Conheça os livros da PAULUS para celebrar a memória e o centenário do Pe. José Comblin | Paulus Editora

Notícias

16/03/2023

Conheça os livros da PAULUS para celebrar a memória e o centenário do Pe. José Comblin

Por Imprensa

No próximo dia 22 de março, celebra-se o aniversário natalício do Pe. José Comblin, considerado um dos grandes teólogos da libertação na América Latina. Pe. José Comblin nasceu em Bruxelas, na Bélgica, em 22 de março de 1923. Sendo o mais velho de uma família com três irmãos e duas irmãs.

Em 1940,  Comblin entrou para o Seminário Leão XIII, em Lovaina. Estudou ciências biológicas e filosofia de 1940 a 1942. No ano de 1943, ingressou no Seminário São José em Malines e, em 1944, no Seminário Maior da mesma cidade. De 1946 a 1950, cursou a Faculdade de Teologia em Lovaina, onde tornou-se doutor em teologia. Foi ordenado sacerdote em 9 de fevereiro de 1947, na Bélgica. Após sua ordenação, realizou diversos trabalhos como vigário e professor de teologia na região de Bruxelas.

Motivado pelo apelo do Papa Pio XII e tomado pelo espírito missionário, Comblin chegou ao Brasil em  1958, onde lecionou em São Paulo e Campinas. Nos seminários, ele utilizava uma metodologia adaptada ao ambiente social dos seminaristas, a chamada Teologia da Enxada. A partir dos anos de 1960, atuou também em Santiago, Chile; em Recife, no Instituto de Teologia (Iter); e também no Ipla, em Quito, Equador. Durante anos, o padre belga esteve à frente na criação de seminários rurais no estado do Pernambuco e na Paraíba, onde dedicou-se à formação de lideranças populares em prol da evangelização dos mais pobres. Em 1972, foi excluso do Brasil e voltou para o Chile. No retorno ao Brasil em 1980, protagonizou a fundação do Seminário Rural, em Serra Redonda (PB), e a Escola de Formação Missionária em Juazeiro (BA) em 1989.

Comblin acreditava numa teologia voltada para a realidade do mundo popular latino-americano. Ele defendia que a fé deveria ser refletida criticamente a partir da realidade dos pobres. Após uma vida de doação e missão, faleceu em março de 2011, em Simões Filho na Bahia (BA).  Pe. José comblin escreveu mais de 70 livros e mais de 400 artigos. Em seus últimos anos de vida, dedicou-se à elaboração conclusiva de seus pensamentos sobre o Espírito Santo e o projeto de Jesus, temas priorizados ao longo de sua vida e missão.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora destaca os principais títulos escritos pelo padre José Comblin. São títulos que trazem os mais diversos pensamentos teológicos de Comblin sobre os temas da vocação, liberdade cristã, esperança, orações, vida de pública de Jesus, reflexões sobre o sentido da cruz de Cristo, a ação do Espírito Santo, entre outros.  Confira!

O Espírito Santo e a Tradição de Jesus

 

O livro “O Espírito Santo e a Tradição de Jesus” traz uma versão definitiva do testamento teológico-espiritual do Pe. José Comblin, uma publicação póstuma organizada por Hermínio Canova, extraída a partir de escritos encontrados nos arquivos do padre belga. Neste texto, Comblin faz o esforço de distinguir, na forma e, sobretudo, no conteúdo, o que pertence ao terreno do Evangelho e o que pertence à Tradição religiosa. Em certo período da história, ele descreve o afastamento crescente das fontes evangélicas que foi alimentado pela substituição destas por uma teologia, a teologia da cristandade, e defende o retorno à inspiração inicial e fundamental, a Tradição de Jesus. Saiba mais.

 

A Cruz: A imagem do ser humano redimido

 

 

Com escritos cativantes, a obra “A Cruz: A imagem do ser humano redimido” inspira uma nova reflexão teológica e espiritual sobre a cruz, explanando sua simbologia e conduzindo o leitor a lidar, de modo mais consciente, com as muitas cruzes presentes no cotidiano. De acordo com o autor, para esse sinal de esperança, não há dificuldade que não possa ser superada, trevas que não possam ser convertidas em luz e sofrimento que não possa ser transformado em vida nova. Saiba mais

 

A oração de Jesus

 

 

“Poderia existir modelo mais excelente de oração para todos do que a oração do Mestre?” É com essa indagação que José Comblin, sacerdote e teólogo renomado, convida o leitor a mergulhar em seu livro “A oração de Jesus”, publicado pela PAULUS. Para o autor, as orações são capazes de revelar alguns aspectos humanos de Cristo, reflexão proposta pela obra. Saiba mais.

 

 

Jesus, enviado do Pai

 

Nesta obra, o autor resgata a missão de Jesus na terra como o enviado do Pai. Para Comblin, o Evangelho de João condensa toda a mensagem de Jesus de dar a conhecer o quem é Deus e,  seus planos para a humanidade.  Segundo o autor, a vida de Jesus na terra mostra o que é Deus: “Quem me vê, vê o Pai”. Pois Jesus não lhe dá o nome de Deus, mas o nome de Pai, o que já anuncia a grande diferença em relação a todas as religiões do mundo. O Pai está com Jesus e em Jesus, e tudo o que Jesus fez mostra o que é o Pai. A verdadeira glória de Deus está na vida de Jesus, na cruz e na ressurreição. Na obra, o leitor encontrará meditações sobre os diversos aspectos do Pai que a vida de Jesus mostrou para a humanidade. Saiba mais.

 

Viver na esperança

 

 

Em “Viver na esperança”, Comblin reflete sobre a esperança cristã e como o ser humano pode vivê-la permanentemente. O autor parte das seguintes indagações: O que é a esperança? Como cultivá-la? Como é possível definir a esperança cristã? Esses e outros questionamentos nortearam o pensamento do teólogo e sacerdote José Comblin. Saiba Mais.

 

 

A liberdade cristã

 

Segundo a obra José Comblin, a liberdade está no centro da mensagem cristã. Jesus é um homem livre e abre caminho para que todos se libertem. O evangelho é o anúncio do reino de Deus, e o reino de Deus é a liberdade dos seres humanos. Nas chamadas democracias se diz que a lei e a vontade dos cidadãos. Será assim na prática? Como funciona a lei na prática? Ela serve para justificar e defender a situação atual com todas as suas injustiças. O evangelho serve para refletir sobre a organização política. Mas serve também para fazer a reflexão sobre a organização eclesiástica. O direito da Igreja ajuda realmente a promover e libertar os pobres? Saiba mais.

 

Padre Cícero de Juazeiro

 

Esta breve biografia quer ser uma homenagem singela de padre Comblin ao padre Cícero, de quem era grande devoto, por causa do compromisso que este tinha com os mais pobres. Padre Cícero de Juazeiro amou sinceramente e foi incansável defensor dos pobres, que o procuravam para solucionar todo tipo de problemas e questões. Todos os que iam até ele, desiludidos dos poderosos, encontravam, invariavelmente, o carinho de uma palavra ou de um gesto amigo. Saiba mais.