Conheça São Maximiliano Maria Kolbe, um exemplo de fé e entrega a Deus e aos irmãos | Paulus Editora

Notícias

10/08/2023

Conheça São Maximiliano Maria Kolbe, um exemplo de fé e entrega a Deus e aos irmãos

Por Imprensa

“Deus não apenas sabe e pode, mas, especialmente pela Imaculada, faz o que é melhor para ti e para os outros”, São Maximiliano Maria Kolbe 

Em 14 de agosto, a Igreja Católica celebra a festa litúrgica de São Maximiliano Maria Kolbe (1894-1941), um franciscano missionário que viveu sua vocação de maneira intensa e exemplar para todos os cristãos. Sentindo de perto as dores e os sofrimentos de muitas vítimas da Segunda Guerra Mundial, tornou-se um mártir do Holocausto ao dar a sua própria vida no lugar de um pai de família no campo de concentração de Auschwitz, em 1941.

Nascido em 8 de janeiro de 1894, na Polônia, em uma família humilde, Raimundo Kolbe (nome de batismo) era o segundo filho de Juliusz Kolbe e Maria Dąbrowska, integrantes da Ordem Terceira Franciscana e tecelões da cidade de Zduńska Wola. Desde pequeno, ele foi incentivado a guardar a fé em Deus e os ensinamentos cristãos. Ainda criança, padre Kolbe teve uma visão de Nossa Senhora que lhe apareceu segurando duas coroas de rosas em suas mãos, nas cores branca e vermelha, cujo significado das cores simbolizavam sucessivamente a pureza e o martírio de sua missão presbiteral. 

Aos 13 anos, Kolbe ingressou no Seminário dos Frades Menores Conventuais Franciscanos, onde fortaleceu sua vocação e a devoção à Santíssima Virgem Maria. Foi ordenado sacerdote aos 24 anos, adotando o nome religioso de Maximiliano Maria, em homenagem a São Maximiliano e a Nossa Senhora. Vale lembrar que padre Kolbe destacou-se pelo amor a Virgem Maria e diversos trabalhos na área da comunicação social, entre eles, revistas, periódicos semanais, revista para as crianças, sacerdotes e a criação de uma tipografia própria e uma emissora católica de rádio. Além disso, inaugurou conventos e evangelizou em alguns países como Japão e Itália. Foi o fundador do apostolado mariano “Associação Milícia da Imaculada dos Frades Menores Conventuais”, obra evangelizadora e atuante no Brasil desde 1917. 

Kolbe foi beatificado em 1971 pelo Papa São Paulo VI e, em 12 de outubro de 1982, foi canonizado por São João Paulo II, seu compatriota, recebendo do papa o título de “Mártir da caridade”. Para celebrar a data, a PAULUS convida o público a conhecer de perto a vida, legado e principais ensinamentos deixados por esse grande mártir da Igreja e que estão descritos na obra “Escritos de São Maximiliano Kolbe”, um livro publicado pela PAULUS em coedição com a Milícia da Imaculada. Trata-se de um volume inédito publicado em língua portuguesa que traz aos leitores brasileiros a fascinante história e os principais registros da vida de São Maximiliano Maria Kolbe. Confira!

Escritos de São Maximiliano Kolbe

 

Esta obra, traduzida a partir da versão italiana por Matilde Luvistto e Frei Ari Pintarelli, OFM, expõe com riqueza de detalhes os principais escritos de um santo entregue totalmente aos cuidados de Deus e da Imaculada Virgem Maria.  A versão original do livro, publicada em volume único, foi elaborada por Frei Cristóvão Zambelli, OFM Conv, em 1997 e publicada pelo Centro Nacional da Milícia da Imaculada da Itália. São textos redigidos pelo próprio São Maximiliano ao longo de vários anos (1912 a 1941). Os escritos de São Maximiliano Kolbe deixam transparecer quem foi este homem santo; uma pessoa escolhida por Deus que desde a sua infância e juventude já expressava traços de santidade. Saiba mais.