Catequese é comunicação. Catequizar é comunicar. Deus é comunicação. (Citação: Livro do catequista – PAULUS Editora).
No próximo dia 28 de agosto, a Igreja celebra o Ministério de Catequista. Durante o mês vocacional, a comunidade eclesial volta-se para as principais vocações presentes na missão evangelizadora da Igreja.
A figura do catequista está inserida na comunidade cristã há muito tempo, sendo um ministério antigo na Igreja. O ato de catequizar configura a ação de todo povo de Deus, isto é, desde as famílias cristãs, os profetas, mestres, apóstolos e, também do próprio Jesus, que ensinava os seus discípulos e seguidores sobre as maravilhas do Reino de Deus. Dessa forma, a vocação de catequista é essencial no processo de evangelização para a transmissão da Palavra e da Doutrina da Igreja Católica.
Mas quem são os catequistas? São pessoas de boa vontade, homens e mulheres que entregam seu tempo e dedicam-se ao anúncio da Palavra, com o objetivo de conduzir crianças, adolescentes e adultos a conhecer e amar a Deus e seu plano de salvação. É certo que o caminho muitas vezes é pedregoso, repleto de dificuldades e barreiras, seja em relação ao local de evangelização, transformações e realidades sociais, falta de recursos, entre outros. Entretanto, conduzidos pelo ardor missionário, pela ação do Espírito Santo, pela fé e oração, o catequista é alguém que persevera e segue confiante em sua vocação.
Além da missão de ensinar, o ofício do catequista também é composto pela escuta sensível, pelo diálogo, conselhos, acompanhamento familiar, presença constante na caminhada de fé e atenção às necessidades e feridas internas dos catequizandos, um verdadeiro pastoreio para a edificação da Igreja.
Para validar e valorizar essa vocação presente na Igreja há anos, em 2021, o Papa Francisco instituiu o ministério do catequista, por meio da Carta Apostólica Antiquum Ministerium. Segundo a citação do Santo Padre, extraído do Diretório da Catequese, o catequista é simultaneamente testemunha da fé, mestre e mistagogo, acompanhante e pedagogo que instrui em nome da Igreja. Uma identidade que só mediante a oração, o estudo e a participação direta na vida da comunidade é que se pode desenvolver com coerência e responsabilidade.
Para celebrar a data e auxiliar na missão dos catequistas, a PAULUS Editora reúne uma série de publicações que ajudam o catequista em seu ministério, obras que transmitem conteúdos de qualidade e interagem com os anseios internos dos próprios catequistas. Confira!
Catequista: Vocação, ministério e missão
Esta obra apresenta as principais características da missão do catequista e a origem de seu ministério. Os organizadores convidam o leitor a refletir sobre os aspectos da vocação e da sua missão na Igreja e no mundo. Segundo os autores, os catequistas são os ministros de Cristo e de sua Palavra. Conforme anunciou o Papa Bento XVI, a catequese é um grande meio para introduzir o povo de Deus no mistério de Cristo. Saiba mais!
Catequese: Liturgia e Mistagogia
O livro “Catequese, Liturgia e Mistagogia” pretende proporcionar aos leitores o conhecimento da pedagogia mistagógica da Igreja, que articula a experiência de vida dos discípulos, a catequese e a liturgia, para mergulhar no mistério de Jesus Cristo na comunidade eclesial. Saiba mais!
Catequese digital: Por onde começar?
Parte da coleção Ecclesia digitalis, o livro“Catequese Digital – Por onde começar?”, escrito por Aline Amaro da Silva, oferece ao leitor caminhos para o desenvolvimento de encontros catequéticos no ambiente físico e digital. Este livro tem por finalidade auxiliar os catequistas, comunicadores e evangelizadores na compreensão das mudanças humanas, culturais, comunicacionais e teológicas que a realidade atual traz, colocando-as como desafio e oportunidade para o ministério da catequese. Saiba mais!
Psicopedagogia Catequética – Reflexões e vivências para uma catequese inclusiva
O livro “Psicopedagogia Catequética” se destina a todos os catequistas. Com base em leituras formativas e vivências – propostas de ação feitas aos grupos de catequistas a cada encontro formativo –, tem por objetivo ajudá-los a despertar para a sensibilidade quanto aos temas da inclusão, da catequese inclusiva e da pessoa com deficiência, e apontar caminhos de inclusão na vivência da fé cristã e da experiência em comunidade. Saiba mais!
Nossa Vida com Jesus – Catequista
O caminho de iniciação à vida cristã proposto na obra inspira-se na sabedoria da Igreja, acumulada ao longo dos séculos. Este livro foi elaborado seguindo o itinerário de iniciação à vida cristã, de acordo com o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos, RICA. Os encontros foram pensados, rezados e organizados segundo as necessidades e condições da faixa etária dos catequizandos. Cada encontro segue o método da leitura orante da Palavra de Deus, numa dinâmica processual e progressiva, com ligação entre as etapas da iniciação, conhecimento doutrinal, celebrações e ritos, para que os catequizandos possam conhecer e saborear o caminho de Jesus Cristo e do seu Evangelho. Saiba mais!
Catequese com adultos e catecumenato – História e proposta
Esta obra apresenta os elementos básicos do catecumenato ao longo da história, como uma das iniciativas mais ricas da Igreja, sobretudo nos séculos III e V, para o processo de iniciação cristã dos adultos. O autor verifica como o catecumenato desapareceu, sendo substituído pelo catecismo, e oferece, à Igreja no Brasil, argumentos e motivações para o restabelecimento do catecumenato, como solicitou o Concílio Vaticano II, como um itinerário privilegiado para a formação dos discípulos missionários de Jesus Cristo e para a renovação dos fiéis que participam de momentos eclesiais. Saiba mais!
Livro do catequista – Fé, vida, comunidade
A nova edição do “Livro do catequista: Fé, vida, comunidade”, atualizada e ampliada, tem o objetivo de fazer com que catequistas e catequizandos percorram juntos a vivência do princípio de interação fé-vida. Apresenta a história do povo de Israel, a prática de Jesus, o cristianismo seu início e no decorrer da história, especialmente na América Latina e no Brasil. Saiba mais!