Dom Valdir José de Castro, ssp, é eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB | Paulus Editora

Notícias

27/04/2023

Dom Valdir José de Castro, ssp, é eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB

Por Imprensa

Primeiro bispo paulino assume presidência da Comissão para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

(Foto: CNBB)

No dia 27 de abril, data que marca os 20 anos da beatificação do Bem-aventurado Padre Tiago Alberione, fundador da Família Paulina, a Pia Sociedade de São Paulo (PAULUS), em comunhão com todos os seus colaboradores, alegra-se com a eleição de dom Valdir José de Castro, ssp, bispo da diocese de Campo Limpo (SP), para presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A eleição transcorreu durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorre desde o dia 19 de abril no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida (SP). 

Segundo a entidade, a presente Comissão busca animar e articular os regionais da Conferência, com os meios e processos de comunicação, levando em consideração a cultura gerada pela revolução das novas tecnologias. A atribuição se concretiza em projetos que visam a formação, espiritualidade, articulação e produção dos agentes da Pastoral da Comunicação, e em encaminhamentos específicos.

Durante a 60ª AG está sendo realizada a eleição para vinte funções e serviços da Conferência, como 4 membros da presidência, 12 presidentes das Comissões Episcopais permanentes, 2 representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), um titular e suplente, e 2 bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma.

Biografia

Dom Valdir José de Castro nasceu em 14 de fevereiro de 1961, em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Fez sua primeira profissão religiosa na Pia Sociedade de São Paulo em 11 de fevereiro de 1981 e a profissão perpétua em 25 de outubro de 1987. Foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1987. Em 14 de setembro de 2022, o religioso paulino foi nomeado como bispo da diocese de Campo Limpo (SP), tendo sido ordenado e tomado posse em 26 de novembro. Em 29 de setembro deste mesmo ano, Dom Valdir foi nomeado pelo Papa Francisco como membro do Dicastério para a Comunicação do Vaticano.

Possui graduação em Jornalismo e Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero e em Teologia, com especialização em Espiritualidade, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É doutor em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Entre 2015 e 2021, Dom Valdir foi o Superior Geral da Pia Sociedade de São Paulo, sendo o sétimo sucessor do Bem-Aventurado Padre Tiago Alberione. Foi o primeiro paulino nascido fora da Itália a assumir este serviço. O religioso também foi diretor geral de Apostolado entre 2001 e 2006, provincial da província Argentina-Chile-Peru entre 2006 e 2010, diretor da Faculdade PAULUS de Comunicação e Superior Provincial no Brasil entre 2012 e 2015.

Pela PAULUS Editora, Mons. Valdir publicou as obras “Superando os Momentos Difíceis”, “Uma espiritualidade para o nosso tempo à luz do apóstolo Paulo” e é organizador da obra “Cultura, comunicação e espetáculo”, que faz parte da Coleção Comunicação.