José Antônio Maria Ibiapina será proclamado venerável | Paulus Editora

Notícias

31/03/2025

José Antônio Maria Ibiapina será proclamado venerável

Por Imprensa

Nesta segunda-feira, 31, o Vaticano divulgou o decreto que autoriza a proclamação do Padre José Antônio Maria Ibiapina como venerável.

Nascido em Sobral, no estado do Ceará, em 5 de agosto de 1806, Ibiapina iniciou sua vocação no seminário de Olinda (PE) em 1823, mas o processo formativo foi interrompido três meses depois, em razão do falecimento de sua mãe.

LEIA TAMBÉM

Após dedicar-se ao estudo de Direito, foi eleito para o Parlamento Nacional e chegou a presidir a Comissão de Justiça Criminal. Em 1835, apresentou um projeto de lei para proibir o desembarque de escravos africanos no Brasil.

Sua carreira judicial chegou ao fim em 1850, quando decidiu seguir a vida religiosa, sendo ordenado sacerdote em 1853. Padre José Antônio Maria Ibiapina dedicou sua vida aos mais pobres e marginalizados, sendo conhecido como o “peregrino da caridade”.

Nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, fundou diversas casas de acolhimento, além de promover assistência à saúde, educação e cultura. Também organizou missões para a construção de igrejas, capelas, hospitais e orfanatos.

Em 1875, Padre José foi diagnosticado com paralisia progressiva dos membros inferiores, o que o fez se locomover em cadeira de rodas. O sacerdote faleceu em 19 de fevereiro de 1883, aos 75 anos.

Com a publicação do decreto em 31 de março, Padre Ibiapina se junta a mais de 30 veneráveis brasileiros, sendo reconhecido por seu testemunho de fé e caridade.