Conheça os títulos da PAULUS e celebre o Dia do Meio Ambiente | Paulus Editora

Notícias

01/06/2024

Conheça os títulos da PAULUS e celebre o Dia do Meio Ambiente

Por Imprensa

 

Instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde do planeta.

Infelizmente, é cada vez mais comum as notícias sobre as tragédias provocadas pela falta de preservação ambiental em todas as instâncias. Por isso, é extremamente necessário o estudo e a promoção da educação ecológica ainda na infância, chegando até a vida adulta.

No Brasil, essa ação de conscientização se estende por todo o mês de junho por meio da campanha “Junho Verde”. Aprovado pelo projeto de Lei n° 070/2021, a iniciativa contempla ações previstas pela Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999), visando promover a educação e mobilização das pessoas em prol dos cuidados com o meio ambiente.

Em seu catálogo, a PAULUS Editora conta com obras importantes para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação ambiental. Confira:

Catequese e Ecologia

 

 

A PAULUS Editora apresenta a obra “Catequese e ecologia”, escrito por Érica Daiane Mauri e Luiz Alexandre Solano Rossi, que no título explicam que o homem é pensado na perspectiva do jardim e o jardim é pensado na perspectiva do ser humano. A criação de um acontece em perspectiva do outro; ambos se integram mutuamente. Assim, não é possível compreender a criação do ser humano separada das demais criaturas. Saiba mais.

 

 

Onde fica o meio ambiente?

 

A obra “Onde fica o meio ambiente?” conta a história de quatro estudantes, Larissa, Norio, Luana e Diego, que, embora tenham personalidades distintas, precisam se juntar para realizar um trabalho escolar em defesa do meio ambiente. No livro, o leitor é incentivado a praticar algumas ações como pesquisas de opinião e campanhas de conscientização. Saiba mais.

 

 

 

Dicionário da Laudato Si – Sobriedade feliz

 

O cuidado da casa comum é tarefa de todos nós. A partir de 50 palavras-chave, o dicionário procura facilitar e estruturar em pequenas unidades a leitura da “Laudato Si” com suas mais de 40 mil palavras. O livro é sobretudo para aqueles que estão envolvidos no púlpito, na catequese ou em reuniões formativas em processos pastorais de reeducação da “cultura do descarte” (LS 22) para a “cultura ecológica” (LS 111), que é uma “cultura de suficiência”. Saiba mais.

 

 

 

“Chico, homem da Floresta”

 

A autora Lúcia Fidalgo apresenta na obra: “Chico, homem da Floresta”, a trajetória de Francisco Alves Mendes Filho (Chico Mendes) desde a infância, quando se apaixona pelas belezas naturais de sua terra, passando pelos feitos quando Chico era sindicalista e termina com o relato do assassinato do líder. O livro transmite várias mensagens às crianças, do amor e o respeito do ser humano pela natureza até a não desistência na luta por causas justas – neste caso pela preservação da floresta. Saiba mais.

 

 

Alice no país da natureza

 

 

A obra “Alice no país da natureza” conta a história de Alice, uma garotinha simpática e tagarela, que é surpreendida por uma onça pintada em seu quarto. Pinima é o nome dela, que não está à caça de comida, mas de algum humano disposto a ajudar o povo da Amazônia a combater a poluição das águas, o desmatamento, a caça predatória e tantas outras crueldades. Saiba mais.