Dia do pedagogo: 5 livros para aprofundar o tema | Paulus Editora

Notícias

15/05/2023

Dia do pedagogo: 5 livros para aprofundar o tema

Por Imprensa


No Brasil, o dia 20 de maio é marcado como o dia do pedagogo. A data foi oficializada em um projeto de lei de 2014, com objetivo de celebrar a criação dos primeiros cursos de Pedagogia no país, ocorrida em 20 de maio de 1939. O decreto-lei nº 1.190  regulamentou a formação de professores de ensino primário e normal no território nacional. 

Ao comemorar esta data, homenageia-se todos aqueles que se dedicam à educação e ao desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos estudantes. Os educadores são fundamentais para a formação de cidadãos críticos, criativos e participativos na sociedade.

Como forma de valorizar e agradecer pelo trabalho destes profissionais, a PAULUS Editora indica a seguir uma série de livros que abordam a importância da missão de educar e principais práticas que envolvem a profissão do pedagogo, que trabalha em função de moldar cada vez mais o futuro do país através da educação.

Educação em busca de sentido


A obra “Educação em busca de sentido”, da autora Eloisa Marques de Miguez, interpreta a educação partindo do pensamento de Viktor Frankl. A análise existencial de Frankl aponta a imagem do homem como um ser livre e responsável, capaz de configurar seu destino, mas também como um ser que “se decide” e autoconfigura. Para autora, a contribuição frankliana para o pensamento pedagógico procura resgatar o caráter intencional e projetivo do fato educativo. Saiba mais. 

 

 

Educando e convivendo com crianças e adolescentes – limites e disciplina sem agressividade 

 

É possível uma reformulação na forma estressante de convívio? Esse é o objetivo da obra “Educando e convivendo com crianças e adolescentes – limites e disciplina sem agressividade”, ajudar a transformar o convívio de adultos, crianças e adolescentes em uma experiência mais harmoniosa e satisfatória para todos, com o benefício adicional de colaborar na formação de pessoas mais saudáveis, felizes e com potencial de realização para si, a comunidade e a sociedade em geral. Saiba mais. 

 

 

Como educar bons valores – Desafios e caminhos para trilhar uma educação de valor

Escrito por Maria Helena Marques, o livro tem como propósito ser um manual de reflexão para auxiliar todas as pessoas envolvidas com a arte de educar a expandirem bons valores, apontando caminhos para essa tarefa. “Valores não se perdem, mas se transformam. Valores não aparecem simplesmente, mas são construídos. Portanto, é urgente expandir o olhar e encontrar novas estratégias que contribuam, efetivamente, para a construção de uma educação que resgate os valores desejados”, explica a autora. Saiba mais.

 

Alfabetizar as crianças na idade certa: Práticas linguísticas

 

A PAULUS Editora e os autores Onaide Schwartz Mendonça e Olympio Correa Mendonça, para colaborar com o Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e apoiar os professores na sala de aula, apresentam o livro “Alfabetizar as crianças na idade certa – Práticas linguísticas”, que constitui um caminho seguro e eficiente para a alfabetização lúdica, reflexiva, conscientizadora, rumo à formação do leitor autônomo e crítico, capaz de construir uma sociedade mais justa. Saiba mais.

 

Para além de regras e limites: um guia para pais e educadores 

 

É unânime entre pais, mães, professores e educadores de modo geral que educar crianças e adolescentes nem sempre é uma tarefa fácil, requer dedicação e práticas conscientes de boas condutas e orientações sadias. Entretanto, a autora defende que apesar de ser um grande desafio, é possível educar os filhos de modo que no futuro eles se transformem em pessoas com um controle emocional, valores positivos, e resiliência. Saiba mais.