Dia da Árvore: Livros que revelam a importância da preservação da natureza | Paulus Editora

Notícias

17/09/2024

Dia da Árvore: Livros que revelam a importância da preservação da natureza

Por Imprensa

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore. A data visa conscientizar a sociedade para o cuidado com as árvores e seu papel fundamental na manutenção das espécies.

Além de exercerem um papel fundamental na manutenção do meio ambiente, as árvores são essenciais para a vida no planeta, pois auxiliam na produção do oxigênio; na melhoria da qualidade do ar; suas raízes atuam na conservação do solo, protegendo contra deslizamentos de terra e enchentes; regulam o clima local; entre outros benefícios.

Para celebrar a data e auxiliar pais e educadores a trabalharem o tema com os pequenos leitores, a PAULUS Editora indica cinco títulos que falam sobre a importância das árvores para a sociedade. Confira:

A árvore dos meus dois quintais

Numa história envolvente e repleta de imaginação, a obra “A árvore dos meus dois quintais” conta a história de um menino e sua amizade com uma árvore plantada no quintal de casa. Com narrativa poética, o texto convida o leitor a refletir sobre o carinho e o respeito presentes nesta relação. “Sem gente e sem árvores ao nosso redor, nada feito, a vida fica completamente desprovida de sentido. Mais do que temas importantes, as amizades e o meio ambiente são essenciais, imprescindíveis”, reflete o autor. Saiba mais.

 

 

Cadeira, cadeia quebrada

Escrito e ilustrado por Nireuda Longobardi, o livro infantojuvenil “Cadeira… cadeia quebrada” traz a história de uma cadeira, que relembra o seu passado como árvore e a companhia de seus antigos amigos. Depois, narra as etapas de sua extração, transformação, transporte e seu novo lar, nas brincadeiras de uma família em suas diversas e criativas utilizações. A obra incentiva a reflexão sobre os objetos que rodeiam as crianças, questionando o que são feitos e a sua origem, valorizando os recursos naturais. Saiba mais.

 

 

O pequeno baobá

A obra escrita por André Luís Oliveira e ilustrada por Lucas Sartorato Busatto conta a história de um pequeno baobá, que vivia à sombra de muitas árvores adultas, e mostra como a pequena árvore superou seus medos e teve acesso a caminhos nunca antes explorados. Neste livro, é possível aprender sobre coragem, decisão, personalidade, proteção, generosidade, amizades, defeitos, qualidades e exageros. Saiba mais.

 

Chico, homem da floresta

Como parte da coleção Brasileirinhos – que adapta para o público infantil a história de grandes personalidades brasileiras, a PAULUS apresenta “Chico, homem da floresta”, obra de Lúcia Fidalgo que apresenta a trajetória de Chico Mendes, ex-seringueiro e defensor da natureza e dos povos originários na Amazônia. O livro fala sobre o amor e o respeito do ser humano pela natureza e da perseverança na luta por causas justas – neste caso pela preservação da floresta. Esta publicação conta com as ilustrações do artista plástico Demóstenes Vargas. Saiba mais.

 

 

Quem mexeu na minha floresta?
A obra da coleção “Imagem da Palavra” tem como objetivo interagir e exercitar a criatividade dos leitores. “Quem mexeu na minha floresta?”, de Adalberto Cornavaca, é dedicado a todas as crianças que amam e protegem o meio ambiente e, por meio de belas imagens, visa interagir e convidar os pequenos para que encontrem seus próprios caminhos. Saiba mais.