Celebrado em 30 de janeiro, o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos resgata a publicação da primeira HQ no Brasil: o periódico Vida Fluminense, que trouxe a edição de “As Aventuras de Nhô Quim”, a primeira história em quadrinhos brasileira.
A origem das histórias em quadrinhos remonta ao final do século XIX. Nelas, as aventuras vividas pelos personagens são contadas não apenas com palavras, mas também com desenhos que complementam a narrativa.
Diferentemente de um livro de ilustrações, as histórias em quadrinhos contam com um elemento gráfico chamado HQ, que divide a história em pequenos quadros no papel. Assim, a trama é contada quadro por quadro.
A coleção Percursos, da PAULUS Editora, apresenta a vida de importantes nomes da Igreja Católica por meio desse gênero literário divertido. Confira:
O Evangelho de Jesus Cristo – Em Quadrinhos
A finalidade desta obra é encorajar o maior número possível de pessoas a abrir, ler ou reler os Evangelhos. O objetivo é proporcionar um acesso mais fácil e imersivo ao texto sagrado. Vivemos uma época em que a história bíblica e os símbolos cristãos não são mais amplamente conhecidos pelo grande público e, muitas vezes, parecem, especialmente para os jovens, totalmente herméticos e incompreensíveis. Olivier Drion, autor e ilustrador, propõe “re-apresentar” os Evangelhos de Jesus Cristo em quadrinhos, de forma que possam ser cada vez mais vividos e compreendidos em nosso tempo. Saiba mais.
A vida do beato Carlo Acutis em quadrinhos traz um prefácio de Antônia Acutis, sua mãe, que descreve seu filho como um menino que “soube aceitar o convite feito por São João Paulo II, por ocasião de sua eleição como papa, de ‘abrir as portas a Cristo e não ter medo’”. Escrito em uma linguagem jovem e ricamente ilustrado, este emocionante quadrinho narra os principais momentos da vida de Carlo Acutis, da infância à adolescência. Nas palavras de sua mãe: “Ao ler este livro, você verá como o exemplo de Carlo é mais fácil de ser seguido do que pensamos […] Carlo dizia que, quando permitimos que Deus entre em nossa vida, ela é transfigurada e ‘divinizada’”. Saiba mais.
Vida de São Luís Maria Grignion de Montfort – O Apóstolo de Maria
A vida de São Luís Maria Grignion de Montfort em quadrinhos, com texto de Coline Dupuy e ilustrações de Emmanuel Cerisier, tem como ponto de partida a grande descoberta feita pelo então superior geral da Companhia de Maria. Ele encontrou, enterrado em um baú, os manuscritos do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria, a obra mais importante do apóstolo de Maria, muitas décadas após sua morte. A autora soube, de maneira cativante, sintetizar os principais eventos da vida de São Luís Maria Grignion de Montfort, que, em seu zelo apostólico e amor à Virgem Santíssima, foi muitas vezes incompreendido pelas autoridades da Igreja da época. Saiba mais.
A vida de Santa Joana d’Arc em quadrinhos narra a saga da heroína e padroeira da França: desde o momento em que, ainda menina, foi chamada por Deus para libertar a França dos invasores ingleses, até o martírio em Rouen, resultado de um processo forjado pelos invasores ingleses e seus aliados borgonheses, com a ajuda de um bispo corrupto. Ricamente ilustrado e baseado no romance histórico de Philippe de Villiers, o livro conta, em forma de confissão, as peripécias de uma epopeia na qual a Donzela de Orléans não liderou apenas um exército de homens, mas também um exército de anjos. Joana d’Arc é uma prova histórica de que “Deus escolheu o que é fraqueza no mundo para confundir o que é forte” (1Cor 1,27). Saiba mais.