A última etapa da história de Israel, do Antigo ou Primeiro Testamento, é marcada pela presença dos romanos. De 167 a 63 AC, Israel teve um período de certa autonomia política com os Macabeus. Nesse período tiveram destaque principalmente Jônatas e João Hircano, que conseguiram estender o domínio israelita sobre o território das tribos antigas. Mas o Império Romano, aos poucos, vai chegando e tomando conta.
Em 63 AC, Pompeu (63-48 AC) invade e toma Jerusalém. Inicia-se assim a dominação romana, que se estenderá além do “período bíblico”, o qual termina nos inícios do 2º século da era cristã, quando a Bíblia praticamente fica concluída.
Nesse período, temos diversos reis que foram se sucedendo no comando do império. Depois de Pompeu, toma posse Júlio César (48-44 AC) que nomeou procuradores para cuidar da Palestina. A seguir toma posse Antônio (41-30 AC) que nomeou Herodes governador da Galileia e da Pereia. Por fim, o próprio Herodes (37-4 AC) foi nomeado pelo senado romano rei da Judeia e fica até depois o nascimento de Jesus, que se deu por volta do ano 5 AC.
O rei Herodes estendeu seu poder além da Judeia. Seu governo foi extremamente repressor, era o braço forte do imperador Augusto de Roma. Logo que assumiu o comando, elimina os opositores e ele próprio nomeia os sumos sacerdotes. Instrumento político dos romanos, encarna o espírito helenista.
Governou de forma bastante ambígua: dizia-se seguidor das tradições religiosas judaicas, ao mesmo tempo que defendia os interesses de Roma.
Além de político perverso e opressor, Herodes é visto também como grande construtor. Em Jerusalém, construiu seu palácio, a torre Antônia e reconstruiu o templo. Além disso, na Palestina, construiu a fortaleza de Massada, o próprio mausoléu onde foi enterrado e a cidade de Cesareia marítima em homenagem a César, além de ginásios e outras cidades. Todos esses gastos acabaram caindo sobre o povo, com a cobrança de pesados impostos. Foi considerado maior chefe da nação judaica, depois de Davi e Salomão.
Durante os anos de dominação romana antes da era cristã, o Antigo Testamento ficou concluído. Nesse período é escrito o livro da Sabedoria, último do Primeiro Testamento e nada mais será incluído. O livro da Sabedoria foi escrito provavelmente pelo ano 30 AC, em Alexandria. Por causa da influência grega, apresenta a visão dualista de alma e corpo e faz uma reflexão sobre a sabedoria. Tem como destinatários principais: os governantes, para que ajam com justiça; os sábios gregos, para que conheçam a sabedoria de Israel; os jovens judeus, para que se mantenham na fé e na tradição do seu povo.
A contextualização histórica é de suma importância para estudarmos e entendermos melhor a palavra. Agora, sugiro entrelaçar mais claramente o momento histórico e social não só da região, do povo, do sistema político, etc, mas da cultura, costumes destes povos, especialmente dos autores dos textos bíblicos, pelo menos os principais. Parabéns pelo texto muito esclarecedor, e que outros sejam feitos para dar linearidade narrativa-histórica.
Muito bom todo esse conhecimento lindo unindo a hitória geral da humanidade,com a nossa historia religiosa e crista.
Sempre tive dúvidas a respeito da profecia de Daniel 7:25, a IASD prega que ela se cumpriu com o papa ao estabelecer o domingo como dia de descanso dos cristãos (ele cuidará de mudar os tempos). Não vejo o menor sentido para tal interpretação, pois se tempos significa ANOS não pode simplesmente ser transformado em "dias" no caso Sábado/Domingo. Lendo esse artigo concluí que a tal "mudança dos tempos" se deu com a invasão romana na Palestina, mais precisamente no reinado de Julio Cesar quando introduziu no território ocupado o Calendário Juliano. Aí sim, a meu ver, houve uma literal mudança dos tempos, uma vez que alterou substancialmente a forma de contagem dos anos que até então era através do calendário judaico. Gostaria de obter a opinião de outros internautas a esse respeito.
Muito bom ficou bem claro
Aprendi muito gostei da história muito esclarecedora. .
Fenomenal
Muito rica exposição.
...de onde depreende-se que Jesus o cristo nasceu 4 anos antes de seu nascimento, data oficialmente divulgada pela representante única e legal (na época). Interessante..! É fácil supor que Jesus, o cristo, não morreu com 33 anos de idade e sim com 37 anos (se é que existiu). Devo confessar que sempre me incomodou imaginar "a folga" de um povo cruelmente escravizado (passaram 40 anos construindo) ter tempo para sermões e passeios; e ainda esse aspecto tão encantador que envolvia centuriões e governantes de "altíssima patente" de um império tão carniceiro. Desculpem-me, é que está tão óbvio...
Gostei muito, texto esclarecedor, sobre o berço da história da salvação. I
como funciona as datas da epoca nao entedi
como funciona as datas da epoca nao entedi. abrigado
Esse texto despertou em mim desejo de conhecer mais sobre história em especial a de Israel... Aprender sempre adquirir conhecimento é necessário pra quem deseja ser um bom pregador da palavra de Deus.
Nunca lí tanta besteira . Eu entendo que é uma visão católica , portanto destorcida da realidade . O povo judeu foi oprimido por Roma , sofreram o diabo nas mãos dos romanos e não esquecendo que forma os romanos quem escarneceram de Jesus Cristo , cuspindo em seu rosto e batendo sem dó .
gostei tambem muito do texto. Faz um resumo claro da historia dos judeus.
Muito esclarecedor tirei minhas dúvidas de como Jerusalém ficou debaixo dos domínios romanos
Grande reflexão apresentada aos leitores. Um percurso bastante curioso para aqueles que pretendem saber mais da história do Cristianismo. Depois que li este post, e comparando com outros textos lidos antes, muita coisa consegui co-relacionar e outras ainda constituem dúvidas. Sobre a Conversão do império Romano ao Cristianismo; Que consequências teve essa conversão do império ao cristianismo, sabendo pois que a Política e a Religião não partilham os mesmo ideias? O quê o Império trouxe ao cristianismo? Que raízes da religião foi quebrada com essa nova etapa do cristianismo misturado com a Política?
Bem.muito bom
Muito bom o texto.
sou completamente apaixonado por historia e gostei muito !!! abraco.
INteressante, mas surgiu uma dúvida: " Herodes nomeado rei da Jdeia e fica até depois o nascimento de Jesus, que se deu por volta do ano 5 AC." Se fica depois do nascimento de Jesus, como pode ter saido em 5AC? S
Uma observação, o ultimo livro escrito antes da era crista foi do profeta Malaquias que leva o seu nome, entre o ulltimo livro do velho testamento e o novo, houve um periodo de 400 anos que Deus não falou com seu povo devido a sua rebeldia, por isso foi dominado por diversos povos, incluindo os romanos que estava dominando no perido de nascimento e morte do Senhor Jesus, os supostos livros que falam que existe antes do nascimento de Jesus, não foram aceitos pelos cristãos que juntaram os livros para criar a biblia por haver erros em fatos relatados, coisa que nos livros da biblia não tem
Muito bem elaborada a explicação, ficou claro o queria entender.
Gostei muito, tirou_me muitas dúvidas
Werley Leite Muito bom, como você sintetizou, o periodo da Dominação Romana em Israel, principalmente quando você expõe a tirania do Governo de Herodes, pois é justamente com a morte de seu pai (Antipater), que se cogita um novo Rei em Israel, e, é justamente quem é aclamado pelo povo que sempre trai.
muito instrutivo parabens !!!
muito instrutivo parabens !!!
muito bom,,, top
muito bom,,, top
Eu acho que se o mundo parasse pra ver, todos os dias, o sol nascendo ele descobriria que não somos daqui.
Linda história, agora dei conta porque os sacedorte, tinha ciume com jesus. mair erro dos sacedorte era seguir vida relegioso e vida política isto não enquadra vida espiritual, é por isso que jesus lhes chuvalhava os sacedorte curruptores com parabólas.
Bom dia ! A livro de mais detalhados das outras períodos ? Como posso adquirir? Pessoal mente LINHARES E.S?
Bom dia ! A livro de mais detalhados das outras períodos ? Como posso adquirir? Pessoalmente LINHARES E.S?
Pompeu e Júlio César não foram reis ou imperadores... Era a República. Não faz menção ao auxílio que os Macabeus solicitaram à Roma, confirmado em duas ocasiões pelo Senado, portanto na República, e no livro de Macabeus.
Arquimedes rio de janeiro 20/10 2019 muito bom
O espião Santo continua usando pessoas pra nós ajudar nas palavras de Deus. Jesus falou que isso iria acontecer, e estar acontecendo hoje , usando está pessoa pra nós abençoa. Muito obrigado por me esclarecer a palavra de Deus na minha vida. Que Deus te abençoe homem de Deus. Me ajudou de mais.
A história do povo revelando a história na sua Íntegra.Parabens ao nobre comentarista, eu aprendi muito..Pr.Jurandir P.Nunes
É doloroso saber que a humanidade sofreu e ainda sofre perseguições políticas!! INFELIZMENTE NADA MUDOU!
Está claro
Está claro. Valeu
Tenho uma dúvida, quando terminou o domínio romano ao povo judeu? Compreendi que iniciou no ao 63 aC quando o general romano Pompeu invadiu Israel. Mas quando esse domínio deixou de existir?
Por gentileza gostaria de ser esclarecido, pois tenho uma dúvida. Quando foi, em que ano da nossa era Israel deixou de ser dominado pelos romanos.
Augustus é um HERÓI!!
Parabéns pelo esclarecimento, aprendi muito.
"Antigo testamento" , "primeiro tratamento " são formas pejorativas de tratar a Bíblia Hebraica , que é composta de Torah e Tanach e totalmente independente da Bíblia Cristã. O Judaísmo não necessita nem possui qualquer vínculo com a Bíblia Cristã, portanto esta nomenclatura "antigo testamento" é desrespeitosa.
Gostaria te entender melhor a respeito da história da bíblia, porém essas respostas que eles oferecem, guardam verdades que eu gostaria de saber.. Quero uma história mais clara com uma visão histórica mas crítica e ética!