Etapas da história de Israel – O exílio na Babilônia | Paulus Editora

Colunistas

Bíblia

04/07/2014

Etapas da história de Israel – O exílio na Babilônia

Por Nilo Luza

7. O exílio na Babilônia

Como vimos no artigo anterior, o reino do norte (Israel) terminou em 722 com a tomada da Samaria pelos assírios e em 587, quando Jerusalém foi saqueada e o templo destruído pelos babilônios, grande parte da população foi deportada para a Babilônia, terminando, praticamente, também o reino do sul (Judá). Com isso, chega ao fim a monarquia em Israel.

Boa parte do povo se encontra no exílio, onde, sem templo, sem rei e sem terra, tenta se adaptar a novas formas de vida e de compromisso com seu Deus.

No exílio babilônico, floresce uma literatura que retrata certa desolação, mostra a saudade pela terra que ficou distante, mas também tira, dessa experiência, certas lições de vida e incentiva o povo a não desanimar. Refaz a compreensão de Deus e reconstrói sua imagem a partir dessa experiência de vida. Há grande reflexão em torno desses fatos trágicos e o porquê disso.

Desde a destruição de Jerusalém em 587 AC, por Nabucodonosor, até 70 DC, quando acontece nova destruição, agora pelos romanos, esse período é chamado de “período do segundo templo”. São seis séculos de incertezas e decisivos para o “futuro da religião e da sociedade judaica”.

“O exílio representou o trágico fim da independência nacional com a queda da dinastia davídica no reino de Judá. O exílio não só abriu um novo capítulo na história da formação da Bíblia, como também na história do povo judeu após a volta do exílio” (Scardelai).

Os deportados começaram a reorganizar sua vida comunitária e particular da forma que acharam melhor. Tentaram reviver da melhor forma a vida e as tradições da sua terra. Dedicaram-se à agricultura e ao comércio de onde tiravam a sobrevivência. Mesmo longe do templo, tentaram manter viva a fé em Javé, apesar de estar ameaçada pelo sincretismo religioso.

Na realidade do exílio, surge uma instituição de grande valia: o sacerdócio.

Os sacerdotes não tendo mais preocupações com o templo dedicam-se à escrita, ampliando o material que já existia e reinterpretam a história, segundo a visão sacerdotal. Recolhem material já existente e acrescentam outros escritos, assim surge nova tradição organizada, que é a literatura sacerdotal (representada pela letra P). Essa literatura foi preparada por exilados e para exilados. Os sacerdotes, portanto, exercem um papel importante, apesar de suas limitações, e, longe do templo, procuram unir o povo em torno da palavra de Deus. Com isso, surge a “importância do livro”, nova mentalidade que mudará os rumos de Israel.

68 comentários

Babilônia Exílio

18/2/2015

andre

favor mande estudos,gostaria de saber mais

15/10/2015

Átila

Exílio babilônico

19/11/2015

MARIA AGORETE DOS SANTOS MENDES

Não consigo entender muito bem o exílio porque ele aconteceu,como aconteceu. gostaria muito se alguém pudesse me ajudar a compreender melhor esse acontecimento.

6/5/2016

Júnior Aragão

O exilio babilônico acontece na data que foi sitada acima, quando o Rei Ezequias, do Reino do Sul, recebe uma comitiva do rei em suas terras. Ele mostra tudo de bom que há no seu território. Essa ação não agradou à Deus. Tempos depois, quando Manassés assume o reinado e faz tudo de errado com o Senhor, foi decretado o fim de Judá. Anos depois, Nabucodonosor invade e destroi a Judá. Leva alguns para ser escravos e servir na Babilônia.

12/7/2016

Allan

O livro que fala muito bem sobre esse exilio é o livro de Jeremias no Velho Testamento. Ele acontece porque o povo acaba ficando muito "mal criado" com Deus, é o Senhor permite então que babilonia os domine, ficam cativos por 70 anos ate serem libertos de novo. Logo Israel fica 2 vezes cativos.

13/8/2016

António Ferreira dos santos

Muito bom gostei manda mas dessa história

13/8/2016

António Ferreira dos santos

Muito bom

13/10/2016

Renato Mira

Ouvi o argumento de q o dízimo era além de tudo o mais uma lei de adoração. O q segundo este argumentador justificaria sua prática msm na ausência de um templo com todos os seus rituais . Daí pergunto : no período do exílio Israel dizimava de alguma maneira?

6/1/2017

Lumbo

O primeiro dizimista que a Bíblia nos mostra é Abraão (Gen. 14:20) e este era forasteiro (Gen. 12:.....) embora Abel nos traz tbm um bom ensinamento no que tange a oferta . Salientar aki q oferta é voluntária, já o dizimo é obrigatório; assim como os impostos do estado são. Logo a Bíblia diz: dai a Deus o que é d Deus, e a César o q é d Cesar. graça e paz

10/1/2017

Deison

Muito bom

10/1/2017

Deison

Estou Estudo muito bom

14/1/2017

Davi

Muito bom os comentários, q Deus continue abençoando vcs, mas podem continuar comentando pois estou aprendendo muito com os seus comentários....

14/1/2017

Davi

Muito bom os comentários, as explicações dos amados.... Mas podem continuar comentando pois aprendo mais!!!!

28/2/2017

Catherine

O exílio se deu quando o povo começou a adorar outros deuses.

23/3/2017

Esmael

Jeremias, e Ezequiel profetizaram no mesmo período?

5/4/2017

Oseias Senes de Quadros

Renato Miranda, legal a sua pergunta, mas dízimo não é uma forma de adoração e sim um compromisso que o povo de Israel tinha com os sacerdotes, com os órfãos, as viúvas e os estrangeiros; e quando eles estavam no exílio na Babilônia, não há registros desse compromisso

15/4/2017

nelson Afif

O Templo foi reconstruído: "Jesus respondeu e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei." João 2:9. Portanto, tudo está cumprido para o Arrebatamento

19/4/2017

Rosana Piccolo

Gostaria de saber mais sobre os judeus quando foram dominados por Roma.

28/4/2017

Samuel jose

muito bom estou gostando, e tirando algumas duvidas

12/5/2017

Mari

Preciso entender algumas coisas principalmente o que vem depois de quê alguem pode me explicar? Gostaria de sabr apartir da entrada na terra prometida, o que vem depois!!!

27/5/2017

17º Encontro (Catequese) – Apocalipse de João | fidesomnium

[…] revelação), era um gênero literário que se tornou usual entre os judeus após o exílio da Babilônia (587-535 a.C.), e descreve os fins dos tempos onde Deus vai julgar os homens. Essa intervenção de […]

15/6/2017

Damião Rufino

A paz do Senhor Jesus temos uma revista de escola dominical deste trimestre que comenta muito bem o assunto exílio na Babilônia é só procurar revista Betel , é comenta o livro de Jeremias

1/8/2017

Nelson Miguel

Estou adorando os comentários, olha tenho uma pequeníssima dúvida, desde o Abraão até Davi passaram 14 gerações, de Davi ao exílio da Babilônia são 14 gerações e do exílio á Jesus cristo 14 gerações, será. que tem algum significado esta repetição de 14 ou consciência?

15/8/2017

JORGE ANESIO ABRAHAO

Gostaria de saber quais os outros nomes da língua aramaica.Fico grato.

30/8/2017

Claudia de Oliveira Raimundo

Muito bom este estudo quero aprender mais. Quais os nomes dos profetas do cativeiro? Foram na mesma época

15/9/2017

Gileno Correia dos Santos.

Foi ao povo hebreu que o criador do céu e da terra revelou o seu verdadeiro nome IAHUH (IÁ-RRU) e o nome do seu primeiro filho IOHSHUA (IO-CHUA) o Messias e irmão nosso, a nossa Salvação

29/9/2017

Glaucia Venancio Celestino

Muito legal esse estudo muito inspirador ,a palavra por si jà nos inspira .

6/11/2017

Alex Oliveira

Ótimo pessoal os comentários, estou aprendendo com vocês, gostei da pergunta das 14 gerações também gostaria de saber mas a respeito.

14/11/2017

Domingos

Aprendi muito com os estudos e os comentários muito proveito glórias a deus

17/11/2017

Envangelista Marcelo santos IREV-ILHA

o juizo de Deus através do exilio é bem expplicado nos livros proféticos e resumindo trata-se de um Juizo de Deus por causa da desobediencia do povo,,...da falta de compromisso dos sacerdotes e dos governantes que nao se preocupavam com o povo.........eu lhe pergunto.......isso lembra algo?

20/11/2017

Fatima Guimarães

Excelentes comentários. Aprendo muito com vc.Gostatia de saber mais sobre o Excílio da Babilônia.

28/11/2017

Lidi

Alguém pode responder a pergunta da Mari??? Assim vai sanar uma dúvida minha também...

17/1/2018

Leidyane Torres Bezerra

Otimo

6/2/2018

LUANA RIBEIRO

O 14 é múltiplo de 7. O número 7 nas Sagradas Escrituras indica perfeição e completude. Deus descansou ao sétimo dia, pois não havia mais nada a ser acrescentado ao que foi feito. Ao longo da Bíblia, vemos muitos outros trechos onde o número 7 aparece. Dessa forma, o número 14 indica a conclusão de certos ciclos; períodos ou fases. Cristo é o centro da Mensagem bíblica; e todo o Antigo Testamento apresentado com os diversos personagens, gerações e eventos serviram de plataforma/preparação para a manifestação da Sua vinda.

26/2/2018

Jéferson

Oi pessoal paz e graça.. estou com uma dúvida em relação as datas da tomada de Jerusalém pelos babilônios e a libertação dos judeus pelo rei ciro, agradeço se algum dos irmãos me fornecer essa informação..

17/3/2018

Murilo

O que ocorreu com os judeus que foram para o Egito? Gostaria de saber. Sei que Nabucodozor invade o Egito, mas não sei o que este faz com os judeus que estavam lá. No livro de Jeremias, diz que todos os habitantes que haviam ficado após a destruição de Jerusalém foram ao Egito. Então não ficou ninguém em Israel? Estes so voltaram após o exílio?

8/6/2018

Rodrigo Fernandes moreira

A PAZ ASSIM TINHA QUE SER, MAIS AINDA A MIM NAO A CHEGADO, PEÇO QUE PORFAVOR A QUEM ESTAR A LER ESTA MENSSAGEM AGORA NESTE EXATO MOMENTO, ORE POR MIM , ESTOU A LER A BIBLIA E ESTOU COM MUITA DIFICULDADE, MEU NOME ES RODRIGO F M. AMEM A ORAÇAO DOS JUSTOS FAZ MUITOS SEUS EFEITOS

6/8/2018

MAELITE COSTA DE ARAUJO

Ótimo comentário. Parabéns. Por que se usam os termos cativeiro e exílio para o evento Babilônico?

9/8/2018

Amarildo Ignácio

O nosso país e muito bom porque:temos a liberdade ainda de servir o nosso senhor. existe vários países que as pessoas não têm essa liberdade que temos exemplo: corea do norte Iraque irá alguns países africanos, o significado de tudo isso é a mesma coisa de está debaixo da lei do homem não vivendo pela graça

11/9/2018

Marcelo Tomé Sampaio

A numerologia não é uma ciência bíblica, fujam dessas teorias que não levam a nada a não ser a meras especulações. As pessoas gostam de mistificar as coisas. As seitas amam essas teorias porque conseguem ver uma oportunidade no interesse que as pessoas tem nessas "teorias matemáticas".

14/9/2018

Evandro

Gostaria de receber mais informações sobre o Exílio.

9/11/2018

Cláudia Maria Cruz Oliveira

Qual a missão de uma embaixatriz..na blibla

24/11/2018

Elielson Alves Lima

Muito bom o comentário

27/11/2018

Nielson

Gostaria de saber na época do exílio babilônico Jerusalém fazia parte de Judá ou de israel?

1/12/2018

Maria Jose Silva Aprijo

Renato mira, eu gostaria te entender mais a sua pergunta, refente ao dízimo de Israel? Ou dízimo de hoje nas igrejas? Ou o contexto da história.

21/1/2019

Amarilson Veras de Sena

A tribo de Judá e e a metade de Benjamim foram escravizados pelo rei da Babilônia, e as 10 tribos de Israel foram cativos pelo Império Assírio ( estes não voltaram mais ), os 70 anos de exílio na Babilônia, foram por os judeus não obedecerem a Deus, em relação ao descanso da terra (plantar 6 anos e um ano sem plantar. Ao voltarem do exílio foram dispersos no ano 70 DC, e passaram 1878 anos, sem pátria, em 1948 após segunda guerra mundial, a ONU colocou em votação, e em 14 de maio de 1948 foi criado o Estado de Israel, cujo Secretário da ONU era o brasileiro Oswaldo Aranha.

8/3/2019

Alexandre Coutinho

Shalom Lekulam! Muito bom o estudo, mas sinceramente porque usam o nome javé? Este nome não existe nas escrituras. YHWH sendo que estas 4 letras representam as verdadeiras, YUD, HET, WW(UOU) HET. Nos originais não existe ww e sim UOU. Mas tudo bem. A 3 letra waw não tem som de "V" é sim de "U".

28/3/2019

vilson Damião de Sousa Ferreira

No livros do profeta Ezequiel você vai entender melhor o que ocorreu para Deus permitir o povo ser levado cativo Ezequiel 8 :1-18 povo Tava adorando outros deuses

28/3/2019

Flávio

Murilo, todos morreram inclusive Jeremias que foi obrigado a ir ao Egito, mesmo profetizando contra.

14/4/2019

Eraldo Ramos

Como é importante querer. Mos entender mais a palavra de Deus o exílio aconteceu porque quando o povo entrou na terra prometida Deus exigiu que eles plantáce durante seis anos e no sétimo descansáveis a terra mas eles no obedeceram então Deus dividiu os quatrocentos e noventa anos que eles não descasou por sete deu um total de setenta anos queira eles ou não tiverem que descansar a terra porque foram parar em Babilônia durante os setenta anos

24/5/2019

sheila

Muito bom, esse estudo, os comentários, como é bom estudar e aprender a bíblia...Amo..amo muito...

31/8/2019

Jorge Couto

Quanto ao ato de Dizimar, no período do exílio na babilônia, não há registros, porém como os sacerdotes não tinham mais templo para cuidar, se dedicaram à escrita e à divulgação das leis de Moisés e da história para manter viva apalavra de Deus e a tradição judaica. Isto envolve despesas e eles precisavam dedicar tempo para isto (não tinha computador para eles digitarem nas horas vagas), precisavam de investimento e sustento (não recebiam ajuda do governo). Então de onde vinha? Creio que a prática do dízimo que sustentou este trabalho que foi muito importante para as gerações futuras.

13/9/2019

Marcos Araujo

Boa tarde. Essas discussões têm continuidade? Entendi que o número 14 é múltiplo de 7, mas o que tem haver por ser múltiplo? Tambem fiz esse raciocínio das gerações do início do Novo Testamento, mas estou confiuso.

18/10/2019

Mario henrique modesto da silva

Gostaria de saber se no tempo de jesus ainda existia a divisão do reino de israel,entre Judá(Jerusalém) e israel (samaria)

2/2/2020

Regina

Pode me enviar dois ou três pdfs com esse assunto? Preciso fazer TCC mas preciso de referências, editora, página, ano, autor. ..

5/2/2020

Elvis Landi das neves

Depois que o povo de Jerusalém foi libertado pelo rei siro ,quanto tempo eles viveram em paz até serem atacados e perseguidos por Roma ?

12/2/2020

Delfina Menezes

Por favor se pode colocar uma linha do tempo todas as historias de Israel

23/2/2020

Marques

Abraão com 318 homens foi libertar o seu irmão e ele Deus deu a vitória ele contra os seus inimigos e voltando foi uma cidade onde estava o sacerdote Melquisedeque rei de Salem e ali ele abençoou Abraão reconheceu a graça de Deus a misericórdia de Deus na sua vida na vida do seu irmão Abraão deu dizimo pela gratidão e ali ele se torna um dizimista ele ensina para gente que nós temos que ser grato a Deus temos que devolver o dízimo a Deus .

22/3/2020

Cacilda

O povo de Israel foi levado cativopor causa da sua infidelidade,começaram a abandonar sua fé no Deus único Jeová e adorar outros deuses. E Deus não admite isso de forma nenhuma. Há um só Deus ele não divide sua glória. Entendemos isso claramente lendo salmos 115:4_8.

19/10/2020

Santiago

A paz de Cristo. Tão bom quando há um grupo que se coloca pra falar de Jesús e das historias biblicas, gostei de bastantes comentarios tudo pra exortação qe nos leva a querer mais e mais. Parabéns a todos

26/10/2020

Mitchel

Na época de Jesus Cristo, os judeus em sua maioria estava exilados? Se alguém puder me ensinar e relatar essa dúvida minha agradeço

8/11/2020

Raquel silva

Gostei

25/1/2021

José Carlos França

Como foi a preparação do novo Israel ?

9/4/2021

Silmara de Lima

Gostaria do estudo completo sobre a história de Israel

22/4/2021

Marilandes

Murilo a resposta para sua pergunta esta em Neemias. Fiz alguns estudos sobre isso . Se os estudos estirem corretos, na tomada de Jerusalem por assim dizer. O rei mandou exilar todos os que tinha poderes nas maos maos.comercios, riquezas etc. Os pobres ou seja oa desprividos finaceiramente falando ficaram la pq aos olhos do Rei els jamais conseguiriam reeguer Jerusalem. Mas Deus ouviu a oraçao de Neemias. O rei Artaxerxes permitiu que Neemias fossem visitar os parentes que estavam em Jerusalem. E disse a ele que ficasse la o trmpo que precisasss. E foi ai que co.ecou a resconstruçao de Jerusalem. E depois de Jerusalme estar reeguida novamente. Deus levantpu zorobabel e Josué para buscar os primeiros exilados da babilonia e tudo foi se reestabelecendo. Com a coragem de Esdras, neemias e entre outros que acreditavam nas promessa do Senhor. É claro que teve muitos impecilios ne? Tobias ,sambalate entre outros .mas tudo foi se ajeitando com a mao forte do Senhor sobre o povo exilado.

29/5/2021

Vânia

Murilo, no livro de Jeremias a partir do cap.44 mostra o que aconteceu c os judeus que foram p o Egito, resumindo, eles continuaram na idolatria e o Senhor os puniu c guerra e peste poucos sobreviveram e voltaram p Judá. No cap 45 fala de qdoNabucodonosor invadiu o Egito . Sobre ter ficado judeu em Judá, no cap.43 vers 4 diz que Joanã levou todos p o Egito, homens, mulheres e crianças inclusive Jeremias.

15/6/2021

Solange

Amei o texto, bem como os comentários. Aprendi muito. Comecei a ler o primeiro capítulo de Mateus hoje e quero ler um capítulo por dia para aprender sobre o capítulo que estou lendo. E tudo que li aqui ajudou_me muito em conhecimento.

5/8/2021

Luiz Carlos Melo dos Santos

Foi muito om o texto, embora pequeno, servindo de complemento do estudo sobre o cativeiro dos judeus. Muito obrigado pelos esclarecimentos e que o Pai abençoe a todos.