Como vimos no artigo anterior, o período persa pode ser divido em duas fazes: primeira (538-445), que já vimos; segunda (445-333) quando sobressaem os projetos de Neemias e Esdras, sobre os quais falaremos aqui.
Neemias e Esdras tiveram papel fundamental no pós-exílio.
Os livros homônimos trazem relatos sobre a vida e a organização do povo judeu na volta do exílio. São importantes fontes históricas sobre o processo de reorganização e recuperação da comunidade judaica por volta de 520 a 400 AC.
As atividades de Neemias e Esdras abrangem desde a organização da política, da sociedade e da religião. Para isso convocam uma assembleia para que o povo também se sinta responsável e participe dessa organização.
Os sacerdotes, que desempenharam papel importante durante o exílio e no primeiro período do pós-exílio, começam a perder a importância. Já não eram os únicos a opinar sobre questões religiosas. Muitas lideranças leigas assumem a tarefa de estudar e interpretar a torá (Pentateuco) e assim “colocar” a Bíblia nas mãos do povo.
Por volta de 445 AC, Neemias, descendente de uma família de deportados, vem a Jerusalém com a autorização do rei persa para colocar a casa em ordem.
A primeira tarefa de Neemias foi a reconstrução dos muros da cidade para protegê-la dos vizinhos intrusos.
Tarefa nada fácil, pois houve resistências internas e externas, e Judá encontrava-se dividida entre ricos exploradores e pobres despojados. Além disso, havia certo sincretismo religioso por causa do casamento com mulheres estrangeiras. Mesmo diante dessas dificuldades, Neemias não desanimou e em pouco tempo conseguiu reconstruir as muralhas. Depois de doze anos atuando em Jerusalém, voltou para a Babilônia. Mais tarde retorna a Jerusalém com a tarefa de continuar organizando a comunidade.
Esdras, sacerdote e escriba, procedente da corte persa vem a Jerusalém para dar continuidade ao trabalho de Neemias e resolver certos problemas religiosos. Junto com ele, trouxe donativos régios no templo e celebrou o sacrifício dos repatriados. É considerado o promotor da lei, do templo e do culto.
Algumas de suas decisões: proibição de casamento com mulheres estrangeiras, separação de quem estivesse casado com elas e sua expulsão da comunidade. Ele é o “homem do livro” na época em que Israel passa a ser o “povo do livro”, pois, nessa época, visto que a voz dos profetas está cada vez mais escassa, cresce o prestígio dos escritos, que passam a se chamar “palavra de Deus”.
Neemias e Esdras foram bastante habilidosos em lidar com questões práticas e concretas. Unindo esforços, os dois contribuíram para “consolidar as bases sociais e religiosas judaicas” após o exílio.
Bom dia . Será que não está equivocado relativamente as Datas Esdras volta do Cativeiro pelo decreto de Ciro Es 1:1 no primeiro ano do seu reinado (reinado de Ciro) após conquista de Babilônia Profetizado por Isaias 48:28 e 45:1 profecia esta feita a 150 anos antes de seu nascimento.Provavelmente por Intermédio de Daniel (Dn 9:1)ficou sabendo sobre esta profecia a seu respeito. Já Neemias volta a Jeruzalem no ano 20} do Rei Ataxerxes conf Nm 2:1 Pela Cronologia históricas dos Reis dos antigos impérios fica praticamente improvável a hiptese de Neemias´ter voltado antes de Esdras como o Srº coloca que Esdras veio dar continuidade ao Trabalho de Neemias . Creio que a situação esta invertida
Concordo plenamente com o colega Antônio. Por isso que quando nós formos estudar em algumas fontes na Internet, devemos comparar com outras também, e comparadas com a fonte principal nesse casa a biblia. Más também gostaria de falar que o comentário do colega Nilo, também contribuiu para o nosso conhecimento dessa belíssima história do povo de Deus nesse período pós exílio. Até porque ninguém sabe de tudo, trocamos conhecimentos um com o outro e crescemos juntos. E Esso é o bom da vida. Um forte abraço a todos.
Vdd irmãos, ninguém sabe de tudo, crescemos assim errando e acertando, acertando e errando, agora cabe a cada um aceitar com humildade de Cristo.
e para nos que estamos buscando conhecimento....qual caminho seguir...qual a verdade
Alguem me explica Atos 2:38
bom dia vdd nesta lista de esd 1.1 so estão os q voltaram com zorobabel e josue esta e a a primeira lista dos q voltaram esdras vei na segunda comitiva dos q voltaram tambem o irmão antonio na esta correto na sua colocação de esdras
ha sempre uma pedrinha no caminho. cabe a cada um de nós, com a sabedoria dada por Deus, edificar usando-as. Nunca ignorando-as para que ninguém venha tropeçar! História é historia, ninguém pode mudar. Ha sempre alguém que sabe mais um pouco, e coopera para o nosso aprendizado!
Gostaria de saber com mais precisão ? Ficou um pouco confuso.
Esdras chegou em jerusalem em 457 a.c e Neemias chegou em 444 a.c permanecendo ate 432 a.c , quando voltou para Persia e retornando em 430 a.c , nasceu provavelmente em 480 a.c e morreu em 413 a.c , provavelmente ..
Ameitudo obrigada a todos vcs
pelo que vi esdras voltou no reinado de artaxerxes vejam esdras CAP 8
Realmente Esdras chegou para construir a cidade de Jerusalém e os muros e depois Neemias vêm para reconstruir o que tinha sido construído por Esdras.
Boa tarde. Essa foi a segunda vez que Esdras foi para Jerusalém, sendo essa no reinado de Artaxerxes, e na primeira vez foi na época do reinado de Ciro. Primeiramente foi Esdras e construiu o templo e depois veio Neemias e contruiu os muros e eles foram contemporâneos, e o autor de Esdras e Neemias a maioria das correntes Teológicas apontam para o autor Esdras. Paz de Deus!
Os eventos de Esdras cobrem um período um pouco maior do que 80 anos e caem em dois segmentos distintos. O primeiro (caps.1-6) cobre um período de cerca de 23 anos e tem como tema o primeiro grupo que retorna do exílio sob Zorobabel e a reconstrução do templo. Depois de mais de 60 anos de cativeiro babilônico, Deus desperta o coração do regente da Babilônia, o rei Ciro da Pérsia, para publicar um édito que dizia que todo judeu que assim desejasse poderia retornar pra Jerusalém a fim de reconstruir o templo e a cidade. Um grupo de fiéis responde e partiu em 538 aC sob a liderança de Zorobabel. A construção do templo é iniciada, mas a oposição dos habitantes não judeus desencoraja o povo, e a obra é interrompida. Deus, então, levanta os ministério proféticos de Ageu e Zacarias, que chamam o povo para completar a obra. Embora bem menos esplêndido que o templo anterior, o de Salomão, o novo templo é completado e dedicado em 515 aC. Aproximadamente 60 anos depois (458aC), outro grupo de exilados volta para Jerusalém liderados por Esdras (caps. 7-10). São enviados pelo rei persa Ataxerxes, com somas adicionais de dinheiro e valores para intensificar o culto no templo. Esdras também é comissionado para apontar líderes em Jerusalém para supervisionar o povo. Já em Jerusalém, Esdras assumiu o ministério de reformador espiritual, o que deve ter durado cerca de um ano. Depois disso, viveu, provavelmente, com um influente cidadão até à época de Neemias. Sacerdote dedicado, Esdras encontra um Israel que tinha adotado muitas das práticas dos habitantes pagãos; ele chama Israel ao arrependimento e a uma renovada submissão à Lei, ao ponto do divórcio de suas esposas pagãs. Conteúdo
Bom dia. Alguém sabe a data exata que Jerusalém foi totalmente reconstruida? Por que eu saberia a data em que Neemias e Esdras foram para lá começar o trabalho no templo e nas muralhas, mas não a data final desses serviços. Alguém saberia me informar?
O Senhor julgou severamente os pecados de Israel e Judá, por causa da idolatria, e do abandono em seguir os mandamentos do Senhor, acontecendo a primeira grande dispersão do povo. Quando o Senhor Jesus veio, eles ainda não tinham se recuperado. Veio Neemias, Zorobabel e Esdras,. Mas não vemos relatos concretos de restauração da adoração a Deus. Vemos o período dos Macabeus; nascem os Fariseus, Saduceus, escribas, e quando Jesus vem, o povo estava lutando para tentar voltar a seguir o Senhor, e a liderança Judaica estava totalmente caída. A palavra nos diz que o Senhor não irá destruir a humanidade, como tudo indica que aconteceu antes da criação adâmica, e depois, em Noé, mas o Senhor Jesus vem restaurar todas as coisas junto com a Igreja. O Senhor nos ajude a prosseguir.
Geraldo certo fabio
Há uma certeza. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Deus é mistério e se é mistério não é dado a conhecer plenamente, já que somos humanos limitados. A fé é a nossa maior riqueza. Busque, não desanimes!
"...durante o reinado de Artaxerxes, rei da Persia, vivia um homem chamado Esdras..." Es 7:1 / "Esdras chegou a Jerusalem no quinto mês do setimo ano desse reinado" Es 7:8
"No mes de nisa do vigesimo ano do rei Artaxerxes... Deus estava sobre mim, o rei atendeu os meus pedidos" Ne 2:1-8
Gostaria de receber mas historias da palavra de deus
acredito que na tentativa de corrigir o artigo alguns dos irmãos se equivocaram segundo as datas pois no livro de Esdras capitulo 2 Esdras faz menção da ida de Neemias para jerusalém e o mesmo livro só faz menção da ida de Esdras no capitulo 8 deste modo tudo leva a crer que o artigo deve está correto
Oii pessoal é isto ae, um pouco aqui um pouco la e crescemos no conhecimento . Como disse a Katia "amei tudo" RSS . Não esquecendo de assuntos "coluna na bíblia " como a salvação OK ! O demais vamos estudando a cada dia . André 31.9.9292.1026
Essa história está invertida ..Esdras ja estava em Jerusalém quando Neemias chegou para a reconstrução dos muros...eles foram contemporâneos por algum tempo..
Os muros foram reconstruídos , e depois recontruiram o Templo??? Preciso tirar essa dúvida!!!
Eu quero saber se o Muro foi reconstruído primeiro do que o Templo. Neemias reconstruiu os Muros Em Esdras fala da reconstrução do templo. Qual foi reconstruído primeiro???
Muito catedrático as opiniões e respeitosas crescemos juntos sem demostrações de íntima sabedoria os elementos nosso ajudaram a entender muito
Parabéns aos desmamados.... estamos participando de uma época em que boa parte dos religiosos não utilizam senso critico.
**Antonio Degasperi** na verdade existe sim um debate a respeito da data que o sacerdote Esdras volta. Esse tema envolve os mais notáveis acadêmicos. Essa "referencia" de sua volta antes de Neemias no contexto histórico fica difícil de entender. Não estou dizendo que Neemias veio antes ou depois de Esdras mas apenas que existe hoje a opção de acreditar nessa possibilidade.
Irmão Messias, essa é uma questão bastante discutida, sobre a relação entre o ministério de Neemias e Esdras, no caso, para se determinar quem chegou primeiro a Jerusalém. A tradição sempre afirmou que Esdras foi o primeiro a chegar, mas algumas interpretações modernas tentaram contestar essa afirmação invertendo essa ordem. De qualquer modo, o conteúdo do livro de Neemias aponta para a sugestão mais tradicional, e é amplamente aceito que Esdras foi o primeiro a chegar. Neemias e Esdras aparecem juntos em algumas ocasiões, como na leitura da Lei e a dedicação do muro da cidade (Ne 8:9; 12:26,36), no entanto, tudo isso são suposições, pois existem alguns assuntos bíblicos que não são revelados a nós.
Após o exílio de 70 anos em Babilônia, o povo de Deus teve permissão de Ciro "o grande" para retornar a Jerusalém em 537 / 536 a.C. Este PRIMEIRO GRUPO com aproximadamente 50 mil judeus, foi liderado por Zorobabel e Jesua e tinha por objetivo principal aa construção ou reconstrução do templo que estava inteiramente destruído, desde que Nabucodonosor invadiu o reino de Judá. O SEGUNDO GRUPO (Aprox. 6 mil judeus) volta para Jerusalém sob a liderança de ESDRAS, o escriba, da linhagem de Arão, que tinha por missão restaurar os trabalhos do Templo bem como a reorganização política, social e religiosa do povo hebreu. Restaurar a identidade do povo hebreu como povo de Deus. O decreto é de Artaxerxes I no ano 457 a.C. (quando tem início também o longo período profético de 2300 dias, de Daniel) O TERCEIRO GRUPO volta sob a liderança de NEEMIAS, que era copeiro do rei mas também um grande líder e administrador, com a missão de reconstruir os muros de Jerusalém e mais tarde a cidade e tirar o povo mais pobre da miséria em que se encontrava. O retorno deste terceiro grupo se deu também por ordem de Artaxerxes I, em 444 a.C. Esta é, bem resumidamente, a sequência cronológica dos eventos.
Muito boa tarde irmãos, foi muito bom, ter lido todos os comentários, é mesmo,assim, a palavra de Deus, é pra ser partilhada. Deus nos abençoe..
Pelo que já pesquisei sobre Esdras, alguns teólogos dizem não ser o mesmo de quase 70 anos depois. Mas, concordo que é válida a intenção de repassar aquilo que sabemos. Isto me agrada. Debater sobre um fato tão importante. Agradeço a os amigos pela vossa colaboração. Deixo meu abraço cristão.
I. Retorno de Babilônia a Jerusalém segundo o decreto de Ciro 1. Em 537/536 a.C., Zorobabel e Jesua, sob a direção divina, levaram de volta a Judá o primeiro grupo de israelitas (Ed 1:1-4:5). 2. O templo de Deus em Jerusalém foi reconstruído sob o reinado de diferentes reis estrangeiros (Ed 4:6–6:22). II. Retorno de Babilônia a Jerusalém segundo o decreto de Artaxerxes 1. Em 457 a.C., Esdras, sob a direção divina, levou de volta a Judá o segundo grupo de israelitas (Ed 7:1–8:36). 2. A reforma de Esdras (Ed 9:1–10:44). Estrutura literária de Neemias (simplificada) I. Retorno de Babilônia a Jerusalém segundo cartas de aval do rei Artaxerxes 1. Em 444 a.C., Neemias, sob a direção divina, levou de volta a Judá o terceiro grupo de israelitas (Ne 1:1–2:10). 2. O muro de Jerusalém foi reconstruído (Ne 2:11–7:3). II. Estudo da Palavra de Deus, bem como reavivamento e reforma em Israel 1. Os que retornaram foram contados. Eles se dedicaram a Deus, ao estudo de Sua palavra e a cumprir Sua vontade. Os que voltaram, celebraram a dedicação dos muros de Jerusalém (Ne 7:4–12:47). 2. Reformas finais de Neemias (Ne 13:1-13:31). Familiarize-se com essas estruturas, com os eventos históricos e as datas; melhor ainda, memorize-os. Essas informações evitarão confusão a respeito das três intervenções de Deus em favor de Seu povo para levá-lo de volta a Jerusalém. Além disso, ajudarão você a compreender a mensagem desses dois livros: que o Senhor é fiel e cumpre Suas promessas. Tenha em mente que algumas partes das obras estão escritas de forma temática, não na ordem cronológica (principalmente Esdras 4:6-23).
na minga opinião neemias é o lider profetiprofetizado por miqueias cap 5 e zacarias 9.
para mim neemias foi profetizado por miqueias cap 5 e zacarias 9. duvidas ? me perguntem.
Zorobabel reconstruiu o Templo, Esdras voltou primeiro com o decreto de Ciro, e depois Neemias.
Boa noite .. A paz do nosso Senhor Jesus Cristo. Entendi que: -Entre os anos 586 e 587 a.C os muros de Jerusalém foram ao chão... -Em 458 a.C Esdras vai a Jerusalém (Esdras 7,8) e Neemias vai em 445 a.C. Ou seja: 13 anos depois e não antes como está escrito aí... (Neemias 2,1)
Esdras voltou primeiro e como sacerdote e escriba ( isso e conhecedor das leis ) começa a trabalhar na vida social e religiosa daquele povo outra hora sem rumo e pespequitiva alguma. Depois Neemias veio para reconstruir os muros outrora destruídos,pois aqueles povos estavam a mercê de ataque .
Aos irmãos que discordaram do artigo seria interessante ler Esdras 6 (com observância especial aos versículos 14 ao 16) e o capítulo 7 ( com observância especial aos versículos 1 ao 8). Daí poderão compreender melhor a ordem cronológica. Ao autor Nilo Luza, meus parabéns pela exposição.
exatamente isso esdras vem primeiro neemias vem depois isso é notório porque a missão de esdras é com o altar e com o templo enquanto neemias vem depois com a responsabilidade é objetivo de reconstruir os muros
Interessante. Observo ainda que a história nos mostra que em se tratando de Artaxerxes temos I, ll e lll, a exemplo do rei Dário. Neemias era copeiro de Artaxerxes no Palácio de Susa. Esdras retoma a Jerusalém no ano 7 do reinado de Artaxerxes l e Neemias no ano 20 do reinado do mesmo rei. A cronologia bíblica demonstra isso. (Ed 7.8; Ne 1.1) Por Pb. Fernando Xavier
Bem verdade é que ambos são contemporâneos, provavelmente devem ter iniciado algum projeto talvez, mas isso antes desse retorno. Acredito nessa possibilidade, mas a Bíblia tradicionalmente coloca Esdras antes de Neemias. A verdade é que ambos tiveram papel fundamental na reconstrução principalmente da fé e culto a Deus. É incrível como o povo obedecia e desobedecia logo em seguida. Abolia a idolatria e logo seguinte instaurava, e sempre partia do líder, o escolhido de Deus, realmente todos somos falhos e propícios a repetir as falhas, por isso a graça é tão imerecida !!!!
se tratamento de continuidade da obra de Deus,(1) Zorobabel foi o primeiro a retornar aproximadamente com 50.000 pessoas no ano 538 a.C. E reedificaram o templo que se concluiu 516 a.C. (2)logo após vem Esdras no ano 457 a.C com o intuito de promover a vida espiritual do povo e em motivá - los a obediência à lei de Deus.(3) e o terceiro retorno é o de Neemias no ano 444 a.C. que foi a jerusalém reedificar os muros da cidade
Olá, Esdras era escriba por isso registrou quase todo período do retorno do exílio. Primeiro veio Zorobabel e o sacerdote Josué eles reconstrói o Templo, depois Neemias os Muros (pois quando Neemias chega o templo já está pronto). Só depois vem Esdras no reinado de Artaxerxes.
Na verdade existem duas teorias que conflitam sobre esse assunto: quem voltou primeiro, Esdras ou Neemias? Tudo gira em torno da identidade de Artaxerxes, pois Esdras Cap. 7:8 data a sua viagem no sétimo ano de Artaxerxes (458), enquanto que Neemias Cap 1.1 partiu no vigésimo ano (445), ou seja, treze anos depois. Seguindo essa linha de raciocínio, podemos dizer que Esdras foi primeiro à Jerusalém, Otto Eissfeldt em The Old Testamento: An introduction, defende justamente isso. Mas temos um porém. Pois alguns afirmam que o Artaxerxes de Esdras é o segundo, enquanto que o de Neemias era o primeiro, sendo filho de Assuero. Se os Artaxerxes não são os mesmos, mas são pai e filho, então Neemias voltou primeiro e somente depois Esdras foi. A visão que Neemias foi primeiro tem sido a mais defendida (até onde sei) e é a que eu defendo. Creio que os Artaxerxes são diferentes, de Neemias era o Artaxerxes 1 (o filho de Assuero e pai do Artaxerxes 2, o da época de Esdras).
Gente, as datas contidas no artigo não estão erradas. O nome de Neemias era nome comum entre os judeus. Havia várias pessoas com esse nome. O Neemias que voltou do exílio com Zorobabel não é o mesmo que veio na terceira leva, no reinado de Artarxerxes. Ademais, os anos da era a.C. eram contados de trás para a frente. Esdras voltou para Jerusalém no 7o ano de Artarxerxes. Neemias voltou no vigésimo ano de Artarxerxes.
Gostaria de saber ,quem foi o primeiro a retificar o templo, Neemias, Esdra ou usar o Zorobabel ?houve também um período que parou Qual foi o que veio após para continuar a obra?
De acordo combo maior número de historiadores bíblicos, Esdras chegou a Jerusalém no sétimo ano de Artaxerxes I(Ed 7.8) em 458 a.C. Neemias chegou no vigésimo ano deste mesmo Rei, ou seja, 13 anos depois de Esdras. Após 539 a.C., quando o rei Ciro II da Pérsia havia ocupado a Babilônia, cumprindo a profecia do profeta Jeremias, Ciro faz um decreto libertando e autorizando o povo Judeu a voltar para Jerusalém afim de restaurar o templo de YAHWEH. (Ed 1.1-4) Zorobabel liderou o primeiro regresso (49.897 pessoas) e foi responsável pela restauração do Templo (538-516 a.C) Esdras liderou o segundo regresso de 1.754 pessoas (458-457 a.C.) e foi responsável pela restauração do povo ( Reforma do sacerdócio e do sentido da adoração ao SENHOR ). Neemias foi responsável pela reconstrução das muralhas, reforma civil, renovação da aliança com DEUS, reforma religiosa, renovação da nação e reforma política (445-420 a.C.).
Primeiro veio Esdras e depois Neemias não foi? Pelo meu entendimento concordo com o primeiro comentário mais valeu o conhecimento restante do post
Até onde eu entedi, contrariando a visao dos dois amados irmão di começo dos comentários, Esdras é enviado a Jesrusalem pelo rei Artaxerxes e nao pelo rei Ciro. É mandado no setimo ano do reinado do rei Artaxerxes e nao no primeiro ano do rei Ciro. Se eu estiver errada me corrijam, esse assunto é muito rico.
Amados até onde eu entedi, contrariando a visao dos dois amados irmão di começo dos comentários, Esdras é enviado a Jesrusalem pelo rei Artaxerxes e nao pelo rei Ciro. É mandado no setimo ano do reinado do rei Artaxerxes e nao no primeiro ano do rei Ciro. Se eu estiver errada me corrijam, esse assunto é muito rico. Deus abençoe a todos e sigam no crescimento do conhecimentoe e da graça
Boa a observação, detalhe Esdra foi depois de zorobabel, e além do mais ele foi para a reconstrução da fé do povo, restauração espiritual, e não dos muros, ele era um escriba e conhecedor da lei mosaica !!!!
Gostei muito de tudo, inclusive dos comentários posteriores, com muito respeito e sem contenda, é assim que verdadeiramente crescemos no conhecimento. Parabéns a todos
Irmãos Ciro enviou primeiro Zorobabel para reconstruir o tempro com o sacerdote Josué, período em que profetizou Zacarias e Ageu.Depois no reinado de Atarxerxes veio Esdras para restaurar is sacrifícios e a comunhão com Deus. 13 anos depois no mesmo reinado venho Neemias para levantar os muros.
Se lerem os 2 livros completamente e observarem a história. Verão que os 2 atuaram em conjunto. Sendo que Esdras vem logo após Neemias. E todo o processo é fruto da dedicação desses 2 homens em fazerem cumprir as escrituras e restaurar a história de maneira verdadeira e fundamentada na palavra de Deus para seu povo escolhido para difundir Deus para o resto do mundo.
Antônio o colega não está equivocado. Apesar do livro de Esdras esta primeiro que iniciou a reconstrução foi Neemias. Veja uns dos versículos 7.7 Neemias e as épocas
irmão FÁBIO, APSJ! Voltou porque JESUS quando foi assunto ao Céu, rogou ao Pai para nos enviasse o Espírito Santo Consolador! Não ficamos órfãos da Doutrina! ESDRAS um tipo de JESUS; NEEMIAS, um tipo do ESPÍRITO SANTO! Abraço Fraternal!
Pelo que li, Esdras antecedeu a trabalho de Neemias, um abraço fraterno nós irmãos.
Boa noite povo de Deus,pelo o que Leo na bíblia quem começou a obra da construção do templo foi Esdra,depois de nosso irmão Esdra veio Neemias na reconstrução do muro de Jerusalém.
A questão que vejo é a seguinte. Neemias foi comicionado pelo Rei Artaxesxes l Longimano, para dá o cumprimento do ato da reconstrução de Jerusalém. Por quê houve no que observamos, dois decretos. No caso de Neemias foi comissionado para, embelezamento do templo e restauração do culto. Esdras 07. Já Neemias foi a reconstrução dos muros e portanto da cidade. Acredito que Neemias foi primeiro a questão de datas, temos que observar pela lógica histórica dos fatos.
Acredito que os 2 se encontraram pq no livro de Neemias cita Esdras ditando as leis ao povo
Boa a tarde e a paz do Senhor a todos. Respondendo ao irmão Cristiano, que perguntou a respeito de Atos 2:38. A resposta de Pedro indica três componentes principais da conversão. É necessários que todos se arrependam, e isso significa abandonar o pecado. Ser Batizado em nome de Jesus Cristo publicamente constitui uma declaração de nosso arrependimento e fé, e esse ato ainda nos identifica simbolicamente com a morte, o sepultamento e a ressureição de Cristo. O Espírito Santo é dado como dom e selo da conversão, capacitando o Cristão a viver uma vida de fé.
Paz a todos, gosto muito dessa ordem: 1• Zorobabel reconstrução do templo 2• Neemias reconstrução dos muros 3• Esdras restauração do culto. Fica melhor pra entender o cronograma da história!
Muito bom a estória
Bom dia irmãos Lindo debate e troca de conhecimentos, creio que cada um de vcs que se dispuseram a comentar sobre, tiveram que se debruçar mais sobre este livro fenomenal que é a Bíblia, e em especial "Esdra e Neemias. Parabéns a todos! E todos nós saímos ganhando!
Queridos vejamos uma observação interessante que está apenas no livro de Neemias quando é relatado no início da abordagem ao rei sobre a situação em que se encontrava Jerusalém e vendo pela forma que é relatado ao rei nos parece que nenhuma construção no sentido de reforma do templo ou da muralha já estivesse em andamento em Jerusalém
Com certeza um conteudo muito rico, dois homens que marcaram aquele que foi o tempo pós-exilio, por um lado Neemias com a recontrução do templo enfatizando a justiça e união entre o povo, do outro Esdras levando o povo na reflexão de seus atos e uma verdadeira adoração a Deus
Bom dia a todos ,ficou grata com a explicação.Todavia ainda continua dentro de mim uma interrogação. Como sendo Neemias copeiro do rei teve tamanha autoridade para exigir que fosse devolvido às pessoas o que lhes havia sido subtraída,uma vez que ele era se fosse agora na nossa geração ,um presidiário com liberdade vigiada ,ou seja :usando uma tornozeleira eletrônica .Aí eu vejo como surtiu efeito nas orações que ele fez ao Deus dele ,e foram ouvidas.
Edinaldo Bahia A paz, vcs enriquece nosso entendimento Concordo com pr Roberto nessa ordem 1,