Lançamento da obra Estratégias do Olhar Fotográfico | Paulus Editora

Notícias

30/03/2015

Lançamento da obra Estratégias do Olhar Fotográfico

Por Imprensa

DSC_0072 ALTA

Na última sexta-feira (27/03), a PAULUS Editora em parceria com a Livraria Martins Fontes, realizou o lançamento da obra Estratégias do olhar fotográfico, de autoria do professor Adriano Miranda. Desta vez o evento contou com a presença de inúmeros interessados e atraiu a atenção de muitos estudantes de fotografia, que prestigiaram o encontro.

Para o anfitrião da noite, o professor Adriano Miranda, o diferencial da obra não está na parte teórica. Segundo ele, os livros de fotografia possuem a característica de serem livros técnicos, e a técnica fotográfica sempre está em primeiro plano. A partir desse pensamento, a obra se difere por se tratar de um livro sobre a linguagem fotográfica, o que para ele, é parte da comunicação visual, que vem desde a arte do design. Adriano explica que se trata de princípios do design aplicados para fotografia. Por esse motivo o autor prefere utilizar o termo linguagem fotográfica.

A obra faz parte da coleção Cadernos de Comunicação e surgiu pela necessidade existente sobre um conteúdo voltado para a linguagem e não apenas para a técnica da fotografia. O livro pressupõe que o leitor já conheça um pouco das técnicas básicas de uma câmera. Segundo o autor, a proposta inovadora está nos exercícios, temas fundamentais do design da fotografia. O leitor encontrará exercícios desenvolvidos em sala de aula durante 15 anos de experiência. Fotógrafo desde o quatorze anos de idade, na época da câmera analógica, Adriano Miranda sempre se dedicou à paixão pela fotografia. Após realizar uma série de cursos de formação na área fotográfica, passou a observar a técnica como algo muito rígido, ao mesmo tempo que também descobriu as inúmeras coisas que se podia ver e sentir por meio de uma foto.

“Sou formado em Rádio e TV e sempre trabalhei com foto publicitária, foto jornalística, editoração de revista, tendo a imagem como foco principal. Dessa forma, acredito que a fotografia é sempre uma boa companhia, seja a de viagem e registro”. Em depoimento, o autor sempre orienta os seus alunos sobre a importância de criar afinidade com a fotografia. Para ele, fotografia é prática e, por meio de sua obra, é possível desenvolver o olhar de forma estratégica, descobrir caminhos para se pensar a imagem.

Para o estudante de fotografia Lucas Tavares, o livro se mostra como um manual de pesquisa, pois, entre outros, ensina como o olhar é a principal ferramenta para produção de fotos e também explica técnicas iniciais de apuração do olhar para domínio da câmera. “Sou uma pessoa muito sensível e sofro muita influência do ambiente que me rodeia, e tento filtrar isso e transformar em fotografia”. Para o estudante a imagem transmite o pensamento do autor, e a obra revela toda dinâmica e forma de capturar a imagem. Lucas define a obra como leitura indispensável.
Já para Gabriel Grisoli, estudante do terceiro semestre de fotografia, por meio dos exercícios é possível entender melhor o olhar fotográfico, e assim valorizar a imagem. Para ele, o registro bem elaborado pode transmitir gamas de sentimentos e emoções.

Em suma esse é o objetivo da obra Estratégias do olhar fotográfico: despertar o interesse de alunos, fotógrafos experientes e amadores, para uma nova visão que vai além da imagem, o que possibilita descobrir códigos e estratégias. Dessa forma o leitor terá em mãos uma caixa de ferramentas, que poderá auxiliar no processo criativo, que depende também do repertório e elementos que o fotógrafo possui.