o que agrada a vossos olhos! / = Ela, que tudo compreende e tudo sabe, † / há de guiar meus passos todos com prudência, * / com seu poder há de guardar a minha vida.
Glória. Ant. 2. Que a vossa Sabedoria, ó Senhor, esteja junto a mim no meu trabalho.
Ant. 3. O Senhor para sempre é fiel.
– Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, * / povos todos, festejai-o! / – Pois comprovado é seu amor para conosco, * / para sempre ele é fiel!
Glória. Ant. 3. O Senhor para sempre é fiel.
Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. Vinde, debatamos – diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã.
R. O Sangue de Jesus nos purifica, * De todos os nossos erros nos liberta. R. O Sangue.
V. Vinde ver os grandes feitos do Senhor! * De todos. Glória ao Pai. R. O Sangue.
Ant. Baixando o olhar, o publicano batia no peito arrependido, suplicava e pedia humildemente: Ó meu Deus, tende piedade, pois eu sou um pecador!
Ant. Baixando o olhar, o publicano batia no peito arrependido, suplicava e pedia humildemente: Ó meu Deus, tende piedade, pois eu sou um pecador!
Glorifiquemos a Cristo Senhor, que instituiu o batismo para fazer de nós criaturas novas e nos preparou a mesa de sua Palavra e de seu Corpo; rezemos confiantes:
R. Renovai-nos, Senhor, com a vossa graça!
JESUS, manso e humilde de coração, revesti-nos de sentimentos de misericórdia, mansidão e humildade e tornai-nos pacientes e compreensivos para com todos. – R.
ENSINAI-NOS a ajudar os pobres e sofredores e assim vos imitarmos, ó Bom Samaritano da humanidade. – R.
A SANTA Virgem Maria, vossa Mãe, interceda por todas aquelas que se consagraram ao vosso serviço, para que se dediquem cada vez melhor ao bem da Igreja. – R.
CONCEDEI-NOS a vossa misericórdia e fazei-nos experimentar a alegria do vosso perdão. – R.
Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria os seus frutos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar