Em sintonia com a JMJ, confira livros que inspiram e conduzem os jovens à evangelização | Paulus Editora

Notícias

25/07/2023

Em sintonia com a JMJ, confira livros que inspiram e conduzem os jovens à evangelização

Por Imprensa

Com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, inspirado no Evangelho de Lucas (1, 39), a capital de Portugal espera receber mais de 1 milhão de jovens vindos de todos os continentes para experienciar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em sua 16ª edição, que acontece entre 1º e 6 de agosto. O objetivo da JMJ é favorecer o encontro pessoal com Cristo e promover a paz, a unidade e a fraternidade dos povos e das nações, tendo os jovens como grandes embaixadores.

O Papa São João Paulo II foi o grande incentivador deste evento, instituído em 20 de dezembro de 1985, durante um encontro por ocasião do Natal. Na época, o Pontífice pediu aos cardeais que a JMJ acontecesse a cada dois ou três anos, como um acontecimento internacional, em um lugar estabelecido por ele.

Em sintonia com todos os participantes, voluntários e organizadores da JMJ Lisboa, a PAULUS Editora indica a seguir títulos que relatam a vida e testemunho de jovens que viveram de forma plena a experiência da fé na juventude, evangelizando através de iniciativas concretas, como o caso do Beato Carlo Acutis e do Venerável Guido Schäffer. Confira:

Patronos da JMJ Lisboa 2023

 

Com o intuito de preparar os jovens para a Jornada Mundial da Juventude 2023, a PAULUS Editora publica a obra “Patronos da JMJ 2023”. Na publicação, o leitor irá encontrar um breve histórico de cada patrono, destacando sempre sua missão e ação evangelizadora na Igreja. Entre os autores que se dedicaram a escrever os capítulos, estão: Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp, Pe. Ricardo Figueiredo, Pe. João Caniço, sj. O livro conta ainda com prefácio do Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e Dom Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa. Saiba mais.

 

Joana d’Arc

A PAULUS Editora apresenta ao público a obra em quadrinhos “Joana d’Arc”, escrita por Coline Dupuy e ilustrada por Davide Perconti. Com linguagem juvenil, o livro narra a trajetória heroica de uma grande personalidade da Igreja Católica e padroeira da França – Santa Joana d’Arc. A publicação ricamente ilustrada conta a saga da menina que foi escolhida por Deus para libertar a França dos invasores ingleses, cuja nobre missão de fé resultou em seu martírio em Rouen (França), decorrente de um processo forjado pelos invasores ingleses e seus aliados borgonheses, com um auxílio de um bispo corrupto de sua época. Saiba mais.

 

Carlo Acutis – Um santo jovem

Escrita em linguagem jovem e ricamente ilustrada, a obra traz a história do Beato Carlo Acutis em quadrinhos, relatando os principais acontecimentos da vida do jovem de Deus, da infância à adolescência. Esta narração revela os caminhos do menino Acutis no seu cotidiano, passos e atitudes humildes que o elevaram aos altares em 2020, com sua beatificação. Conforme relata a história, Carlo era alguém que observava e olhava no rosto das pessoas, para ele, as barreiras entre culturas e as condições sociais não existiam, mesmo pertencendo a uma família nobre. Saiba mais.

 

Um santo surfista: O Servo de Deus Guido Schäffer

 

Guido Schäffer nasceu em Volta Redonda, Rio de Janeiro, em 22 de maio de 1974. Formou-se médico e exerceu a profissão durante oito anos, antes de entrar no seminário. Assim como muitos jovens do Rio de Janeiro, ele cresceu em contato com o mar, a mata e a montanha; praticou surfe, ciclismo e futebol. De seus pais, herdou a fé e a prática espiritual. Na prática da medicina, vivia conforme os valores cristãos da cordialidade, temperança, caridade e justiça. Faleceu em 2009, pouco tempo antes da sua ordenação presbiteral e, em 2023, foi considerado Venerável pelo Vaticano, que investiga seu processo de beatificação. Saiba mais.

 

Jovens com Cristo – No caminho da Cruz

 

 

O livro “Jovens com Cristo no caminho da cruz”, de Frei Darlei Zanon, ssp, convida a juventude a refletir as 15 estações do caminho doloroso de Jesus Cristo rumo ao calvário, partindo desde a sua condenação à morte de cruz até a sua ressurreição gloriosa. A obra oferece aos leitores uma meditação da Via-Crucis e da Via-Lucis. Em cada estação, o autor propõe uma pequena reflexão introspectiva, intitulada “Escutar o coração”. Saiba mais.