6. O reino dividido
Já no final do reinado de Salomão havia descontentamento principalmente nas tribos do norte. Com a morte de Salomão em 930 AC, as dez tribos do norte realizaram uma assembleia e relataram ao sucessor (Roboão) a situação de opressão em que viviam. Roboão, ignorando o conselho dos anciãos, respondeu ao povo com arrogância:
“Meu pai pôs um jugo pesado nas costas de vocês. Eu vou aumentar esse jugo” (1Rs 12,14).
Assim as dez tribos declararam independência e aclamaram Jeroboão rei de todo Israel (norte).
No tempo da monarquia unidade, começam a surgir os primeiros escritos significativos e orgânicos que mais tarde formarão a Bíblia, tais como: a Tradição Javista (espalhada principalmente ao longo do Pentateuco), a História da Sucessão Dinástica de Davi (presente nos livros de Samuel e Reis) e alguns textos sapienciais e formativos. Antes da monarquia já haviam alguns breves e dispersos textos que, mais tarde, foram incorporados à Bíblia.
O sonho de uma monarquia unida, formada pelas doze tribos, durou poucos anos. Praticamente, com a morte de Salomão começou o cisma político-religioso, causando a divisão em dois reinos o do norte (Israel) e o do sul (Judá). A partir de agora, a palavra Israel se refere ao reino do norte e sua capital será Siquém, mais tarde Samaria. Betel e Dã tornam-se centros do culto a Javé.
Com os novos reis, Jeroboão (norte) e Roboão (sul), a idolatria campeia largamente nessa primeira etapa da monarquia dividida e é vista como causa dos males que atingem o povo. Houve certo progresso, pois os dois reinos, apesar de independentes e certas disputas nos inícios, se uniam em defesa dos interesses internos. Nesse tempo, começa a despertar o “profetismo camponês”, liderado por Elias e Eliseu.
Nesses séculos de reinos do sul e do norte, os reis foram se sucedendo. Surgiram muitos “profetas literários”, que deixaram seus escritos e foram porta-vozes de Deus e do povo diante dos reis. Esses profetas são a consciência crítica diante dos desmandos do poder.
O reino do norte (Israel) terminou em 721 com a tomada da Samaria pelos assírios. Parte da população foi deportada para a Assíria. Por sua vez, o reino de sul (Judá) terminou em 587, quando Jerusalém foi saqueada, o templo e o palácio real foram destruídos pelos babilônios, grande parte da população foi deportada para a Babilônia. Assim o povo de Javé, os habitantes dos reinos do norte e do sul se encontraram no exílio, onde, sem templo, sem rei e sem terra, foram se adaptando a novas formas de vida e de compromisso com seu Deus.
Oportuno.
muito bom essa explicaçao... mai seria mehor o, video
linda explicaçao
gostei muito boa, bem simples e direta.
boa explicaçao veio enriquecer mais meu conhecimento
muito boa gostei
Muito bom! Gostei.
Faltou apenas citar algumas referências bibliográfica.
Muito e esclarecedor.
Muito bom.
Maravilhosa explicação.
Gostei da explicação.
odiei! Nao era o que e esperava. Mas serviu pra eu aprender mais.
Explicação maravilhosa .gostei !
Boa explicação,muito
Gostei muito, explicações sucinta é tudo que eu preciso. porém achei pouco no que se refere ao reino de Judá. parabéns!
Gostei muito, boa explicação e sucinta. Parabéns! era tudo que eu preciso, mas gostaria que falasse mais sobre as questões politicas e religiosa, bem como as características do reino de Judá/Sul.
gostei muito
Gostei muito também,
Gidtei do texto que foi escrito,mas gostaria que destacasse mais o tempo,s duraçao e o sucessor de cada rei.
Gistei muito.
quero acessar este material
Muito bom. Poderia continuar.. Rsrs
Perfeito, boa explanação enriqueceu meu conhecimentos.
Muito obrigada pelas respostas!
Obrigada pelas respostas !
Ameiii , demais !!!!
Ai q chato podua explicar melhor
Muito bom
Reino do norte 721 Reino sul 587 Sendo setenta anos o periodo do exilio do povo de Deus, como chegaram a se encontrarem, se ha uma diferença de duzentos e sessente e seis anos entre um fato e outro. Além de: um cativo por Assirios e o outro por Bibilonicos, como poderia haver ocorrido esse encontro.
Tudo que eu preciaava no momento. Resumido e completo! Me satisfez
Resumido e completo. Me satisfez!!! GOSTEI MUITO
Aprendi muito!
Gostei muito da explicação, foi bem objetiva.
Valeu ler, mas gostaria se possivel, dar algumas fontes para mais leitura!
Muito bom esse estudo. Continue investindo no conhecimento sobre as escrituras pois muitos ainda precisam tirar dúvidas.
Foi muito gratificante para o meu conhecimento,entre Reino do Sul e Reino do Norte.
Gostei mais poderia ter referência bíblica para acompanhar
Flávia silva vc é mal amada e mal educada Deus tenha misericórdia de você
Bom estou aprendendo
Bom
Foi muito bom assim e que os homens de Deus devem agir
Excelente explicação. Ajudou muito a entender a divisão que li na Bíblia.