Lançamento da obra Bento XVI, a Igreja Católica e o “Espírito da Modernidade” acontece em Salvador | Paulus Editora

Notícias

17/04/2018

Lançamento da obra Bento XVI, a Igreja Católica e o “Espírito da Modernidade” acontece em Salvador

Por Imprensa

Na sexta-feira (13), a PAULUS Livraria de Salvador promoveu o lançamento do livro Bento XVI, a Igreja Católica e o “Espírito da Modernidade”, de Rudy Albino de Assunção. Os presentes participaram de uma missa celebrada pelo Pe. Charles Assis e, em seguida, de um bate-papo com o autor da obra.

A livraria recebeu diversos sacerdotes, religiosos, seminaristas e estudiosos do pensamento do papa emérito Bento XVI para prestigiar o evento de lançamento. Rudy Albino, doutor em Sociologia Política, reconhecido como um dos principais especialistas do pensamento do teólogo Joseph Ratzinger, apresentou a obra e contou sobre seu processo de produção.

Segundo o autor, o livro nasce a partir da seguinte questão: para Ratzinger, a palavra modernidade fere ainda os ouvidos da Igreja? Afinal, Igreja e modernidade são duas realidades colocadas habitualmente em oposição. Em outras palavras, a obra constitui uma impressionante sociologia do catolicismo, em perspectiva global.

O estudo vem recebendo repercussão internacional, além de chamar a atenção do próprio pontífice. Ele é fruto da tese de doutorado do autor e oferece um poderoso exame sociológico da teoria da modernidade, não apenas do teólogo que se tornou papa, mas do papa que nunca deixou de ser teólogo. Assunção alicerça seu estudo no principal recurso analítico da sociologia da religião de orientação weberiana: a secularização. Ele mostra que a teoria weberiana é bidimensional e contempla tanto os processos de ruptura como os de continuidade entre cristandade e modernidade.