No dia 22 de julho, celebra-se a festa litúrgica de Santa Maria Madalena, conhecida como “Apóstola dos Apóstolos”, foi ela quem testemunhou a ressurreição de Jesus Cristo.
Na obra: “Maria Madalena – história, tradição e lendas”, a autora Wilma Tommaso buscou desmistificar a vida e trajetória desta importante santa da Igreja Católica. Para explorar o tema, a escritora procurou a identidade de Maria Madalena através dos evangelhos; estudou a Igreja do Oriente e do Ocidente; a Tradição da Igreja; foi em busca das lendas que envolvem Maria Madalena; buscou reflexões de muitos líderes da Igreja; no renascimento italiano; no Iluminismo, no Concílio Vaticano II, no cinema e na arte sacra.
ASSISTA AO EPISÓDIO #78 DO PAULUSCAST SOBRE SANTA MARIA MADALENA.
Maria Madalena – história, tradição e lendas é um desdobramento para pesquisa de três anos de mestrado da autora, que em sua minuciosa análise procura revelar diante de um contexto histórico, os principais fatos e o que é tradição e lenda sobre uma das figuras mais importantes e contraditórias da Igreja.
A obra é organizada em 15 capítulos, que apresentam os temas: Magdala – a cidade de Maria Madalena na Galileia; A história de Maria Madalena nos Evangelhos Canônicos; Jesus e as mulheres; Papa Gregório Magno e a Nova Madalena; Maria Madalena na Igreja do Oriente; Maria Madalena nos evangelhos apócrifos e nos textos gnósticos; Tradição e lendas sobre Madalena; Maria Madalena, os reis merovíngios, Borgonha, Provença e as relíquias; Lilith, Santa Thaís e Santa Maria Egipcíaca; Santa Maria Madalena: heroína penitente da Contrarreforma; Maria Madalena na arte de El Greco, o pintor místico da Contrarreforma; Maria Madalena do pós-renascimento ao século XIX; Maria Madalena na arte contemporânea e no cinema; Maria Madalena no Calendário Litúrgico; Artistas sacros contemporâneos. Além disso, o volume inclui anexos, glossários e referências bibliográficas. Saiba mais.