Em comunhão com a Igreja, a PAULUS Editora celebra o Dia Mundial do Enfermo | Paulus Editora

Notícias

08/02/2022

Em comunhão com a Igreja, a PAULUS Editora celebra o Dia Mundial do Enfermo

Por Imprensa

“Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”. (Lc 6, 36).

No próximo dia 11 de fevereiro,  a Igreja Católica celebra o “Dia Mundial do Enfermo”.  Instituída há trinta anos por São João Paulo II, a data surgiu com o objetivo de chamar a atenção da sociedade mundial para a necessidade de melhores condições de tratamento e atenção às pessoas enfermas. Neste mesmo dia, a comunidade eclesial se une aos fiéis para celebrar o Dia de Nossa Senhora de Lourdes, que apareceu no ano de 1858, nas cercanias de Lourdes (França), na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Bernadete.

Para cada ano, a Igreja escolhe uma reflexão bíblica para meditar sobre a data. O tema escolhido para este ano foi: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6, 36). O tema faz-nos, antes de mais nada, voltar o olhar para Deus, rico em misericórdia (Ef 2, 4), que olha sempre para os seus filhos com amor de pai, mesmo quando se afastam d’Ele.

Na mensagem ao XXX Dia Mundial do Enfermo, o Papa Francisco agradece ao Senhor por todo o caminho percorrido durante os anos e pelos frutos dessa reflexão mundial.  Contudo, o Santo Padre enfatiza: “Já se deram muitos passos em frente, mas há ainda um longo caminho a percorrer para garantir a todos os doentes, mesmo nos lugares e situações de maior pobreza e marginalização, os cuidados de saúde, de que necessitam, e também o devido acompanhamento pastoral para conseguirem viver o período da doença unidos a Cristo crucificado e ressuscitado”, afirma.

Com efeito, a data convida a olhar com misericórdia para todos os enfermos, dedicando-lhes atenção e condições dignas de tratamento. Para celebrar a data em comunhão com toda a Igreja e sociedade, a PAULUS Editora indica alguns livros para auxiliar na caminhada e reflexão do tema. São livros direcionados para agentes de pastoral, ministros extraordinários da sagrada comunhão, grupos de oração, famílias inteiras e, também para as crianças que enfrentam a enfermidade mesmo com tão pouca idade. Além disso, as publicações convidam o leitor a rezar e a voltar-se para as práticas e ensinamentos do próprio Jesus que andava entre os povos pregando o Evangelho, visitando e curando os enfermos. Confira:

Solidários na doença – Subsídios para os doentes e agentes de pastoral da saúde

 

Este livro reúne as orações e reflexões mais populares utilizadas no trabalho pastoral, para ler e rezar com e pelo doente, e também é um instrumento válido para quem trabalha na área da saúde, como profissional e/ou agente de pastoral.  Na obra, o autor Leocir Pessini apresenta uma série de orações e reflexões que tocam no coração da vida humana, de modo especial, das pessoas que enfrentam o grande desafio de dar um sentido à dura experiência do encontro com a doença, o sofrimento e a morte. O conteúdo também destaca as mensagens dos Salmos que ensinam como se comunicar com Deus a partir de uma profunda honestidade em relação à condição humana: da revolta à gratidão. Saiba mais.

 

Novena e terço dos enfermos

 

Publicado pela PAULUS e organizada por Felipe Borges, a “Novena e terço dos enfermos” é uma publicação que visa auxiliar os leitores a rezarem e compreenderem as provações e dúvidas encontradas no período da enfermidade. Além dos nove dias de oração, a obra apresenta ainda o terço dos enfermos, outras orações ligadas ao tema e meditações bíblicas para refletir e rezar no período de enfermidade. “A oração feita com fé salvará o doente: o Senhor o levantará e, se ele tiver pecados, será perdoado” (Tg 5,15). Saiba mais.

 

 

Novena a São Peregrino – Protetor contra o mal do câncer 

 

Peregrino Laziosi, italiano de Forli que viveu no século XIII, foi membro da Ordem dos Servitas que acabou acometido de problemas sérios de circulação e chagas que lhe causavam muita dor. Quando sua condição piorou e ele estava prestes a ter uma das pernas amputadas, a oração lhe curou todos os males. Desde então, ele é reverenciado como padroeiro protetor dos doentes que sofrem de câncer, e esta novena vem em sua celebração e convocação como auxilio para o enfrentamento da doença. Saiba mais!

 

 

Quando você está doente ou internado – Ajuda para curar crianças

A doença é uma aflição para qualquer um, mas é notadamente inquietante para as crianças. Este livro acompanha a criança doente através do estranho, assustador e geralmente solitário mundo da doença e da hospitalização. Aborda os sentimentos mais confusos e as questões que a criança doente frequentemente tem, oferecendo conforto e entendimento. Os pequenos elfos que povoam estas páginas apresentam caminhos criativos para as crianças doentes divertirem-se, ficarem conectadas com a família e os amigos e ajudarem a si próprias a sarar. Saiba mais.

 

Visita aos enfermos – Guia prático para ministros da Comunhão 

O manual “Visita aos enfermos”, organizado pelo religioso paulino Padre Luiz Miguel Duarte, consta de três partes. A 1ª parte oferece aos ministros extraordinários da sagrada comunhão breves noções sobre a Eucaristia e orientações práticas sobre a visita e a comunhão aos enfermos. Levando em consideração que os ministros e as ministras da sagrada comunhão podem ser solicitados a celebrar as exéquias, há também na 2ª parte, um modelo de celebração pelos fiéis defuntos (exéquias). A 3ª parte ocupa-se com mensagens, orações e testemunhos referentes ao universo dos doentes. São palavras de esperança, que podem tornar menos dolorosa a situação da pessoa enferma, ou mesmo restituir-lhe o sentido do sofrimento e a alegria de viver. Saiba mais.

 

Orações de esperança para o doente

 

 

Este pequeno livro elaborado por Antônio Caetano Evangelista, recolhe preces de cunho bíblico, elaborado por alguém que ama os doentes e recebeu de Deus o dom da sensibilidade para partilhar o sofrimento, dentro de perspectiva de fé. Saiba mais.