Confira as obras da PAULUS Editora para celebrar o “Dia Nacional do Livro Infantil” | Paulus Editora

Notícias

14/04/2023

Confira as obras da PAULUS Editora para celebrar o “Dia Nacional do Livro Infantil”

Por Imprensa

No dia 18 de abril, o Brasil celebra o “Dia Nacional do Livro Infantil”.  A presente data também é conhecida como o dia de Monteiro Lobato, um dos grandes nomes da literatura brasileira. Este dia memorável foi instituído em 2002, em homenagem ao aniversário do escritor (1882-1948), considerado o pai da literatura infantil brasileira. Nas obras de Lobato, estão narrações marcantes dedicadas aos pequenos leitores, histórias cativantes que povoam o imaginário de crianças de diferentes épocas.

Em suas histórias, encontram-se personagens bastante conhecidos, significativos e repletos de sonhos e personalidades, como Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que deram origem a outras obras televisivas culturais entre os anos de 1970 a 2000.

Neste dia, recordando-se do legado de Monteiro Lobato e sua entrega à produção literária e cultural, o país ressalta a importância da leitura no desenvolvimento das crianças, além da formação de novos leitores e a valorização da educação brasileira que começa com os livros. Segundo especialistas, a leitura desde a infância promove o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, do conhecimento geral, da criação do pensamento crítico, das reflexões diversas sobre variados temas do cotidiano, além da desenvoltura na escrita, entre outras habilidades.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora selecionou alguns livros do catálogo infantil. São títulos educativos que trazem numa linguagem lúdica e repleta de cores e ilustrações, temas atuais e presentes no universo das crianças, entre eles, a amizade, experiências do cotidiano, convivência, valores, práticas e metodologias educativas, além da análise dos contos de Monteiro Lobato. Os livros abaixo provocam reflexões, curiosidades, diversão e convidam ao hábito da leitura e do universo dos livros por meio de boas histórias. Confira!

Travessias

 

Em “Travessias”, a autora Dílvia Ludvichak conta aos leitores a história da pequena Stela, uma menina que percebe o mundo com o olhar inocente de uma criança e que vive numa terra desconhecida que não é de sua origem, o texto convida os leitores a refletirem acerca das questões existenciais e sobre as necessidades dos refugiados no mundo, de modo especial, a respeito de como as crianças refugiadas no Brasil são acolhidas, sobretudo, no ambiente escolar. Saiba mais.

 

A Ponte

 

Na obra “A Ponte”, escrita por Fernanda de Oliveira, com fotos de Paula Oliveira e ilustrações de Caetano Cury e Elizaveta Ishchenko, a autora narra uma bonita história de amizade entre um senhor e um menino. Em uma organização musical e interativa, este livro apresenta um projeto que inclui QR Code, com a narração da história, em português e inglês, e a própria história musicada, que relata esse encontro de amizade em duas versões: para as crianças e para adultos, de modo especial, vovôs e vovós. Saiba mais.

 

Histórias sonoras: O escutar da memória

 

A obra “Histórias sonoras: O escutar da memória”, escrita por Ziracélia e André Luis Oliveira, com ilustrações de Tel Coelho, convida os pequenos e grandes leitores a adentrarem num universo mágico recheado de versos livres que narram as mais simples experiências do cotidiano. Neste livro, os autores ressaltam de forma poética os registros do dia a dia, onde as lembranças guardadas desde a infância ajudam a manter vivas as histórias e as pessoas. Saiba mais.

 

 

Confecção de fantoches articulados de espuma

 

O livro “Confecção de fantoches articulados de espuma” do autor Abraão Gouveia foi planejado para divertir e educar, com sugestões e dicas para a criação de fantoches articulados em espuma, para professores, catequistas, artesãos, atores e todos que quiserem aprender a confeccionar seus próprios fantoches. Nesta obra, autor ressalta que a utilização do fantoche na educação é relevante para a construção de uma aprendizagem lúdica e divertida, podendo-se ensinar diversos temas por meio dos personagens e suas histórias.  Saiba mais.

 

 

Lobato na escola – roteiro de leitura dos contos Vol. I

 

 

Compondo a coleção “Letras e entrelinhas”, o livro “Lobato na escola: roteiro de leitura dos contos vol I”, organizado por Kátia Chiaradia, Luís Camargo e Milena Ribeiro, convida professores, estudantes de Letras, bibliotecários e todos os que se envolvem com formação de leitores, a explorar as obras e universo de Monteiro Lobato, um dos mais importantes e consagrados escritores brasileiros. Nesta publicação, os autores analisam três títulos de Monteiro Lobato: “Reinações de Narizinho”, “Caçadas de Pedrinho” e “A chave do tamanho”. Saiba mais.

 

Lobato na escola – roteiro de leitura da obra infantil e juvenil Vol. II

 

 

Dando continuidade ao universo das obras de Monteiro Lobato, no segundo volume “Lobato na Escola – roteiro de leitura dos contos”, os autores dedicam-se à exploração de contos publicados por Lobato, destacando as diversas facetas do autor. Nos capítulos que compõem este livro, os autores propõem atividades que visam acompanhar a leitura dos contos de Monteiro Lobato, chamando a atenção para seus elementos internos, de modo a propiciar uma leitura crítica e significativa, não só dos seus temas, mas do modo como a literatura se constrói. Saiba mais.