Dezenas de pessoas se reúnem para o Seminário de Jovens DOCAT em Salvador | Paulus Editora

Notícias

25/04/2018

Dezenas de pessoas se reúnem para o Seminário de Jovens DOCAT em Salvador

Por Imprensa

Cerca de 150 pessoas participaram, no dia 15, do Seminário de Jovens DOCAT na capital baiana. Organizado pela livraria de Salvador, em parceria com a Arquidiocese e o Setor Juventude, o evento chegou a sua terceira edição e foi realizado no Colégio Antônio Vieira. O encontro contou com diversas oficinas e uma celebração eucarística.

Foto: George Almeida fotografia

Com o objetivo de capacitar os jovens para que possam ser agentes transformadores, o palestrante Nei Sá, mestre em teologia pastoral, apresentou a proposta central do DOCAT – Como Agir?, recordando  a principal tarefa dos jovens enquanto cristãos: levar a fé, a esperança e a caridade para os lugares em que costumam frequentar.

Foto: George Almeida fotografia

Em seguida, os jovens puderam participar de diversas oficinas relacionadas aos temas abordados pelo DOCAT. Segundo os organizadores, as formações buscaram despertar nos jovens a necessidade de estarem atentos as causas sociais. O pontífice faz um apelo para que os jovens se coloquem em movimento: o mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com ele forem para as periferias e para o meio da miséria”, exortação feita pelo Papa Francisco no prefácio da obra.

Foto: George Almeida fotografia

 O DOCAT é uma tradução popular da Doutrina Social da Igreja Católica. A obra foi apresentada oficialmente em 2016 durante a Jornada Mundial da Juventude na Polônia. Com linguagem jovem o livro incentiva os cristãos a lutar, por meio de ações sociais e políticas, por um mundo melhor, sempre enraizado na força do Evangelho.

A Doutrina Social da Igreja surgiu da junção de uma série de encíclicas publicadas desde o século XIX. A expressão determina o conjunto de diretrizes da Igreja para os temas sociais. O Papa Leão XIII, buscando denunciar a situação dos trabalhadores das fábricas, além da miséria que atingia a população durante a Revolução Industrial, publicou a encíclica Rerum Novarum (1981), considerado o primeiro grande documento da Doutrina Social da Igreja.

Foto: George Almeida fotografia

Outros pontífices publicaram encíclicas e mensagens referentes aos problemas sociais, mas somente em 2004 foi publicado o Compêndio de Doutrina Social. Organizado pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz, ele se tornou o documento referencial sobre o tema.

Foto: George Almeida fotografia