Lançamento da PAULUS enfoca o brincar e aprender | Paulus Editora

Notícias

14/10/2014

Lançamento da PAULUS enfoca o brincar e aprender

Por Imprensa

P1120180

A partir da esquerda os professores, Ricardo Nakamura, Gilson Schwartz e Davi de Oliveira Lemes

Como os games podem ajudar no processo de aprendizagem? Quais podem ser utilizados? Como brincar e aprender? Lançamento do livro Brinco, logo aprendo trouxe alunos, professores e interessados no tema.

O livro Brinco, logo aprendo foi o assunto em debate na Livraria Cultura, em São Paulo (SP), no último dia 13 de outubro, com a presença do autor Gilson Schwartz. O tema rendeu uma discussão sobre a utilização dos games em sala de aula, com os professores David de Oliveira Lemes, do Instituto Europeo di Design (IED Brasil) e chefe do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Ricardo Nakamura da Escola Politécnica (USP), especialista em games.

De acordo com o professor Gilson, “Assim como a Educomunicação, o livro abre caminhos para a Edugamificação”, termo utilizado pelo autor para o uso das novas tecnologias, como ferramentas no processo de aprendizagem, e como os jogos podem estimular a criatividade e a parte técnica dos alunos.  Segundo Schwartz, a ideia é inovar o mercado brasileiro, pelo viés filosófico, pedagógico, e tecnológico. Dessa forma propõe aos educadores novos meios para a educação.

Já para o Professor Ricardo Nakamura, “A obra permite o diálogo crítico dos jogos, que podem ser envolvidos em outras áreas”. Para o professor Davi, “O assunto traz um novo olhar para o mercado educacional, o que é gratificante, além de provocar nos alunos a criação de jogos em termos de relevância social”. Tal observação também foi o diferencial para Iara Liberato Bastos, professora de Ensino Fundamental, que participou do debate: “O livro convida a repensarmos o modelo de aprendizagem, professores e alunos, como construtores de uma nova realidade, capazes de atuar na história de forma cidadã, utilizando as novas tecnologias”.